ROTANEWS176 E POR IG 08/01/2020 20:10
Durante seca na Austrália, camelos em busca de água colocam em risco a vida de aborígenes locais e podem contaminar fontes de abastecimento
Reprodução/Foto-RN176 Camelos foram trazidos para a Austrália em 1840 – Pixabay/LoggaWiggler
Cerca de 10 mil camelos selvagens em busca de água serão mortos por atiradores de helicópteros em uma região aborígene no Sul da Austrália. A medida tomada pelo governo australiano é um modo de proteger a comunidade indígena na região.
Leia mais: Nasa divulga imagens que mostram um terço da Austrália devastada pelo fogo; veja
A ação durará cinco dias e ocorrerá no território de Anangu Pitjantjatjara Yankunytjatjara (APY). Segundo o comitê executivo da região, os camelos em busca de água colocam em risco os habitantes e animais da região. É a primeira vez que uma medida deste tipo é tomada.
O Ministério do Meio Ambiente do estado defende a medida explicando que muitos camelos estão doentes ou morreram devido a seca que atinge a Austrália. Ele afirma que a carcaça dos animais pode contaminar fontes de água.
Leia também: Iranianos torcem por ‘resposta diplomática’ aos EUA: “guerra seria um suicídio”
O ano de 2019 foi o mais quente e seco na história da Austrália . O país está atualmente lidando com uma crise ambiental gerada por diversos focos de incêndio. Segundo a emissora ABC, os camelos serão abatidos e seus corpos, queimados longe das aldeias.