AVIÃO DA NASA FAZ PARADA TÉCNICA NO RECIFE

AVIÃO DA NASA FAZ PARADA TÉCNICA NO RECIFE

ROTANEWS176 E AIRWAY 23/08/2016 00:00                                                                                                      THIAGO VINHOLES

AVIAÇÃO DE PEQUISA

Aeronave de pesquisas ambientais ER-2 é a versão civil do clássico avião-espião Lockheed U-2

1

Reprodução/Foto-RN176 ER-2 da NASA estacionado no pátio do aeroporto internacional de Recife (Infraero)

O Aeroporto Internacional do Recife recebeu na manhã desta terça-feira (23) um avião de pesquisas ambientais da NASA, o ER-2, proveniente da Geórgia, nos Estados Unidos. O voo do aparelho até o Pernambuco durou cerca de 10 horas, a uma velocidade de 750 km/h. Antes do aparelho pousar, o espaço aéreo na região chegou a ser fechado temporariamente.

Devido à localização geográfica e às condições operacionais do terminal recifense, a aeronave realizou o pouso técnico, por volta das 8h, para reabastecimento e manutenção preventiva. A aeronave ficará em solo pernambucano até a próxima sexta-feira (26), quando está prevista a decolagem, às 5h, com destino à Namíbia, na África.

O ER-2 é a versão civil do clássico avião-espião Lockheed U-2, cuja principal característica é sua capacidade de alcançar grandes altitudes. O modelo operado pela agência espacial dos EUA pode voar a mais de 70 mil pés, o equivalente a 21.300 metros, e mais que o dobro da altitude de cruzeiro de um jato comercial.

Devido às condições extremas em grandes altitudes, quem comanda o ER-2 precisa vestir um traje pressurizado, semelhante ao utilizado por astronautas. A NASA opera essa aeronave desde 1981, equipado com sensores e câmeras fotográficas em pesquisas sobre o meio ambiente e a camada de ozônio. A agência conta atualmente com duas dessas aeronaves.