ROTANEWS176 E POR OLHAR DIGITAL 05/07/2023 13h19 Por Flavia Correia
Embora o asteroide, descoberto em 2019, seja considerado “potencialmente perigoso”, a NASA garante que não há com o que se preocupar.
Reprodução/Foto-RN176 representação artística de um asteroide passando perto da Terra. Crédito: Aleksandra Sova – Shutterstock
Um asteroide de diâmetro médio estimado em 268 metros (mais que o dobro do tamanho do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro) está se aproximando da Terra.
Na madrugada de sexta-feira (7), a rocha espacial, batizada de 2019 LH5, vai passar a pouco mais de 5,7 milhões de quilômetros daqui, o que equivale a 15 vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua. Segundo a NASA, isso vai acontecer por volta da 1h10 (pelo horário de Brasília).
Embora o corpo celeste, descoberto há quatro anos, seja considerado “potencialmente perigoso”, a humanidade não tem com o que se preocupar, já que ele vai passar a uma distância segura.
Além disso, a NASA estimou as trajetórias de todos os objetos maiores de 140 metros, a uma distância de até 7,5 milhões de km, até depois do fim deste século, descobrindo que a Terra não enfrenta nenhum perigo conhecido de uma colisão apocalíptica de asteroides pelo menos nos próximos 100 anos.
Você irá fica sabendo mais assuntos relacionados a asteroides:
RN176; – A Lua nos protege de asteroides?
RN176; – EUA atualizam plano de defesa contra asteroides
RN176; – Veja um asteroide do tamanho de uma orca passando perto da Terra
Passagem de asteroide vai ser transmitida pela internet
Para quem estiver interessado em testemunhar o evento, haverá uma transmissão online em tempo real pelo Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual), um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália. A live será no canal oficial do projeto no YouTube, a partir das 18h de quinta-feira (6).
Na manhã desta quarta-feira (5), o perfil do Virtual Telescope Project no Twitter divulgou uma imagem do asteroide 2019 LH5, captada durante a madrugada.
Segundo um comunicado publicado no site oficial do projeto, o registro foi feito quando a rocha estava a cerca de 7,1 milhões de quilômetros da Terra. Ainda de acordo com a nota, a transmissão ao vivo da passagem desse objeto faz parte das comemorações do Dia Internacional do Asteroide (Asteroid Day), celebrado em todo o mundo no dia 30 de junho.