É preciso ter metas claras

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 20/04/2023 16:36                                                                        DA REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS         

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSG

Já passamos pelo primeiro ciclo de cem dias do ano. A Divisão dos Estudantes iniciou as atividades comemorativas dos aniversários de fundação de seus níveis e estamos às portas de celebrar o Dia 3 de Maio, ano-novo da Soka Gakkai. Também no dia 6 de maio, a BSGI realizará a 7a Reunião Nacional de Líderes.

Considerando um balanço desses primeiros quatro meses, você está no caminho da vitória, que determinou no início do ano? Como estão os objetivos lançados dentro da sua organização?

Em certa ocasião, Ikeda sensei encontrou-se com um líder da Divisão Masculina de Jovens que estava angustiado. Apesar de toda a sua luta e de se esforçar muito, não conseguia ver que sua localidade estava prosperando.

O Mestre o incentivou contando a história sobre a reconstrução do Castelo de Kiyosu.

A parede e o muro do castelo desmoronaram devido a um temporal e Tokichiro Kinoshita juntou alguns operários e se comprometeu em reconstruí-los em três dias.

Tokichiro trabalhou com muita garra, mas a obra não avançou quase nada no primeiro dia. Ele então fez uma análise do que tinha acontecido, de onde teria falhado e reviu seu plano. Antes de começarem os trabalhos no segundo dia, Tokichiro fez um apelo comovente aos mestres de obra.

— Reparar a parede e o muro quanto antes significa proteger o país do inimigo e consequentemente proteger a si e à sua amada família.

O jovem Tokichiro conseguiu despertar, com esse apelo, o comprometimento dos operários, que se uniram seguindo o exemplo do líder e concluíram a obra no prazo que tinham se comprometido.

Ikeda sensei incentivou aquele líder da DMJ:

Podemos usar o mesmo exemplo na prática da fé. Quando a meta de luta é claramente definida, infalivelmente surge a união. Por que fazemos gongyo diariamente? Por que realizamos shakubuku? Por que conseguimos vencer na vida por meio da prática da fé? Se essas perguntas são respondidas claramente, as pessoas se convencem e tomam a iniciativa. Quando isso acontece, a verdadeira força se manifesta.1

O Mestre continua a esclarecer:

O mais importante é dialogar de forma franca desejando o desenvolvimento das pessoas. É visitar cada um preocupando-se com o bem-estar dele. Qualquer porta se abre diante dessa ação e oração sincera. (…)

Meu maior orgulho foi compartilhar o juramento seigan escrevendo a epopeia do kosen-rufu e viver como discípulo de Toda sensei junto com muitos amigos que compartilharam a luta.2

Vamos iniciar o próximo ciclo de cem dias e receber o glorioso 3 de Maio com a renovação das metas e a decisão de fazer o kosen-rufu avançar em nossa localidade.

Ótima leitura!

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.412, 24 mar. 2018, p. B3.
  2. Ibidem.