ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 16/07/2022 09:57
NOTÍCIA / REDAÇÃO
Encontro renova o juramento dos integrantes pela vitória e pelo desenvolvimento rumo ao futuro
Reprodução/Foto-RN176 Foto comemorativa dos cinquenta anos de fundação do grupo. (Grupo horizontal de Segurança e Proteção da BSGI) – Foto: BS
Com o lema eterno “Jamais ser Derrotado”, grupo Gajokai da BSGI celebrou, no último dia 10 de julho, no Auditório da Paz do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, seus cinquenta anos de atuação. A atividade presencial, que cumpriu todos os protocolos sanitários de segurança, teve a participação de representantes e foi transmitida via YouTube para o Brasil inteiro. Contou com relatos de vitórias e uma perspectiva sobre a atuação dos seus integrantes no desenvolvimento da organização de base e na comprovação na sociedade. No mesmo dia, no Centro Cultural do Rio de Janeiro, os integrantes do grupo da localidade se reuniram para marcar a significativa passagem do jubileu de ouro.
Fundado em 11 de julho de 1972, o Gajokai era composto inicialmente por 120 jovens, determinados a se tornar valores para a sociedade. Hoje, por todo o país, o grupo protege as sedes regionais com abnegada atuação e compromisso. Mesmo em meio ao isolamento social, o Gajokai realizou visitas de incentivo, estreitando os laços de amizade e de companheirismo. Ficou nítido esse dinamismo do grupo nos relatos dos membros ao longo da programação.
O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, enviou mensagem comemorativa. Em um trecho, ele enfatiza: “Vocês são preciosos sucessores da Soka Gakkai”.1 Leia mensagem na íntegra
“Um só coração. Gajo. Gajo”
Os participantes assistiram à cerimônia de formatura de alguns companheiros do Gajokai. Representando os formandos, Renato Willian Cardoso relatou seus dramas superados por meio da sincera atuação no grupo e disse que foram momentos dourados de sua vida.
De forma descontraída, mas com seriedade, o coordenador da Divisão Masculina de Jovens (DMJ), Edjan Santos, e o coordenador do Gajokai, Vinicius Alexis, responderam a perguntas no “Papo de Keibi”. Nesse momento, ambos falaram sobre a importância da atuação dos membros do Gajokai na organização de base como bravos heróis na sociedade.
Respondendo a uma das perguntas, Vinicius Alexis enfatizou que o ponto que representa a nova era do grupo é criar o Gajokai que comprova: “Vamos ter o companheirismo como base para estar ao lado de todos em qualquer momento, bom ou ruim, e isso é atuar da forma plena. O Gajokai oferece treinamento focado no ser humano. Pertencer ao Gajokai é receber treinamento para toda a vida”.
Reprodução/Foto-RN176 Momentos da atividade realizada em São Paulo e transmitida para todo o Brasil. Acima, Integrantes recebem incentivos (Grupo horizontal de Segurança e Proteção da BSGI) – Foto: BS
Já Edjan Santos respondeu à pergunta “Qual deve ser a atuação do Gajokai na organização de base?”. Edjan disse que é avançar com otimismo, daimoku em primeiro lugar e estar com o coração aberto. Os membros do Gajokai devem ir ao encontro das pessoas para incentivá-las e, assim, ambos se desenvolvem. Cada organização que possui o Gajokai deve ser uma organização vitoriosa”.
Nas considerações finais, Edjan agradeceu pelo apoio na realização da atividade dos cinquenta anos do Gajokai e finalizou: “Agora, devemos pensar nos próximos cinquenta anos. Também, vamos visualizar o ano de 2030, tendo em mente ‘Com qual condição vou receber 2030’. Praticamos o budismo para a nossa revolução humana. Não vamos nos perder em nada. O significado de keibi é garantir a proteção de todos os membros mediante sincero daimoku. Vamos garantir a vitória pessoal e da nossa organização de base, bem como o desenvolvimento do grupo e de toda a BSGI”.
Verdadeiro palco da nossa missão
Em um discurso do presidente Ikeda, ele apresenta o seguinte significado sobre o Gajokai:
Em janeiro de 1971, alguns líderes da Divisão Masculina de Jovens vieram me consultar a respeito dos planos de reorganização dos grupos formados por integrantes dessa divisão, os quais se responsabilizavam por proteger nossas sedes regionais em cada localidade — na época, chamados de grupos de keibi — tornando-os um único grupo de nível nacional. Sugeri na ocasião que esse novo grupo para o treinamento de líderes capazes fosse chamado de Gajokai (que significa, literalmente, Grupo Fortaleza), por causa de sua missão de proteger as fortalezas do kosen-rufu — nossas sedes regionais e outros prédios. O Gajokai foi fundado no mês seguinte, em 1º de fevereiro.
O Sr. Toda gostava muito da palavra “fortaleza” desde a época dos dias pioneiros da Soka Gakkai. Por favor, tenham a certeza de que seus esforços para proteger nossas sedes, mesmo que não sejam vistos pelos outros, nunca deixam de ser percebidos pelas divindades celestiais — as forças protetoras do universo. Muitas pessoas ainda não compreendem totalmente como nossos membros do Gajokai se empenham com todo o esforço. A dedicação e a eficácia com que eles se aplicam a manter tudo protegido e em segurança são, sem dúvida, muitas vezes subestimadas.2
Representando essa força, os participantes receberam incentivos de José Luiz Prieto do Nascimento, vice-presidente adjunto da BSGI. Ele relembrou episódios de sua atuação como membro do Gajokai. Um dos momentos que impressionaram todos os presentes foi quando Prieto mostrou o paletó do uniforme que utilizou quando atuou no grupo, falando do seu significado para ele.
Reprodução/Foto-RN176 Diálogo entre o coordenador do Gajokai (Grupo horizontal de Segurança e Proteção da BSGI), Vinicius Alexis, e o coordenador da DMJ, Edian Santos – Foto: BS
Prieto enfatizou um incentivo de um veterano ao ingressar no grupo: “O Gajokai é uma família”. Então, ele atuou com o apoio de seus familiares e incentivava os demais com esse mesmo espírito. Compartilhando orientações do presidente Ikeda, Prieto solicitou aos membros que jamais desistam da prática da fé: “Não vivemos do passado, usamos o passado para fortalecer nosso futuro. Não vamos permitir que ninguém se afaste da organização. Gajokai é vitória, vamos nos levantar. Cada qual reúna a coragem do rei leão. Nada consegue impedir o caminho do leão, não existe oração sem resposta. Levantem-se sós e promovam o kosen-rufu. O tempo passa muito rápido, aproveitem e tenham a certeza da vitória”.
Mensagem de congratulações do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda
Meus parabéns pelo 50o aniversário de fundação do Gajokai do Brasil! Muito obrigado pelos dedicados esforços!
Nesta época de inúmeros desafios e dificuldades, vocês têm se empenhado arduamente pelos amigos e pela comunidade local, hasteando a grandiosa filosofia do respeito à dignidade da vida.
Vocês são os preciosos sucessores da Soka Gakkai! Visando nosso centenário de fundação, peço que cultivem uma juventude de extraordinário progresso dinâmico, estabelecendo imponentemente o “estandarte do budismo é vitória ou derrota”, tanto no trabalho, nos estudos como nas atividades da organização, embasados na fervorosa oração que emprega a estratégia do Sutra do Lótus antes de qualquer outra.1
Estou lhes enviando daimoku, orando pela boa saúde e atuação vigorosa, como também pela gloriosa vitória de cada um de vocês.
Em julho de 2022
Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional
Nota: 1. Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 267, 2019.
No topo: foto comemorativa dos cinquenta anos de fundação do grupo.
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.615, 16 jul. 2022, p. 15.
- Idem, ed. 1.988, 23 maio 2009, p. A3.
Fotos: BS