Sinal de rádio “coerente” detectado em planeta alienígena

ROTANEWS176 E POR OVNIHOJE 04/04/2023 18:38

Um sinal de rádio “coerente” foi detectado de um planeta alienígena, sugerindo que é mais provável que seja habitável.

 

Reprodução/Foto-RN176 O sinal sugere que o planeta tem seu próprio campo magnético, que é considerado central para sustentar a vida em um mundo específico.

Na Terra, nosso campo magnético ajuda a nos proteger das partículas de alta energia e do plasma que são lançados do Sol. Como tal, qualquer vida alienígena provavelmente dependerá de ser protegida por um campo semelhante.

Mas até agora os pesquisadores têm lutado para confirmar se os planetas rochosos distantes têm campos magnéticos próprios e, portanto, acharam difícil dizer qual a probabilidade de um planeta ser capaz de sustentar a vida.

Agora, o novo candidato – YZ Ceti b, um planeta rochoso que orbita uma estrela a cerca de 12 anos-luz de distância – enviou um sinal de rádio repetido que vem da estrela e parece ser afetado pelo planeta.

As ondas de rádio que os pesquisadores detectaram no planeta parecem ser geradas quando a estrela interage com o campo magnético de seus planetas. Como os dois estão tão próximos, o novo candidato é um par ideal para testar teorias sobre se esses campos magnéticos podem ser detectados a tal distância.

Os pesquisadores descreveram o efeito como semelhante à aurora boreal que acontece na Terra quando partículas de alta energia do Sol interagem com a atmosfera do nosso planeta.

Sebastian Pineda, astrofísico da Universidade do Colorado e um dos pesquisadores que viu o sinal, disse:

“Na verdade, estamos vendo a aurora na estrela – é isso que é essa emissão de rádio. Também deve haver aurora no planeta se ele tiver sua própria atmosfera.”

Joe Pesce, diretor de programa do National Radio Astronomy Observatory, disse:

“A busca por mundos potencialmente habitáveis ​​ou com vida em outros sistemas solares depende em parte da capacidade de determinar se exoplanetas rochosos semelhantes à Terra realmente têm campos magnéticos. Esta pesquisa mostra não apenas que este exoplaneta rochoso em particular provavelmente possui um campo magnético, mas também fornece um método promissor para encontrar mais.”

As descobertas são descritas em um novo artigo, “Coherent radio bursts from known M-dwarf planet-host YZ Ceti” (“Rajadas de rádio coerentes do conhecido hospedeiro do planeta da [estrela] M-dwarf YZ Ceti”), publicado na Nature Astronomy.

(Fonte)