Qantas vai reativar todos os A380 e quer substituir velhos A330

ROTANEWS176 E POR AIRWAY 25/08/2022 13:10                                                                                                    Por Peter Fussy

Aérea australiana vai promover nova competição para escolher substituto dos A330

 

Reprodução/Foto-RN176 Durante a pandemia, Airbus A380 da Qantas ficaram guardados no deserto da Califórnia (Peter Lavender)

Qantas confirmou nesta quinta-feira (25) que vai retomar os voos comerciais com todos os seus dez Airbus A380 até o final de 2023. Além disso, a companhia australiana fará uma competição para escolher um substituto para sua frota de A330.

 

RN176; –  A380: metade da frota global volta a operar

RN176: – Qantas finaliza pedido gigante da Airbus

Assim como outras empresas aéreas, a Qantas desativou sua frota de A380 com a queda da demanda durante a pandemia de COVID-19, o que gerou temores de que o maior jato de passageiros do mundo teria dificuldades para voltar aos céus.

No entanto, o retorno está sendo mais rápido do que o esperado e pode ser que haja demanda para novos superjumbos como o A380, como afirmou o chefão da Emirates.

A Qantas aposentou definitivamente apenas dois de seus 12 A380 por excederem os requerimentos atuais e voltou a operar cinco deles em julho deste ano. Os outros cinco A380 estão passando por atualização de cabine e devem voltar logo que estiverem prontos.

Outras companhias da  região, como Malaysia Airlines e Thai Airways, ainda não têm planos de reativar seus A380. No final de junho, cerca de metade da frota global de A380 estava operando.

Reprodução/Foto-RN176 Qantas vai subsituir frota de A330 (Qantas)

Boeing x Airbus

Com pedidos firmes feitos à Airbus para 20 A220-300s, 20 A321XLRs e 12 A350-1000s para o Projeto Sunrise, que vai oferecer voos superlongos com quase 20 horas de duração, a Qantas agora vai atrás de renovar a frota de A330. Seus dezoito A330-200 e dez A330-300 têm entre quatorze e dezoito anos e estão chegando ao final da vida útil.

Assim como fez para escolher os “narrowbodies”, a companhia australiana fará uma competição nos próximos 12 a 18 meses para a substituição dos A330. Na última competição promovida pela Qantas, a Airbus levou a melhor em um longo processo de análise que incluiu também o Boeing 737 MAX e o Embraer E2