Dignidade de todos

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  27/02/2021 09:20

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Na volta do trabalho para casa, uma jovem entra no ônibus e há um assento disponível. Ela toma aquele banco até ser abordada pelo motorista. Ele solicita à garota e a outras três pessoas negras que cedam seus lugares para os homens brancos, os quais acabaram de entrar no transporte público. Somente ela se recusou a se levantar. Era 1955, e os Estados Unidos viviam sob a lei de segregação racial nos ônibus, a qual impunha que os primeiros bancos do transporte fossem destinados aos brancos. A jovem não estava nesses assentos, mas ainda assim foi presa.

Graças aos esforços de Rosa Parks, essa história é inconcebível nos dias de hoje. Ikeda sensei enaltece o poder das mulheres, comparando-as com a bravura da mãe do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos:

É fato verídico e muito conhecida a ação corajosa da Sra. Parks que disse “não” à discriminação social de muitos anos e mudou a história. “Eu sabia que alguém teria de dar o primeiro passo. Não há nada a temer quando se sabe o que fazer” — são palavras imortais da Sra. Parks. Ninguém supera a força de uma mulher quando esta determina e toma uma atitude.1

Em fevereiro, mês do aniversário natalício de Rosa Parks, também é comemorado o aniversário da Sra. Kaneko Ikeda. Nas suas últimas edições, Brasil Seikyo celebrou outra importante data deste mês — o Dia da Divisão Feminina. Leia: Comemorando os 28 anos da Instituição do Dia da DF da BSGI, Mensagem da Sra. Kaneko Ikeda para a DF e DFJ, e nesta eedição, Coração que envolve o mundo inteiro.

Vamos pôr em prática o que a Sra. Kaneko nos solicita em sua recente mensagem: “Façamos o século 21 resplandecer intensamente como uma era na qual a vida de cada pessoa seja respeitada e todas as pessoas possam viver com dignidade”.2

Ótima leitura!

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.172, 23 mar. 2013.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.551, 13 fev. 2021.