ROTANEWS176 E POR AIRWAY 02/06/2023 18:50 Por Ricardo Meier
Aeronave que estava fora da frota ativa há mais de três anos assumiu o voo entre Munique e Boston.
Reprodução/Foto-RN176 O A380 D-AIMK foi o primeiro a voltar a voar na Lufthansa.RN176 O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) (Divulgação)
Após uma etapa de recuperação das condições de voo e treinamento das equipes, o primeiro Airbus A380 da Lufthansa voltou ao serviço ativo em 1º de junho.
A aeronave de matrícula D-AIMK, uma das mais novas da frota, decolou de Munique para Boston, nos EUA, no voo LH 424, marcando a retomada das operações com o maior avião de passageiros do mundo.
Também na quinta-feira, outro A380, de matrícula D-AIML, partiu da capital da Baviera para Manila, nas Filipinas, mas provavelmente em um voo de treinamento.
A Lufthansa suspendeu os voos com o A380 logo no início da pandemia do Covid-19, há pouco mais de três anos. Na época, a direção da transportadora alemã chegou à conclusão que a aeronave não voltaria a ser utilizada por conta dos altos custos de operação.
Dos 14 A380 recebidos, seis foram vendidos de volta para a Airbus enquanto os oito remanescentes foram armazenados, à espera de um possível comprador.
Reprodução/Foto-RN176 A Lufthansa criou um novo hub para os A380 em Munique.RN176 O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) (Divulgação) (Divulgação)
O forte retorno da demanda por voos de longa duração combinado ao atraso na certificação do Boeing 777-9 motivou a Lufthansa a rever sua decisão.
No ano passado, Carsten Spohr, CEO da empresa aérea, anunciou que alguns A380 voltariam ao serviço. Além de Boston, também Nova York contará com a aeronave de dois deques a partir de julho.
Em outubro outros dois destinos entrarão na lista, Los Angeles e Bangkok, neste caso a primeira vez que o A380 da Lufthansa é usado na rota para a capital da Tailândia.
Até o momento, a Lufthansa não divulgou o que será dos quatro A380 ainda armazenados.