Corações unidos pelo juramento

ROTANEWS176 15/03/2025 12:20                                                                                                                                ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                         Por Dr. Daisaku Ikeda

Nestes trechos selecionados de incentivos de Ikeda sensei, ele fala sobre a importância da unicidade de mestre e discípulo e do respeito mútuo entre as pessoas para a concretização do grande ideal do kosen-rufu

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei incentiva jovens da Europa no Centro Cultural da SGI-Alemanha (Frankfurt, jun. 1991). Ele foi um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente era o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional — Foto: Seikyo Press

 

  1. DAISAKU IKEDA

Nichiren Daishonin expressa:

Todos os discípulos e seguidores leigos de Nichiren devem recitar Nam-myoho-renge-kyo com o espírito de diferentes em corpo, unos em mente, transcendendo todas as diferenças que possa haver entre si, tornando-se inseparáveis como o peixe e a água. Esse laço espiritual é a base para a transmissão universal da Lei suprema da vida e da morte.1

Essa passagem elucida como “a herança da suprema Lei da vida e da morte” é transmitida do Buda para os seres vivos e, então, se manifesta na vida deles.

A palavra “diferenças” na frase “transcendendo todas as diferenças que possa haver entre si” indica a tendência de uma pessoa se considerar diferente e separada das demais, julgando que sua vida não tem nada a ver com a delas. Caracteriza-se, por exemplo, pela preocupação egoísta restrita aos interesses pessoais, pela pronunciada indiferença ou até mesmo hostilidade em relação aos outros, e por se deixar dominar pelas emoções.

A verdadeira herança do budismo não fluirá numa comunidade de praticantes cujo coração esteja dividido ou com propósitos divergentes. Por esse motivo, em seus escritos, Daishonin adverte reiteradamente contra esse tipo de comportamento.

A frase “inseparáveis como o peixe e a água” refere-se à profunda consciência dos fortes e indissolúveis laços que temos com nossos companheiros de prática. É uma metáfora simbolizando aqueles que compartilham da missão do kosen-rufu apoiando-se e respeitando-se mutuamente como amigos preciosos e insubstituíveis.

“Diferentes em corpo, unos em mente”, por sua vez, significa as pessoas aproveitarem ao máximo os melhores traços de sua personalidade e de suas qualidades peculiares, ao mesmo tempo que avançam unidas rumo ao nobre objetivo do kosen-rufu. Daishonin esclarece que a herança da Lei que flui de sua própria vida é transmitida pela união de “diferentes em corpo, unos em mente” e pulsa vibrantemente na vida de cada indivíduo dedicado a cumprir o grande juramento pelo kosen-rufu.

IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 3: Kosen-rufu e Paz Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2024. p. 158-159.

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“Diferentes em corpo” — que também pode ser traduzido como “diferentes pessoas” ou “muitas pessoas” — significa que cada um possui personalidade, talento, papéis a desempenhar e outras características. No sentido geral, “unos em mente” significa compartilhar um objetivo ou valores comuns. Para nós, especificamente, esse propósito comum corresponde à fé na Lei Mística e ao grande juramento do kosen-rufu.

No budismo, o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” refere-se à harmonia entre o indivíduo e o grupo, com base na Lei. Indica uma comunidade de valores humanos dinâmica e de grande diversidade, na qual todos se incentivam mutuamente a avançar em prol do kosen-rufu.

Em seus escritos, Nichiren Daishonin elucida, em primeiro lugar, que a união é a chave para atingir o êxito e a vitória em todos os empreendimentos. Em segundo lugar, ele diz que a união é indispensável na luta pelo kosen-rufu nos Últimos Dias da Lei; é uma batalha entre as funções do Buda e da maldade. Expressa também a firme convicção de que ele e seus discípulos seriam capazes de vencer até o maior dos obstáculos, enquanto mantivessem a união e o compromisso com o kosen-rufu.

O espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” representa a manifestação máxima da “estratégia do Sutra do Lótus”2 — a recitação do Nam-myoho-renge-kyo ao Gohonzon. Peculiarmente, consiste na oração comprometida com um mesmo objetivo, o kosen-rufu.

Nenhuma estratégia para realizar o kosen-rufu será bem-sucedida se não houver daimoku sustentado por esse compromisso e essa união. A poderosa oração alicerçada na união também faz surgir um grande ímpeto de avanço. Dessa forma, mesmo que surjam indivíduos que tentem destruir nosso movimento, a influência negativa deles será repelida pela força da união e do comprometimento de todos os companheiros.

Quando avançamos com a união de “diferentes em corpo, unos em mente” com base no daimoku pela realização do kosen-rufu, geramos uma energia e um ímpeto extraordinários que garantem a vitória. Os que tiverem essa disposição conseguirão empenhar-se juntos em harmonia e sentir alegria mesmo em meio a duras batalhas. A união é a chave para criar esse ritmo de vitória e de atuação dinâmica.

Ibidem, p. 160-161.

* * *

Gostaria de analisar alguns pontos sobre o conceito de “unos em mente”, ou seja, a unidade de objetivo ou propósito, a chave da vitória.

Em primeiro lugar, “unos em mente” refere-se ao grande desejo ou juramento de concretizar o kosen-rufu. (…)

O grande juramento de realizar o kosen-rufu corresponde também, no nível essencial, à unicidade de mestre e discípulo que os presidentes Makiguchi, Toda e eu compartilhamos, por termos herdado esse juramento, ligando nossa vida diretamente à de Nichiren Daishonin. Nós três dedicamos a própria vida para realizar esse desejo por meio de esforços infatigáveis. Essa é a verdadeira essência da união de “diferentes em corpo, unos em mente”.

O segundo ponto é que essa unidade de objetivo ou propósito é estabelecida com base no respeito genuíno por nossos companheiros.

O espírito do kosen-rufu conforme ensinado no Sutra do Lótus se fundamenta na profunda convicção de que todas as pessoas possuem a natureza de buda e, consequentemente, o potencial para atingir a iluminação. Uma comunidade harmoniosa de praticantes unidos pelo objetivo comum de realizar o kosen-rufu tem de refletir, naturalmente, essa filosofia do Sutra do Lótus nas próprias ações e princípios. (…)

Todos os nossos companheiros que mantêm a fé no Gohonzon e se dedicam pelo kosen-rufu atingirão, infalivelmente, a iluminação. Por isso, devemos conferir-lhes o máximo respeito. (…)

A união de “diferentes em corpo, unos em mente” simboliza uma relação fundamentada na filosofia budista de respeito a todas as pessoas. “Unos em mente” implica, portanto, a atitude de respeito mútuo entre os companheiros.

O terceiro ponto, “unos em mente”, indica simplesmente uma fé fundamentada no comprometimento firmado entre mestre e discípulo. A essência dessa união de “diferentes em corpo, unos em mente” existe nesse tipo de fé. Isso quer dizer sintonizar nosso coração com o grande juramento do kosen-rufu, com o coração do Buda e de todo líder genuíno do kosen-rufu. (…)

Enquanto o espírito fundamental dos três primeiros presidentes de se dedicar abnegadamente pelo kosen-rufu fluir na vida dos membros da organização, e enquanto todos estiverem unidos com base no princípio de “diferentes em corpo, unos em mente”, a mesma força vital extraordinária que existe no Buda e que é capaz de conduzir todas as pessoas à iluminação existirá também na Soka Gakkai. (…)

Continuemos, portanto, a nos empenhar na fé e a atuar sinceramente para criar união na diversidade — “diferentes em corpo, unos em mente” — e, dessa forma, expandir a comunidade harmoniosa de praticantes construída pelos três primeiros presidentes por meio do comprometimento entre mestre e discípulo. Esse é o próprio caminho do kosen-rufu, o passo mais seguro para a paz mundial.

Ibidem, p. 161-165.

Não existem pessoas em posições superior ou inferior.

Os companheiros são todos iguais,

budas de suprema nobreza e

grandiosos guerreiros.

“O que importa é o coração” —

a Soka Gakkai

é o mundo da essência de

“diferentes em corpo, unos em mente”

que une cada coração

ao grande juramento seigan

chamado kosen-rufu.

A união começa a partir da consciência

de cada um, ao assumir para si

toda a responsabilidade pelo kosen-rufu.

Para acender a chama no coração das pessoas,

você mesmo deve flamejar primeiro.

Assim,

consegue lutar

com uma flama combinada,

formando uma invencível labareda de união.

A sólida união acompanha, sem falta,

a expansão da condição de vida de cada indivíduo.

Isso porque, ao sintonizar o coração

com a rotação do kosen-rufu,

rompe-se o egoísmo que existe em si mesmo.

Junto com a Soka Gakkai e com os companheiros!

Juntos, mestre e discípulos da justiça!

É por haver este coração

que se consegue escalar

a grandiosa montanha da revolução humana.

Nós somos amigos com objetivo e missão

em comum que se estendem pelas três existências!

Ninguém pode destruir

esta profunda decisão e juramento.

Tremule você também

a bandeira das pessoas verdadeiras!

Corajosos de justiça e liberdade,

agitem também a bandeira

do humanismo do novo século!

Brasil Seikyo, ed. 2.399, 9 dez. 2017, p. B1.

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 226, 2020.
  2. Ibidem, v. II, p. 266, 2017.

Dica de leitura

Livro Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 3: Kosen-rufu e Paz Mundial. Para mais informações, clique aqui .

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO