ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 13/05/2023 09:59 BUDISMO NA VIDA DIÁRIA DIRETO DA REDAÇÃO
Trechos de discursos do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda.
Reprodução/Foto-RN176 Desenhos de varias pessoas de ilustração da matéria – Foto: GETTY IMAGEM
Respeito e compaixão
O crescimento e desenvolvimento da Soka Gakkai é fruto dos nossos sinceros e contínuos esforços na prática do bodisatva de prezar cada pessoa que está diante de nós. Demonstramos genuíno respeito e compaixão a cada indivíduo, concentrando-nos em seus pontos fortes, e fazemos com que evidencie a natureza de buda. Independentemente da adversidade cármica que as pessoas possam enfrentar, sentimos empatia por elas em seus esforços, oramos com elas e as incentivamos. Lutamos juntos para vencer os desafios da vida e abrir caminho para a felicidade.
* * *
Começa com o indivíduo
O desenvolvimento dinâmico da nova era do kosen-rufu mundial começa a partir das ações de um único indivíduo. Inicia-se com o ato de se levantar como indivíduo, de falar com uma pessoa, de incentivar uma pessoa, de acender a chama da esperança no coração de uma única pessoa.
* * *
Preciosos e insubstituíveis
Prezar cada pessoa constitui o ponto de partida da Soka Gakkai. Esse também é o espírito fundamental do Budismo de Nichiren Daishonin, que ensina que todos são preciosos e insubstituíveis, e que possuem inerentemente a nobre natureza de buda.
* * *
Infinito potencial
Acreditamos no potencial infinito do ser humano, lutamos para ajudar cada um a despertar e revelar esse potencial e trabalhamos para expandir o círculo daqueles que compartilham esse compromisso. Essa tem sido a história do nosso movimento popular até hoje.
* * *
Dar o nosso melhor
Tudo se resume ao indivíduo! Gostaria de assegurar a vocês que nosso princípio básico consiste em prezar cada pessoa. Concentremo-nos ainda mais em cada pessoa, dando o nosso melhor para encorajá-la e para cultivar o precioso potencial que possui. Quando ela desenvolve força e sabedoria interior, consegue evidenciar o dobro, o triplo ou dez vezes mais a capacidade atual.
* * *
Nobre de sentimento
O que nos torna dignos de respeito como praticantes? Não é a posição social ou as habilidades inatas, mas o empenho incansável para apoiar os outros e ajudá-los a se tornar felizes. Não se deve desprezar o humanismo e a dedicação à fé. Uma pessoa com essas características é a mais nobre de todas — alguém que atingirá o estado de buda.
* * *
Encorajar e cuidar
Nichiren Daishonin sempre demonstrava grande interesse e preocupação por aqueles que se empenhavam longe dos holofotes. (…) Acredito profundamente que esse espírito de Daishonin nos ofereça um exemplo de como devemos viver como praticantes de seus ensinamentos. Em última análise, o que importa não é o poder mundano ou as aparências externas, mas os esforços para prezar — como se a situação dissesse respeito a nós próprios — aqueles que estão sofrendo e os que estão realizando esforços sinceros em prol do kosen-rufu. Nunca devemos nos esquecer de que encorajar e cuidar dos outros dessa maneira compõem a essência da autêntica humanidade.
* * *
Encorajar sinceramente
Não se trata de uma piedade superficial, consiste em compartilhar de modo genuíno o sofrimento do outro, identificando-se profundamente com ele. Significa partilhar o que existe de mais profundo no coração, a dor e a tristeza do sofrimento da pessoa. Essa era a conduta de Nichiren Daishonin, Buda dos Últimos Dias da Lei. Certamente, ninguém seria capaz de deixar de se comover com a humanidade incomparável dele. Como membros da SGI, damos continuidade ao espírito demonstrado por ele.
O encorajamento sincero é o que define um autêntico praticante do budismo. Oferecer, sem perda de tempo, incentivo àqueles que estão lutando contra dificuldades ou aflições; ajudar as pessoas a transformar tristezas em coragem e sofrimento em esperança — esse é o espírito de Daishonin.
Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.360, 18 fev. 2017, p. B1 a B4.
Foto: GETTY IMAGES