Assuma o leme do seu destino

ROTANEWS176 23/11/2024 09:00                                                                                                                              ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                    Por Dr. Daisaku Ikeda             

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei louva os companheiros de espírito de procura (Auditório Memorial Makiguchi de Tóquio, Japão, mar. 2008). Foto: Seikyo Press. Dr.Daisaku Ikeda. Ele era um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press

A sincera prática budista nos permite transformar o próprio carma e direcionar a vida para a felicidade e para a concretização da nossa missão. Veja, a seguir, trechos selecionados de incentivos de Ikeda sensei sobre esse importante tema

Nós, seres humanos, somos facilmente influenciados pelos impulsos inerentes à vida, os três venenos — avareza, ira e estupidez. Somos seres frágeis, comparáveis a pequeninos barcos num mar furioso, facilmente lançados de um lado para outro ou afundados pelas poderosas ondas do destino ou carma. Assim como uma grande tempestade pode arrastar uma minúscula embarcação a algum destino desconhecido, muitas vezes somos impelidos a agir de formas que desafiam a razão, permitindo que interesses pessoais de curto prazo prejudiquem a nossa própria sobrevivência. Por exemplo, embora saibamos racionalmente que devemos preservar e cuidar do meio ambiente, nós o destruímos e o poluímos visando ganhos imediatos. Ou, para dar outro exemplo, racionalmente almejamos a paz, mas permitimos que a insegurança e o medo nos instiguem a fortalecer nossos arsenais militares, criando a oportunidade para que um incidente menor desencadeie uma guerra de grandes e terríveis proporções. Fatos desse tipo ocorreram repetidamente ao longo da história.

Para nos proteger dessas forças ou impulsos, bem como das forças do destino que controlam indivíduos e sociedades em níveis ainda mais profundos — como correntes invisíveis no oceano dominando e carregando uma frágil embarcação —, devemos possuir um forte compromisso com o humanismo.

O budismo ensina que nas profundezas de cada indivíduo existe uma entidade vasta e poderosa — o “grande eu” do Universo em sua inteireza —, designa essa entidade de natureza de buda e esclarece como podemos abrir e manifestar a nossa natureza de buda e demonstrar o poder dela em nossa vida e ações efetivas.

Nem é necessário dizer que, vivendo no mundo real como no nosso caso, ninguém é perfeito. Aqueles que realizam sua revolução humana também não alcançaram ainda a perfeição. Revolução humana vincula-se a uma clara consciência de nosso propósito na vida, acompanhada de esforço para se aproximar do estado de perfeição pouco a pouco, mantendo claramente esse propósito em mente. Revolução humana não é um objetivo final que possa ser alcançado; antes, constitui uma mudança no curso, na direção de nossa vida.

Em decorrência disso, em dado momento, aqueles que se esforçam pela revolução humana naturalmente podem cometer erros e ter defeitos, assim como todas as pessoas, e talvez não pareçam nada diferentes dos outros. Mas, interiormente, as pessoas que se dedicam à sua revolução humana são completamente diferentes em relação ao que eram antes de iniciar essa epopeia espiritual, e em longo prazo a diferença entre elas e os demais se tornará visível. Essa é a nossa concepção do processo de revolução humana.

IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 2: Revolução Humana.

São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023. p. 47-48.

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Tudo o que ocorre em nossa vida possui um significado. O modo de vida de um budista é descobrir um significado em todas as coisas; nada é em vão ou sem sentido. Seja qual for o carma de uma pessoa, sempre há um profundo significado para a sua existência; isso não é uma questão de simples ponto de vista. A mudança do mundo começa com a mudança fundamental de nossa mentalidade — este é um princípio-chave dentro do budismo. A poderosa determinação de converter até o carma adverso em missão pode transformar radicalmente o mundo real. Quando mudamos nosso estado de vida interior, podemos transformar qualquer sofrimento ou adversidade em motivo de alegria e considerá-lo um meio para fortalecer e desenvolver a nossa vida. Converter até mesmo o sofrimento em uma fonte de criação é o modo de vida de um praticante budista.

Ibidem, p. 60-61.

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“Nosso carma é nossa missão, é o palco no qual desempenhamos nosso magnífico drama de transformação de adversidade em triunfo”

Dr. Daisaku Ikeda

Se estiverem enfrentando problemas que continuam a persistir — seja no trabalho, no âmbito financeiro, na saúde, nos relacionamentos ou algum outro tipo de desafio —, é importante orar sinceramente para superá-los. Sua inquestionável comprovação de vitória se tornará uma fonte de esperança e inspiração para os outros que estão enfrentando problemas semelhantes.

Podemos transformar carma em missão por meio da recitação do Nam-myoho-renge-kyo ao reconhecermos que assumimos voluntariamente o carma apropriado1 com o intuito de mostrar às pessoas o poder da Lei Mística nesta existência.

Portanto reúnam coragem e orem pela sua felicidade e a de outras pessoas. Essa é uma expressão de sua profunda compaixão. Se vocês orarem não somente pela sua felicidade, mas também a dos outros, manifestarão uma condição de vida que os permitirá observar os desafios que estão enfrentando com calma e serenidade.

Ibidem, p. 53.

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Uma vida forjada por esforços para proteger a Lei elimina as impurezas do mau carma da calúnia e perdura eternamente pelas três existências — do passado, presente e futuro. Desde o tempo sem início, temos repetido o ciclo de nascimento e morte. Nesta existência, entretanto, tivemos a boa sorte de encontrar o Budismo Nichiren. Por praticarmos o ensinamento correto, denunciarmos a calúnia à Lei e edificarmos a força interior, podemos transformar o carma e estabelecer a eterna e indestrutível condição do estado de buda em nossa vida. É a isso que se refere atingir o estado de buda nesta existência.

Essa prática pura e comprometida do Budismo Nichiren muda totalmente o significado das dificuldades em nossa vida. Não mais enxergamos os desafios e as adversidades como algo negativo a ser evitado, mas como algo positivo que, quando superado, nos aproxima um passo do estado de buda. Naturalmente, para aqueles que se encontram em meio a árduos desafios pode não ser fácil apreciar esse fato. Ninguém quer passar por dificuldades; é da natureza humana preferir evitá-las.

Contudo, se compreendermos o sublime e transformador ensinamento da Lei Mística, conseguiremos perceber que nossas dificuldades surgiram porque estamos nos esforçando para combater as funções negativas e ter a convicção de que, ultrapassando essas adversidades, poderemos alcançar a suprema condição de vida do Buda. Se tivermos essa atitude positiva, seremos capazes de viver com força e resiliência diante de quaisquer dificuldades.

Ibidem, p. 62-63.

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A Lei Mística é o maior dos tesouros do Universo. Recitar Nam-myoho-renge-kyo possibilita que acumulemos diariamente tesouros em nossa própria vida. Por outro lado, o daimoku também age para limpar as causas negativas do passado assim como a água límpida elimina a água suja e turva.

O processo de purificação leva tempo. No início, temos de nos esforçar para limpar o resquício de água turva do nosso carma negativo. No entanto, a força da recitação do Nam-myoho-renge-kyo ameniza esse processo e, por isso, é de extrema importância que continuemos a orar daimoku. Quando, enfim, nossa vida estiver purificada, tudo começará a melhorar drasticamente.

Infalivelmente haveremos de conquistar uma existência de felicidade absoluta transbordante de boa sorte e benefícios. Aconteça o que acontecer, encararemos as situações com alegria. Seremos plenamente realizados, mesmo que não tenhamos fama ou fortuna. Cada momento será profundamente satisfatório. A alegria preencherá o nosso coração e tudo parecerá belo e pleno de alegria. Seremos capazes de discernir instantaneamente o certo do errado, a verdadeira essência de tudo, e, quaisquer que forem nossas circunstâncias, conseguiremos pensar no bem-estar das pessoas. Esse é o tipo de pessoa que iremos nos tornar.

O caminho para a felicidade não é complicado. Aqueles que recitam Nam-myoho-renge-kyo consistentemente no mundo do kosen-rufu triunfam no final. Eles alcançarão sem falta a condição de felicidade absoluta, ou seja, o estado de buda. Se vocês se lembrarem desse único e importante ponto, sua vida será sempre sólida e segura.

Ibidem, p. 66-67.

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O Sutra do Lótus expõe o profundo princípio do “carma adotado por desejo próprio”. De acordo com o sutra, os bodisatvas, por vontade própria, buscam renascer numa era maléfica por sentirem empatia por aqueles que estão sofrendo e desejarem conduzi-los à felicidade.

Não importando quais dificuldades enfrentemos ou em que circunstâncias possamos nos encontrar, possuímos uma nobre missão que somente nós podemos cumprir. Quando reconhecemos isso profundamente, tudo se transforma.

Nascemos neste mundo, nesta época, para cumprir o grande juramento que fizemos no remoto passado. Nosso carma é nossa missão, é o palco no qual desempenhamos nosso magnífico drama de transformação de adversidade em triunfo. Por mais difícil ou desafiadora que a realidade de nossa vida possa ser, não há nenhum outro local onde possamos atingir a felicidade.

Ibidem, p. 71.

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Toda sensei certa vez incentivou um membro que estava enfrentando vários problemas da seguinte forma:

Alegre-se quando se deparar com adversidades! É o momento para comprovar o poder da fé e a oportunidade para transformar seu carma. O budismo ensina a infalível Lei da “transformação de veneno em remédio”. Você poderá recuperar qualquer perda na forma de um benefício dez vezes ou cem vezes maior.

Tem sido o doloroso destino da sociedade humana, assolada e aterrorizada pelos múltiplos venenos do mundo, ficar presa no interminável ciclo de infortúnio e confusão. Nosso movimento Soka dedica-se a propagar os princípios humanísticos do Budismo Nichiren em prol da paz e prosperidade de toda a humanidade. Desse modo, trava uma luta intrépida para transformar todo veneno em remédio, criando valor livremente a partir de tudo em benefício da felicidade humana e protegendo a dignidade da vida e a paz mundial.

Ibidem, p. 154.

No topo: Ikeda sensei louva os companheiros de espírito de procura (Auditório Memorial Makiguchi de Tóquio, Japão, mar. 2008). Foto: Seikyo Press.

Nota:

  1. “Carma adotado por desejo próprio” (ganken ogo): Também “assumir voluntariamente o carma apropriado”. Refere-se aos bodisatvas que, embora qualificados para receber as puras recompensas da prática budista, abrem mão delas e selam o juramento de renascer num mundo impuro a fim de salvar os seres vivos. Eles propagam a Lei Mística enquanto se submetem aos mesmos sofrimentos daqueles nascidos neste mundo maléfico devido ao carma. Essa expressão deriva da interpretação de Miaole de trechos relevantes do capítulo 10, “O Mestre da Lei”, do Sutra do Lótus.

FONTE: JORNAL SEIKYO PRSS