ROTANEWS176 17/09/2024 13:50 Por Ricardo Meier
Secretário da USAF Frank Kendall disse em 16 de setembro que programas NGAD, NGAS (avião-tanque furtivo) e os drones CCA estão sendo revistos.
Reprodução/Foto-RN176 Concepção artística de um caça de sexta geração (Boeing)
A Força Aérea dos EUA (USAF) está mudando profundamente os requisitos para um novo caça de 6ª geração que substituirá o F-22 Raptor.
Na nova visão, o programa Next Generation Air Dominance (NGAD) pode dar origem a uma aeronave menor, mais simples e sobretudo barata.
Falando durante uma conferência da Air & Space Forces Association (AFA) em 16 de setembro, o secretário da USAF, Frank Kendall, reconheceu que não só o NGAD mas o NGAS (Next-Generation Air-refuelling System) e os CCAs (Collaborative Combat Aircraft) estão passando por revisão em seus requerimentos.
Segundo Kendall, o novo caça de superioridade aérea deverá custar menos que o F-35, que tem um preço entre US$ 80 milhões e US$ 100 milhões.
Reprodução/Foto-RN176 Representação gráfica de como seria um avião-tanque furtivo reabastecendo caças F-22 e F-35 (Lockheed Martin)
Para atender um possível limite de custo, a Força Aérea poderá tornar o NGAD um caça monomotor e apostar no NGAS para proporcionar maior alcance.
O programa de desenvolvimento de uma aeronave de reabastecimento aéreo furtiva tem ganhado espaço na USAF em vista do cenário de batalha cada vez mais perigoso.
Para viabilizar a alternativa, será preciso abandonar a conversão de jatos comerciais para esse fim e projetar uma avião do zero.
Os CCAs, drones de combate colaborativos, deverão ganhar importância nas missões, assumindo papeis que antes caberiam a aeronaves tripuladas.
Reprodução/Foto-RN176 O XQ-67 CAA, da General Atomics
Até meses atrás, a Força Aérea dos EUA planejava anunciar um contrato para produzir o caça de 6º geração em 2024, mas as lições vistas na guerra entre Ucrânia e Rússia motivaram uma pausa para avaliar o novo cenário.
Ainda assim, Frank Kendall disse que pretende que a nova proposta seja lançada em breve para que possa entrar no Orçamento de Defesa de 2026.
A Força Aérea chegou a construir um protótipo de um caça avançado que voou tempos atrás. Até hoje a aeronave não foi vista e nem se sabe quem a construiu.
No entanto, o projeto teve amplo uso de ferramentas digitais para acelerar seu desenvolvimento. Acredita-se que apenas a Boeing e a Lockheed Martin estejam disputando o NGAD.
FONTE: AIRWAY