ROTANEWS176 E POR IG 18/09/2019 10:50 Por Jade Lourenção
Uma alimentação mais natural também precisa de acompanhamento veterinário para ter certeza de que o pet está recebendo todos os nutrientes
Variar a dieta do animal de estimação pode ser uma boa ideia quando feita de forma correta. Introduzir legumes além da ração industrializada é possível, mas sempre com ressalvas, como explica a veterinária Roseli Berto Sabbadini. “As verduras e legumes devem ser oferecidos como petiscos, uma vez que as rações de boa qualidade já oferecem um balanceamento completo para o pet”, diz.
Reprodução/Foto-RN176 Brócolis é um dos legumes que cães podem comer
Além da ração industrializada muitos tutores optam pela Alimentação Natural , que é feita com base na receita de um médico veterinário, que pode conter desde frutas e legumes até carnes. Os vegetais que podem ser oferecidos aos cães, segundo Roseli, são:
- Chuchu
- Brócolis
- Abobrinha
- Abóbora
- Ervilha torta
- Quiabo
- Vagem
- Agrião
- Rúcula
- Salsinha
- Folhas de cenoura
- Beterraba
“As verduras e legumes serão sempre bem-vindas ao cardápio de nossos amiguinhos, auxiliando no trato gastrointestinal e como fonte de fibras e nutrientes”, explica Roseli, também ressaltando a importância de sempre consultar o veterinário para ter certeza de que o pet não reagirá de forma ruim às novas comidinhas.
Leia também: Viagra para cães funciona? Veterinária explica
Por fim, para evitar desconfortos e problemas graves, a veterinária dá uma lista de alimentos proibidos para cães . São eles: cebola, alho, alho-poró, cebolinha e batata crua, que são tóxicos para os pets. Já as pimentas podem causar desconfortos gástricos.