ROTANEWS176 E POR TRÊSMEIACINCO 04/04/2022 09:54 Por Luiza Dias – Listas, Stanley Kubrick
Um dos filmes com maior bilheteria de 1971, seu ano de estreia, Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) atravessou gerações e conquista fãs até hoje. Baseado no livro homônimo de Anthony Burgess e dirigido por Stanley Kubrick, o filme gerou polêmica e comoção ao ser lançado. Aproveite para conferir dez curiosidades sobre esta obra icônica da sétima arte:
1) Censura
Um dos motivos que o levou a retirar o filme de circulação foi a enorme quantidade de ameaças de morte que ele e a família receberam após o lançamento. Nos anos 80 e 90, quem quisesse assistir ao longa tinha que comprar em lojas de outros países, como a França. O filme só foi relançado no Reino Unido em 2000, após a morte de Kubrick, e recebeu censura de 18 anos.
No Brasil, o filme ficou na lista de obras proibidas pela censura. Para assistir ao longa era preciso ir a países vizinhos, como o Uruguai. Eventualmente ele foi liberado, mas mesmo assim foi exibido com tarjas pretas nas cenas de nudez, com censura 18 anos.
2) Revenda de direitos
Reprodução/Foto-RN176 Cena do filme ‘Laranja Mecânica’
3) Cantando na Chuva
A cena em que Alex DeLarge canta a famosa “Singin’ in the Rain” enquanto ataca o escritor e sua esposa não estava no roteiro, o que inclusive já foi falado aqui. Stanley Kubrick passou quatro dias experimentando com essa cena. Finalmente, ele abordou McDowell e perguntou se ele sabia dançar. Quando tentaram a cena novamente, McDowell estava dançando e cantando a única música que ele lembrava. A cena agradou a Kubrick e ele teve que comprar os direitos de “Singing in the Rain” por 10 mil dólares.
4) Anestesia
5) Edição
O primeiro corte feito pelo diretor Stanley Kubrick tinha quatro horas. Depois disso, ele resolveu contratar diversos editores assistentes e chegou aos 136 minutos finais. Todo o material não usado no filme foi destruído por Kubrick e seu assistente.
6) O estupro
7) O idioma “Nadsat”
A língua falada por Alex e seus droogs, Nadsat, foi inventada pelo autor Anthony Burgess e é uma mistura de inglês, russo e gírias. Inicialmente, Kubrick ficou com medo de que tivessem usado muito da língua e o filme se tornasse inacessível. A edição original do livro sofreu críticas similares, e um glossário de Nadsat foi adicionado em edições seguintes.
Extras
10) A cobra, Basil, foi introduzida no longa por Stanley Kubrick quando ele descobriu que o ator Malcolm McDowell tinha medo de répteis. A intenção do diretor era fazer o personagem de McDowell parecer mais intimidador e claro, era uma piada.