O caminho da gratidão

ROTANEWS176 11/08/2023 13:40                                                                                                                            CONHEÇA O BUDISMO DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Os Três Tesouros constituem um conceito fundamental do Budismo de Nichiren Daishonin. Tendo-os como base, as pessoas podem se desenvolver e promover a propagação da filosofia budista de forma correta.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES

No escrito Saldar as Dívidas de Gratidão, o buda Nichiren Daishonin observa:

A velha raposa jamais se esquece da colina onde nasceu. A tartaruga branca retribuiu ao ato de bondade de Mao Bao. Se mesmo criaturas inferiores têm essa consciência, os humanos deveriam ter muito mais!1

Nesse escrito, Daishonin nos ensina a importância de saldar a dívida de gratidão com os pais, o mestre, os Três Tesouros do budismo e o soberano, também conhecidos como “as quatro dívidas de gratidão”. Algumas fontes citam a dívida de gratidão com todos os seres vivos.

Ele ressalta a importância de saldar a dívida de gratidão como uma atitude fundamental do comportamento humano. Enfatiza especificamente a dívida com o mestre e afirma que, para saldar tal dedicação, a pessoa deve compreender o budismo e atingir a iluminação. Para isso, ela deve se empenhar com determinação na prática budista, e, para atingir a iluminação, deve também praticar os ensinamentos do budismo. Mas quais?

Um dos seus princípios mais importantes trata dos Três Tesouros. Eles se referem aos três elementos essenciais que definem a linhagem de uma doutrina. Assim, analisando os Três Tesouros, pode-se verificar se a linhagem está sendo seguida de acordo com o ensinamento do fundador.

Os Três Tesouros são: Tesouro do Buda, que se refere ao próprio Buda; Tesouro da Lei, que corresponde ao ensinamento revelado pelo Buda; e Tesouro da Ordem (Budista), que se refere ao discípulo que herda, transmite e propaga a Lei ou o ensinamento do Buda.

Dessa forma, percebe-se que as correntes religiosas e filosóficas não teriam sentido sem esse princípio. Toda religião possui um fundador, um ensinamento e uma perpetuação por intermédio dos discípulos. Se um desses pontos forem alterados, perde-se sua linhagem original e sua veracidade, deixando de ser a mesma religião. Costumes, formalidades, tendências sofrem evoluções e mudanças. Porém, os princípios conceituais de uma doutrina são eternos. São chamados de Três Tesouros porque jamais perderão a grandiosidade do seu valor.

No Budismo de Shakyamuni, o Tesouro do Buda é Shakyamuni, o Tesouro da Lei são os vinte e oito capítulos do Sutra do Lótus e o Tesouro da Ordem (Budista) é o bodisatva Jogyo.

No Budismo de Nichiren Daishonin, o Tesouro do Buda é Nichiren Daishonin, o Tesouro da Lei é o objeto de devoção (Gohonzon) e o Tesouro da Ordem (Budista) é Nikko Shonin, sucessor imediato de Nichiren Daishonin.

Daishonin é o buda eterno que incorpora as três virtudes de soberano, mestre e pais. Ele enfrentou incontáveis perseguições a fim de abrir o caminho direto para o estado de buda para todas as pessoas.

O Tesouro da Lei corresponde ao Gohonzon, a manifestação da vida eterna do Buda. É também a entidade do Buda da unicidade de pessoa (Nichiren Daishonin) e Lei (Nam-myoho-renge-kyo) e possui incontáveis outras virtudes insondáveis.

Nichiren Daishonin transferiu seus ensinamentos a seu sucessor imediato, Nikko Shonin. Dos seis sacerdotes seniores que juraram proteger o budismo após a morte do Buda, somente Nikko Shonin compreendeu totalmente a profundidade da iluminação de Nichiren Daishonin. Suportando bravamente as terríveis pressões, ele preservou os ensinamentos de Nichiren Daishonin com sua pureza e assegurou a transmissão deles para as futuras gerações. Assim, Nikko Shonin é reverenciado como Tesouro da Ordem (Budista). Em sentido mais amplo, todos os que creem no budismo e o propagam podem ser considerados como o Tesouro da Ordem (Budista).

De toda forma, conhecer os princípios budistas, como os Três Tesouros, é fundamental para discernir o correto caminho da prática do budismo. Somente com a visão ampliada pela sabedoria e pela benevolência visando livrar as pessoas do sofrimento é que se consegue ampliar o caminho para o kosen-rufu mundial. E esse é o desejo e o decreto do buda Nichiren Daishonin.

Na história da Soka Gakkai, devido aos sucessivos presidentes que compreenderam o real signifi-cado dos Três Tesouros do Budismo de Nichiren Daishonin e os protegeram pondo em risco a própria vida, é que inúmeras pessoas abraçaram o Gohonzon e despertaram para a natureza de buda existente na vida. Assim, o correto caminho da fé para os membros da Soka Gakkai é proteger esses Três Tesouros.

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 2.048, 21 ago. 2010, p. A7.

Idem, ed. 1.696, 19 abr. 2003, p. A5.
Nota:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 722, 2020.

Ilustração: GETTY IMAGES

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO