Brilho da juventude

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  09/06/2023 09:15                                                                INCENTIVO DO LÍDER 

 

Queridos companheiros, espero que todos estejam desfrutando saúde e disposição.

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES

Chegamos à metade do “Ano dos Jovens e do Triunfo”, e como passou rápido. Retomamos as atividades presenciais e celebramos os trinta anos da quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil envoltos pela maravilhosa notícia sobre o fim da pandemia anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no último mês.

De fato, vivemos tempos desafiadores, o que me faz lembrar da passagem do Gosho Abertura dos Olhos que diz “Eu e meus discípulos, ainda que ocorram vários obstáculos, desde que não se crie dúvida no coração, atingiremos naturalmente o estado de buda”.1

Quando tenho um impasse na vida, uma das coisas que costumo fazer é aprofundar minha consciência por meio do estudo, seja lendo um Gosho, seja abrindo a Nova Revolução Humana. Sempre há algo incentivador que preenche meu coração e me oferece as respostas de que preciso. Além disso, relembro meu juramento Kayo, [transmitido pelo Grupo Ikeda Kayo Kai, da Divisão Feminina de Jovens (DFJ)] escrito no auge da minha juventude aos 17 anos.

Neste ano, o Ikeda Kayo Kai completa quinze anos de fundação. Desde o meu ingresso na primeira turma, a extensão desse juramento e a consciência da minha missão se tornam cada vez mais cristalinas. O que me faz lembrar também é o juramento da menina-dragão: “Simplesmente vou me dedicar a ajudar as pes­soas a se tornarem felizes por meio da Lei Mística que me salvou”.2

Quão nobre e poderoso é o juramento de um bodisatva da terra! Realmente, o juramento transcende a distância, o tempo e o espaço. Devo isso não só ao meu mestre, mas também aos veteranos da organização. Eles transmitiram esse sentimento para a geração futura, da qual faço parte, que não teve a chance de se encontrar presencialmente com Ikeda sensei.

Como sou da terceira geração de praticantes da minha família, cresci em um ambiente em que meus pais constantemente me falavam sobre as oportunidades que tiveram de se encontrar com sensei, em especial, em sua terceira e quarta visitas ao Brasil. Minha mãe sempre compartilhava a seguinte frase: “Tudo o que vivi na minha juventude foi meu maior tesouro”.

Meus pais são grandes incentivadores e, mesmo em meio aos desafios da terceira idade, vêm comprovando a veracidade da prática da fé e atuando ativamen­te na organização. Recentemente, meu pai me incentivou, dizendo: “Toda preocupação em prol do kosen-rufu é a manifestação de boa sorte”. Avaliando minha vida hoje, posso dizer que meus pais estão cobertos de razão.

Ao longo desses anos, fortaleci meu caráter e minha personalidade por meio das diversas oportunidades de atuação nas atividades da Soka Gakkai, reconfirmando meu juramento, assim como meu mestre incentiva:

Quando permanecemos fiéis a esse juramento, a ilimitada coragem, sabedoria e compaixão do Buda emanam de nossa vida. Quando nos empenhamos de corpo e alma para concretizar esse juramento, até mesmo o “veneno” do desafio mais difícil pode se transformar em “remédio”, e o carma, em missão.3

Imagino que a realidade de cada um seja desafiadora, mas, como jovens discípulos Ikeda, não há nada que não possa ser superado se tivermos a prática da fé, o estudo do budismo e o juramento de mestre e discípulo em nosso coração e incorporado em nossas ações diárias.

Cabe a mim, jovem Soka, continuar o legado de todas as pessoas que viveram em prol da Lei de construir a nova era da Soka Gakkai no palco de minha missão. Vamos, juntos, renovar nosso juramento neste “Ano dos Jovens e do Triunfo” com muito mais vitórias!

Naira Samezina

Vice-coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 296, 2020.
  2. Terceira Civilização, ed. 525, maio 2012, p. 42.
  3. IKEDA, Daisaku. Pode Haver uma História mais Maravilhosa do que a Sua. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 39.

Ilustração: GETTY IMAGES