IG E ROTANEWS176 13/08/2017 08:30
Tem mulher que não gosta de ficar horas no salão, mas não é por isso que vai deixar de ter cabelos lindos; produtos certos e truques fazem toda diferença
Mesmo que você não goste de passar horas no salão de beleza cuidando dos seus cabelos, existem alguns cuidados básicos que toda pessoa toma em seu dia a dia. Não estamos falando de passar óleo de coco nos fios , como muitas mulheres estão fazendo, mas de cuidados simples mesmo, como lavar. E, sim, é possível ter cabelos lindos apenas com alguns cuidados.
Reprodução/Foto-RN176 Nem sempre é preciso ir todo mês no salão de beleza para conseguirmos cabelos lindos, basta termos os produtos certos
Se você não pretende gastar dinheiro com idas mensais ao salão, vale a pena investir em produtos específicos para o cuidado com os fios. Separamos 5 deles para que seja possível ter cabelos lindos mesmo em casa. Confira:
1. Pre-shampoo
O shampoo sempre foi um produto que esteve em nossas casas. É ele o responsável por tirar as impurezas dos fios e deixar os cabelos limpos. Entretanto, a presença de sódio e outras substâncias pode ressecar o comprimento e as pontas dos fios. Por conta disso, muitas mulheres estão optando pelas linhas low e no poo, que não trazem essas substâncias nas fórmulas.
Só que aí começa outra questão, que é encontrar um produto liberado que se encaixe na sua rotina e se adapte a seu cabelo. A opção para quem não encontra um shampoo liberado que goste é preparar o cabelo para receber o produto com sódio. Uma opção são os óleos vegetais, como o azeite ou o de coco. Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas quando passados no comprimento dos fios, eles vão deixar o cabelo preparado para receber as substâncias mais pesadas e que podem danificar a proteção natural do cabelo. Não é necessário passar todos os dias, entretanto, basta uma vez por semana ou a cada duas semanas.
Já quem acha essa opção nojenta pode optar por um pré-shampoo mesmo, um tipo de máscara criada exatamente para preparar o cabelo para a lavagem. Ela pode ser usada durante a prática de atividade física ou durante a noite. Também pode ser usada como um protetor capilar antes de tratamentos químicos, como tintura ou alisamento.
2. Shampoo
Para obter cabelos lindos, é necessário que os fios estejam limpos. O shampoo tem a função de retirar excesso de óleos do cabelo, sujeira, pele morta e excesso de substâncias, como as dos cremes de pentear.
Na hora de comprar, é interessante observar o que contém o produtos e para quais tipos de cabelo é indicado. Às vezes o shampoo que você comprou não está funcionando porque ele é hidratante demais para o seu fio, por exemplo. Há aqueles que são mais neutros – normalmente os mais transparentes –, os que focam mais na restauração dos fios, os de cabelo liso, cacheados, crespos, quimicamente tratados e assim vai.
Você também pode estar passando shampoo demais no cabelo. A frequência e a quantidade de shampoo também influenciam no resultado final. Não é necessário lavar todos os dias, principalmente se você tiver fios mais secos, como os cacheados e crespos. Além disso, a oleosidade natural do cabelo é importante para que ele mantenha sua hidratação e fique sempre bonito.
3. Condicionador/Máscara
Depois te fazer a limpeza dos fios, é interessante hidratá-lo. É para isso que servem os condicionadores e as máscaras de cabelo. Só que mais uma vez você deve estar atenta à função do produto. Algumas máscaras têm óleo em sua composição, e isso quer dizer que tem o objetivo de nutrição. A ideia é repor os óleos do cabelo, promovendo uma proteção natural aos fios.
No caso dos produtos que tem o foco na hidratação, o objetivo é repor a água dos fios, enquanto os de reconstrução são indicados para quando o cabelo está muito danificado ou quebrado. Mas atenção, enquanto a nutrição e a hidratação podem ser de grande ajuda, quando se exagera na reconstrução o efeito pode ser o oposto de desejado. Sendo assim, só use as máscaras de reconstrução quando sentir necessidade mesmo.
Quando for passar, também fique atenta ao modo de uso. Nem sempre é preciso ficar horas com o produto no cabelo. Hoje, muitas máscaras têm ação rápida e podem ser usada até pós o shampoo, sem atrapalhar muito as atividades do dia a dia.
4. Leave-in
Depois de levado, cada fio reage de uma forma diferente. Os cacheados e crespos tendem a ficar secos, leves e volumosos, muitas vezes sem definição. Uma forma de evitar que isso acontece, caso você não goste, é usando um leave-in, que nada mais é que um creme de pentear. Você pode usá-lo com os cabelos úmidos depois do banho. Passe o produto e penteie da forma que mais gosta ou apenas use os dedos para definir os cachos, caso os tenha, claro. O produto também ajuda proteger o cabelo de fatores externos, como vento e umidade.
5. Reparador de pontas
Outras mulheres preferem finalizar o look com o reparador de pontas, principalmente quando sofrem com o frizz. O reparador vai ajudar a abaixar os fiozinhos indesejados e dar brilho aos fios, sem torná-los pesado. Há também produtos criados para proteger cabelo antes da chapinha e secador, se tornando uma boa opção para aquelas que querem manter os cabelos lindos mesmo usando o calor para modelar os fios.