ROTANEWS176 21/01/2025 22:20 Por Renan Ferreira
RN176 Da dir., para esq., o presidente eleito em em 5 de novembro de 2024 nos Estados Unidos que teve a sua posse no dia 20 de janeiro de 2025 e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ©Foto: Agência Brasil
Membros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizaram as falas do novo presidente americano Donald Trump, que afirmou que os Estados Unidos não precisam do Brasil.
Membros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizaram as falas do novo presidente americano Donald Trump, que afirmou que os Estados Unidos não precisam do Brasil. O governo brasileiro estaria adotando um comportamento mais sereno e prudente, aguardando o desenrolar das coisas para então discutir possíveis mudanças de discurso.
A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, afirmou que os passos serão analisados e que o Brasil dará prioridade para trabalhar as convergências em conjunto com os EUA.
“Ele pode falar o que ele quiser, ele é presidente eleito dos EUA. Vamos analisar cada passo do governo, mas como somos um povo com fé na vida, vamos procurar apoiar e trabalhar não as divergências, mas as convergências, que são muitas”, disse após ser questionada por jornalistas no anúncio da presidência da COP30, no Palácio do Planalto.
Horas após sua posse, Donald Trump disse aos jornalistas que seu país “não precisa do Brasil e da América Latina”. Na ocasião, o novo presidente dos Estados Unidos respondeu: “Eles precisam muito mais de nós do que nós precisamos deles. Na verdade, não precisamos deles, e o mundo todo precisa de nós”.
FONTE: PAIPEE