ROTANEWS176 E POR SEGREDODOMUNDO 20/03/2017 12h38 Por Thamyris Fernandes
Acha que só tristeza indica quando alguém está deprimido? Fique atento! Conheça 7 sinais que ajudam a identificar uma pessoa deprimida.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração
Todo mundo sabe que as doenças psicológicas estão mais presentes em nosso dia a dia que imaginamos. Não é raro alguém muito próximo ser diagnosticado com depressão, por exemplo. Mas, será que você saberia identificar uma pessoa deprimida ao seu redor?
Como você vai ver na matéria de hoje, existem sinais pouco comuns que as pessoas podem apresentar quando estão deprimidas e que vão muito além da tristeza. Por exemplo, você sabe que uma pessoa deprimida pode ficar muito mais estressada que infeliz?
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração
Outro sinal de que alguém está deprimido pode ser o cansaço profundo e injustificado, mesmo pelas pequenas tarefas diárias, que costumavam ser feitas sem qualquer esforço. Dá para acreditar nisso?
O mais interessante de tudo é que os sinais de uma pessoa deprimida não costumam parar por aí. Como você vai ver na lista abaixo, existem muitos outros sintomas que podem indicar que algo não vai bem e que essa pessoa precisa da ajuda de um especialista.
Confira 7 sinais que ajudam a identificar uma pessoa deprimida:
1. Alta irritabilidade
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração
Sem sempre uma pessoa deprimida sente apenas uma tristeza profunda. Irritabilidade e agressividade também são sintomas do problema.
2. Falta de sono
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração
Falta de sono à noite, ou de madrugada, e sono excessivo durante o dia, atrapalhando os compromissos profissionais e sociais.
3. Dores por todo o corpo
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração
O corpo e a consciência estão diretamente ligados. Logo, no caso de uma pessoa deprimida, é comum que o organismo reaja com dores inexplicáveis nas costas, nos músculos, na cabeça e assim por diante, quando tenta recuperar a saúde psicológica.
4. Falta de energia
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração
Cansaço e falta de energia para as tarefas que costumava realizar sem problemas também podem ser sintomas de uma pessoa deprimida. Claro que é possível que essa seja uma consequência da insônia, mas se até mesmo as pequenas tarefas estão cansando e precisando de um tempo maior para serem realizadas, este pode ser um sinal de problemas mais sérios.
5. Sentimento constante de culpa
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração
Sentir-se culpado e inútil com frequência, por motivos incertos, pode indicar uma pessoa deprimida.
6. Loucuras inesperadas
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração
Comportamentos inesperados e impulsivos também são um sinal do problema. Pessoas tranquilas que passam a ter comportamentos destrutivos, que sedem aos jogos do azar sem nunca ter apresentado tendências para isso antes e que passam a ter comportamentos sexuais de risco ou abusivos também podem estar deprimidas.
Essa mudança de comportamento, conforme especialistas, costumam dar apenas alívio temporário, mas, mais tarde, acabam apenas aumentando o vazio interno.
7. Problemas de concentração
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração
Problemas de memória, de foco, perdas de objetos e esquecimento de compromissos importantes também pode ser um sinal de uma pessoa deprimida.
E então, você conhece alguém que possa estar deprimido? Você mesmo, por exemplo, não costuma apresentar alguns desses sintomas frequentemente? Pense bem e, se for o caso, não exite em procurar um especialista ou de aconselhar quem precisa a procurar por ajuda.
Agora, falando em estar deprimido constantemente, o problema pode estar começando pelo seu prato, sabia? Se quiser se informar melhor sobre isso, não deixe de conferir também: 10 alimentos que causam depressão e você não sabe.