ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 14/11/2020 09:05
EDITORIAL
A raiz institucional que sustenta nossa prática budista é a Soka Gakkai, fundada em 18 de novembro de 1930.
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Neste ano (2020) marcado por desafios globais, essa organização completa noventa anos de dedicação ao objetivo de reformar a sociedade a partir da transformação de cada indivíduo, conquistada pela prática humanística do Budismo de Nichiren Daishonin. Leia neste BS matéria especial sobre o aniversário da Soka Gakkai.
Daisaku Ikeda, sucessor de Tsunesaburo Makiguchi e de Josei Toda, fundadores da organização, explica em poema, publicado nesta edição, a fórmula para alcançar seu propósito fundamental:
(…) Se não houver / a edificação de lares sólidos, / não haverá a prosperidade da sociedade; / e, sem a paz na sociedade, / não será possível a felicidade nos lares. / Essa é também a fórmula / da paz mundial. (…) Conseguir conduzir todos / em direção à felicidade / e à iluminação.
Ao mesmo tempo em que os praticantes dessa filosofia estão concentrados em sua transformação pessoal, empenham-se para apoiar a pessoa que está diante deles a fazer também a sua revolução humana.
A Soka Gakkai tornou-se a maior organização religiosa budista no Japão com praticantes de sua filosofia por todo o mundo. Apesar do tamanho e dos anos de existência, a força de sua expressão, isto é, a representação máxima do que é o movimento proposto por ela, encontra-se nos blocos. São esses pequenos grupos de membros que se reúnem para estudar o budismo, compartilhar experiências e incentivar uns aos outros.
Nosso mestre afirma: “Sem a terra, os seres vivos não crescem. Em nosso movimento Soka, o bloco e a comunidade são a terra que promove o belo florescimento e disseminação das ‘flores humanas’ que são os bodisatvas da terra” (Terceira Civilização, ed. 582, fev. 2017, p. 12).
Que a leitura deste Brasil Seikyo o auxilie a pôr em prática a fórmula ideal para o cultivo das “flores humanas” nos nossos blocos, e assim, da própria paz mundial, para a edificação de uma década gloriosa rumo ao centenário de fundação da Soka Gakkai.
Boa leitura!