ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 20/02/2021 06:26
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Origem”, volume 29
PARTE 65
No dia 25 de fevereiro, Shin’ichi Yamamoto estava decidido: “Hoje, também, vou abrir o caminho! Vou criar a ponte da amizade!”. Assim, deixou o hotel onde estava hospedado rumo à escola Missão Ramakrishna, localizada em Narendrapur, na periferia de Calcutá. Era uma instituição no sistema de internato, que abrange desde o ensino fundamental até o curso superior, e destina-se somente a estudantes masculinos.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração Editora Brasil Seikyo – BSGI
Em meio ao vasto verde, havia um prédio escolar, um campo, diversas áreas de agricultura, uma granja, um centro de treinamento técnico, um alojamento, entre outros. De acordo com a pessoa que os conduzia, a escola visava uma educação humanística harmônica, não se restringindo apenas a conhecimentos, mas incluindo o aprendizado prático de várias técnicas.
Após conhecer o campus, a comitiva foi observar as aulas do ensino fundamental. Realizava-se aula em bengalês numa sala com 25 alunos. Shin’ichi pediu ao professor:
— Posso ouvir um pouco as conversas dos alunos?
Com a autorização do professor, ele se sentou num lugar vago no meio da sala e falou com os alunos.
— O que querem ser no futuro?
A essa pergunta, os alunos respondiam com brilho nos olhos que queriam ser médicos ou professores. Eram palavras repletas de sinceridade que demonstravam a vontade de viver em prol das pessoas e da sociedade.
Um ponto essencial da educação humanística se encontra em desenvolver o senso de consciência e de missão para se tornar uma força em prol das pessoas, rompendo as barreiras do egoísmo.
Shin’ichi disse aos alunos:
— O futuro está em suas próprias mãos. Estudem bastante, fortaleçam a saúde e se tornem pessoas extraordinárias que se encarreguem da Índia.
Em seguida, dialogou com professores, alunos e crianças na sala de reuniões. Ali, Shin’ichi falou:
— Nosso primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, foi um educador. Temendo o fato de as escolas darem ênfase desproporcional ao aprendizado das matérias, distanciando-se da realidade da vida diária, há mais de setenta anos, ele propôs uma ideia revolucionária de sistema escolar de meio período. Esse é o mesmo modelo objetivado pela vossa escola.
Os professores demonstraram admiração por essa visão futurista. Com certeza, o verdadeiro valor da educação Soka se torna claro no contexto do mundo.
PARTE 66
Shin’ichi e comitiva visitaram também uma escola afiliada destinada a pessoas com deficiência visual. O diretor, ele próprio tinha problemas de visão, cumprimentou Shin’ichi com aperto de mãos, manifestando um sorriso gentil. Então, ele os conduziu para o centro de treinamento prático. Com o tato, os alunos se empenhavam em juntar porcas e parafusos.
Observando esse aspecto, Shin’ichi disse-lhes:
— O fato de estarem se desafiando dessa forma é algo extraordinário. Ao aprenderem as técnicas e, mais tarde, atuarem na sociedade, poderão proporcionar a luz da esperança para muitas pessoas com deficiência visual.
Ao término da visita, o diretor, os professores e os alunos representantes vieram se despedir da comitiva. Abraçando um desses alunos, Shin’ichi lhe disse:
— Creio que viver com deficiência visual exija um esforço inúmeras vezes maior do que uma pessoa comum, e deva haver muitas dificuldades e sofrimentos. Por isso mesmo, a vida de vocês é a mais sublime. Por favor, com muito orgulho, tenham uma magnífica existência. Os seres humanos são todos iguais. Na verdade, todos estão lutando contra diversas adversidades. A questão é como viver bravamente em meio a essa situação criando esperança por si só. A pessoa que realizar isso até o fim é a verdadeira vitoriosa da vida.
O aluno ouvia atentamente as palavras transmitidas pelo intérprete, observando a fisionomia de Shin’ichi.
— Não deve ser derrotado. Vença sem falta. Por favor, vença. As pessoas se tornam infelizes por serem derrotadas pelo seu próprio coração. Estarei orando pela vitória de vocês.
Shin’ichi desejava a todo o custo acender as chamas da coragem no coração dos alunos. E, apertando firme as mãos do diretor, disse-lhe com toda a força:
— Essas pessoas são o tesouro do mundo. Elas se tornarão a estrela da esperança da Índia. Por favor, desenvolva-nas como pessoas laureadas com a vitória da vida e encaminhe-as para o mundo.
Os olhos dos alunos, que se despediam vigorosamente dizendo “Por favor, venha novamente!”, estavam cheios de lágrimas.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku