ROTANEWS176 24/02/2024 10:15 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
O dia 5 de março de 1966 marca a fundação da Divisão Sênior da Soka Gakkai, iniciando uma história de desafios, vitórias e comprovação de seus integrantes ao lado do Mestre
Reprodução/Foto-RN176 Ilustração retrata o brado da vitória dos participantes da reunião de fundação da Divisão Sënior em torno de Ikeda sensei (5 mar. 1966) – Ilustração: Kenichiro Uchida
“Ser vitorioso no local de trabalho”, “Ser um líder que contribui para o bem-estar da comunidade” e “Ser um pilar de confiança na organização”. Essas três diretrizes eternas dedicadas pelo presidente Ikeda aos membros da Divisão Sênior (DS) constituem a base da atuação deles desde a fundação da divisão em 5 de março de 1966.
O encontro que assinalou o primeiro passo da DS foi realizado no auditório da sede central da Soka Gakkai, reunindo 750 representantes com a participação do então terceiro presidente da organização, Dr. Daisaku Ikeda, que deixou registrado no romance Nova Revolução Humana o propósito desse acontecimento histórico:
A fundação da Divisão Sênior foi decidida em virtude de sua importância para a nova fase do kosen-rufu e para o futuro da Soka Gakkai. Até então, essa divisão não havia sido oficializada pelo fato de estar sempre apoiando a Divisão Feminina e a Divisão dos Jovens. Entretanto, essa divisão deveria ser instituída oficialmente para atuar na linha de frente das atividades ao lado das outras divisões com o objetivo de estreitar os laços de confiança da Soka Gakkai com a sociedade.¹
Entrava em ação um projeto de Ikeda sensei para promover a relação entre veteranos e jovens no desenvolvimento da Soka Gakkai. O objetivo era lapidar e direcionar a força da juventude nas atividades por meio da experiência e seriedade dos integrantes da Divisão Sênior, assegurando a expansão do kosen-rufu. Desde a origem da divisão, portanto, os “pilares de ouro”, assim denominados pelo Mestre, são aqueles que criam um ambiente harmonioso entre os companheiros e em todas as esferas de atuação, como na família, no trabalho e na sociedade em geral.
Sem que ninguém esperasse, em 1982, o presidente Ikeda anunciou a possibilidade de o Brasil fundar a própria estrutura durante o aniversário de dezesseis anos de fundação da DS da Soka Gakkai. Assim, a BSGI conquistou a grandiosa oportunidade de ser a organização pioneira a fundar a Divisão Sênior fora do Japão em 5 de março. A atividade de fundação, entretanto, ocorreu em 4 de abril do mesmo ano no auditório da Associação Okinawa, em São Paulo, SP. Com o tema “Divisão Sênior, Pilar da BSGI”, nesse evento, reuniram-se mais de 1.700 representantes de diversas localidades brasileiras como Salvador, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e Londrina, além da presença dos coordenadores das demais divisões, que prestigiaram o acontecimento.
Durante a 10a Convenção Comemorativa de Fundação da Divisão Sênior, realizada no Japão, em 1976, o dia 24 de agosto — data de conversão de Ikeda sensei ao budismo — foi estabelecido como Dia da Divisão Sênior em todo o mundo. O Mestre afirmou em um de seus discursos:
Eu também sou integrante da Divisão Sênior. Por favor, levantem-se com coragem junto comigo, com base no espírito da Gakkai. Sejamos pilares de ouro que sustentam o grande Castelo Soka”.2
Pessoas de espírito jovem demonstram ânimo, desejo de aprender e têm atitude. Os membros da DS, que possuem essas características, conseguem expandir sua atuação e cumprir duas tarefas fundamentais: proteger as demais divisões — garantir espaço para que todos possam atuar de acordo com suas características e aprender junto com eles — e criar harmonia na organização — empenhar-se ao máximo atuando nas atividades com base no estudo do budismo e na recitação de gongyo e de daimoku.
Outro ponto essencial para um componente da DS é criar “valores humanos”. Além disso, é primordial apoiar os companheiros mais novos da divisão e contribuir para o aprimoramento de outras pessoas. Porém, esses aspectos citados precisam existir em outros núcleos de extrema importância para o ser humano: na família e nas relações sociais.
Diante da situação em que se encontra a sociedade atualmente, é necessário desenvolver pessoas cada vez mais colaborativas, fortes e corajosas. Proteger a família e gerar harmonia, criar e manter boas relações sociais, dedicar-se ao autoaprimoramento e ao crescimento de outros indivíduos dão muito mais sentido à vida de um membro da Divisão Sênior. Em especial, aquele que possui um espírito jovem compreende que o cenário em que se vive hoje é o “palco da nova era da DS” e, por que não dizer, “o palco do sênior da nova era”.
Certa vez, Ikeda sensei incentivou:
Espero que nossos integrantes da Divisão Sênior não somente ajam com coragem nas linhas de frente de nosso movimento como também que se apropriem, tornando-se líderes compassivos que realmente compreendem os sentimentos de seus companheiros. Essa é a chave para desenvolverem o nobre caráter de genuínos campeões da prática da fé.3
No topo: Ilustração retrata o brado da vitória dos participantes da reunião de fundação da Divisão Sënior em torno de Ikeda sensei (5 mar. 1966)
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 10, p. 249, 2019.
- Brasil Seikyo, ed. 1.644, 16 mar. 2002, p. A7.
- IKEDA, Daisaku. Pilares de Ouro Soka.São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 176-177.
Ilustração: Kenichiro Uchida
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO