ROTANEWS176 E POR CANAL DO PET 17/08/2018 10:27
Os cães ficam expostos a contraírem esses parasitas quando transitam por tais ambientes
Os carrapatos são um grande problema na vida dos cães. Além de provocar incômodo e coceira, esses parasitas transmitem diversas doenças que podem comprometer seriamente a saúde. Atualmente já existem formas eficazes de combater a infestação, com coleiras anti-pulgas, shampoos específicos e remédios, mas às vezes não é suficiente.
Leia também: Carrapato em cães: conheça os riscos e saiba o que precisa ser feito
Por mais que você proteja seu bichinho, existem alguns locais — aparentemente inofensivos — que são propícios a ter carrapatos e ninguém imagina. Por esse motivo, é importante conhecer esses ambientes para evitar que o cachorro fique exposto demais.
Lugares com muitos cães podem ter carrapatos
Reprodução/Foto-RN17 Não permita que seu peludo se esfregue na grama e nos arbustos durante o passeio e, obviamente, mantenha o anti-carrapato em dia – reprodução shutterstock
Qualquer lugar que contém muitos cães, como canil e hotel, é propício a ter infestação desses parasitas , justamente pela presença de muito animais no mesmo ambiente. Não dá para saber se todos os pets presentes foram desparasitados, por isso esses ambientes são tão perigosos. A melhor forma de evitar é fazendo sua parte e mantendo o anti-carrapato em dia.
Parques que permitem cachorros
Reprodução/Foto-RN17 Locais com grande aglomeração de animais podem ser propensos para a contaminação – shutterstock
Os parques são ótimos lugares para socializar seu pet e passar um tempo com ele. Porém, justamente por ter muitos cães ao mesmo tempo, esses pequenos aracnídeos adoram o ambiente. Eles costumam se esconder entre os arbustos e grama, apenas esperando o animal relaxar ou pulam de animais infectados para os saudáveis.
Não permita que seu peludo se esfregue na grama e nos arbustos durante o passeio e, obviamente, mantenha o anti-carrapato em dia.
Leia também: Saiba tudo sobre a hepatozoonose canina, doença transmitida por carrapato
A própria casa
Reprodução/Foto-RN17 Os donos se enganam quando pensam que o cachorro esta protegido de carrapatos dentro de casa – reprodução shutterstock
Os donos se enganam quando pensam que o cachorro está protegido dentro de casa. Mas, na verdade, os parasitas entram na residência através dos sapatos, roupas, bolsas, cabelos e até da pele dos residentes ou visitantes. Por mais que você limpe o ambiente é algo difícil de evitar.
A melhor forma de evitar isso é trocando de roupas e sapato antes de entrar na casa, principalmente quando fizerem um passeio no meio de matas, como trilha e escaladas.
Quintal
Reprodução/Foto-RN17 A melhor forma de evitar carrapatos no quintal é mantendo o gramado sempre bem curto e aparado – reprodução shutterstock
Novamente, se engana quem pensa que o quintal de casa está livre de parasitas, pois nada impede que algum animal infectado entre e contamine o local. Assim como acontece nos parques, os carrapatos adoram ficam debaixo da grama, arbustos e folhagens. Por isso, a melhor forma de evitá-lo é mantendo o gramado sempre bem curto e aparado.
Consultório veterinário
Reprodução/Foto-RN17 Em dia de consulta, mantenha seu bichinho na coleira e evite que entre em contato com outros pets – reprodução shutterstock
Pode parecer estranho, mas sim, o consultório veterinário é um local propício a ter carrapato. Isso acontece porque muitos animais passam por ali diariamente, e alguns podem conter o parasita e até outras doenças. Em dia de consulta, mantenha seu bichinho na coleira e evite que entre em contato com outros pets.
Leia também: Já ouviu falar de doença do carrapato em cachorros? É preciso ter muito cuidado
Muitas vezes é difícil manter o cachorro longe desses locais ou impedir que aja de tal maneira, por isso a melhor forma de evitar a infestação de carrapatos é realizando a desparasitação regularmente.