Vida repleta de gratidão

ROTANEWS176 09/11/2024 12:35                                                                                                                              EDITORIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS                                                                                                                                                                              

Reprodução/Foto-RN176 Banner azul com a palavra “Editorial” escrita no meio, em branco

Aprendemos no budismo a importância da gratidão. Ao expressarmos nosso sentimento com simples gestos e de modo genuíno, nossa percepção acerca dos acontecimentos da vida passa a ser mais otimista, confiante e esperançosa. Foi dessa forma que Ikeda sensei demonstrou ao longo de sua existência. Ele diz:

Se temos o sentimento de gratidão e nos esforçamos em retribuir aos outros, saberemos exatamente o que fazer e qual curso de ação tomar. A coragem e a sabedoria ilimitadas brotam de dentro de nós sem falta. As pessoas que têm gratidão brilham. Os ambientes cheios de gratidão prosperam.1

Assim como milhares de pessoas, a família de Ikeda sensei também sofreu com os conflitos da Segunda Guerra Mundial. Contudo, mesmo diante de um cenário desolador, o Mestre se recorda daquele período com terno afeto.

Durante grande parte da minha infância, meu pai foi doente e minha família não tinha dinheiro. No entanto, minha mãe sempre brincava que éramos “grandes campeões”, e, em meio à miséria, ela nos iluminava com seu humor alegre.2

Em todas as ocasiões, o presidente Ikeda procurava manifestar a gratidão. Ele expressava seu sentimento, sempre com palavras encorajadoras: “Muito obrigado pelos esforços”; “Envie recomendação aos pais”; “Vamos avançar juntos”.

Ao compreendermos a importância do espírito de gratidão, em especial a gratidão ao Mestre [Daisaku Ikeda], nossa postura diante das situações, mesmo as mais desafiadoras, se torna ainda mais elevada.

Ikeda sensei nos assegura:

A suprema maneira de retribuir à gratidão ao mestre é não ser derrotado diante de nenhum tipo de adversidade e propagar amplamente a grandiosa Lei munido de coragem. No momento em que determina retribuir a gratidão, o ser humano evidencia a sua maior nobreza, se torna ainda mais forte e evidencia ao máximo seu extraordinário poder. Desejo que todos vocês herdem solenemente esse espírito da Soka Gakkai de “viver pela retribuição à gratidão”.3

Por isso, retribuir a gratidão ao Mestre é, sobretudo, dar continuidade ao verdadeiro propósito a que ele se dedicou ao longo de sua vida — para a felicidade das pessoas e a paz no mundo.

Em solenidade à passagem de um ano de falecimento de Ikeda sensei [15 de novembro], Brasil Seikyo prepara Especial apresentando o olhar e o sentimento do Mestre nas diversas formas encontradas por ele para encorajar a pessoa diante de si. Acompanhe nas p. 9-16 desta edição.

Ótima leitura!

Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 543, nov. 2013, p. 8.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.144, 18 ago. 2012, p. B2.
  3. Idem, ed. 2.226, 10 maio 2014, p. A2.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO