“Por meio do triunfo dos amados jovens, vamos abrir o portal rumo ao centenário de fundação da Soka Gakkai”

ROTANEWS176 26/08/2023 09:55                                                                                                                                DISCURSO DO PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI                                                                                                      Por Minoru Harada

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, discursa na 14a Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai (Tóquio, 9 jul. 2023) – Foto Sekyo Press

 

Discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, proferido na 14a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, em 9 de julho de 2023.

Sinceras congratulações pela realização da 14ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai e do Encontro das Divisões dos Universitários e dos Estudantes.

No dia de hoje, estão participando 23 representantes da Costa do Marfim, cujo diretor-geral, Pierre Véh, nos brindou há pouco com um maravilhoso relato de atividades. Sejam muito bem-vindos a um local tão distante! Eu os saúdo do fundo do coração.

Nos últimos anos, uma das características das crianças e dos jovens japoneses é a da dificuldade de se autoafirmar da maneira como são, isto é, possuem baixa autoestima.

Por outro lado, o que se observa na voz dos jovens Soka, bem como no sorriso deles em fotos publicadas no dia a dia do Seikyo Shimbun, são dramas do revivescer que podem ser consideradas a recuperação da autoestima.

São incontáveis relatos de jovens recém-convertidos ou de membros das Divisões dos Universitários e dos Estudantes que decidiram se empenhar na prática da fé, dizendo: “Meu veterano me elogia bastante, apesar de ser uma pessoa tão limitada. Ele me entende e me apoia. Isso me deixa realmente feliz, aliviando o peso do meu coração e me faz sentir bem”.

Os incentivos da família Soka não se limitam a um “está tudo bem” momentâneo ou apenas de aparência. São incentivos que nascem do respeito sincero pela pessoa, acreditando no potencial dela, e orando pela sua vitória e felicidade, com uma afirmação convicta da confiança nela. E, na essência, existe a filosofia de vida do budismo que prega o ilimitado potencial inerente a cada pessoa, reforçada pela experiência pessoal de que ela própria conseguiu renascer por meio da prática da fé nessa filosofia.

Quando dialogou com a futurista americana Hazel Henderson, ao ser perguntado sobre o porquê de as atividades da Soka Gakkai se expandiram em escala mundial, Ikeda sensei respondeu de forma clara e concisa em uma frase: “É porque sempre valorizamos uma única pessoa”.

É ninguém menos a não ser Ikeda sensei quem vem demonstrando esse exemplo de “sempre valorizar uma única pessoa”, com o sentimento de devotar a própria vida para uma pessoa após outra, expandindo-o para todas no mundo inteiro.

Lembro-me de que, quando era universitário, os jovens estavam loucamente entusiasmados para lutar pelo Tratado de Segurança do ano 1960. Eu mesmo participei, com apaixonada disposição, inclusive de manifestações. Para vocês, das Divisões dos Universitários e dos Estudantes, isso deve soar como “história dos livros didáticos”.

Porém, depois que aquele entusiasmo esfriou, aprendi a lição de quão efêmero era um movimento sem ideologia e senti um vazio. Talvez essa baixa autoestima seja comparável à dos dias de hoje. Nessas condições, quando estava no segundo ano da faculdade, encontrei-me pela primeira vez com Ikeda sensei. Na ocasião, o Mestre nos orientou: “As grandes personalidades de todos os tempos e lugares possuem uma religião como espinha dorsal. Vocês abraçaram uma grandiosa religião. Doravante, visando uma vida extraordinária, esforcem-se!”.

Recebendo essa orientação e imaginando que “Ikeda sensei não é mero ‘religioso’. Ele está, acima de tudo, preocupado com a minha vida. Além do mais, acredita no meu ‘futuro’ e não no ‘presente’”; comecei a sentir que estava vivo.

Além disso, no ano seguinte, quando fui convidado a participar da primeira turma da explanação do Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, Ikeda sensei nos incentivava, abraçando-nos calorosamente, preparando doces ou refeições em todas as explanações. Em uma ocasião, ao perceber que havia sapatos desgastados na sapateira, sensei comprou um par novo para o dono.

Por meio da explanação, ele nos ensinou o humanismo budista de “valorizar uma única pessoa”, o espírito básico da Soka Gakkai, mostrando-o para nós a partir do próprio comportamento.

Uma jovem integrante da Divisão das Mulheres manifestou uma refrescante admiração ao ler o Seikyo Shimbun: “Penso que Ikeda sensei seja uma pessoa que eleva a autoestima de alguém que está passando por dificuldades. Ele dá esperanças às pessoas de ‘Eu também posso’ e faz com que elas extraiam sua força de vontade”.

Embora não seja uma expressão sofisticada, penso que ela descreva, de forma direta, uma visão sobre Ikeda sensei pela geração atual.

Ao completarem trinta anos da libertação de Josei Toda da prisão, em 3 de julho de 1975, Ikeda sensei orientou os jovens que não conheceram seu mestre e que lhe pediram para ensinar sobre ele: “Quase todas as orientações de Toda sensei estão publicadas e também falei sobre ele para vocês diversas vezes. Creio que seria uma boa ideia se todos vocês pensassem nos ensinamentos dele por si sós e chegassem às próprias conclusões sobre ele e a ‘unicidade de mestre e discípulo’ da Soka Gakkai”.1

A maioria dos jovens de hoje, em especial a de outros países, nunca se encontrou com Ikeda sensei. No entanto, lendo as obras Revolução Humana e Nova Revolução Humana, e aprendendo sobre o sentimento e as ações de Shin’ichi Yamamoto, eles os põem em prática na própria vida diária. Creio que, dialogando com Ikeda sensei no coração, sentem gratidão por ele e, por si sós, o consideram seu “mestre”.

Reprodução/Foto-RN176 Os corais Seigi (Justiça) e Fuji (do ensino fundamental-2) entoam a canção da DE, “Corredores da Justiça”, como expressão do juramento dos sucessores pelo kosen-rufu (Auditório Memorial Toda de Tóquio, 9 jul. 2023) – Foto Sekyo Press

Aos membros das Divisões dos Universitários e dos Estudantes, peço-lhes que leiam atentamente os romances Revolução Humana e Nova Revolução Humana, os quais Ikeda sensei escreveu devotando a própria vida, e descubram alguma passagem que a considerem ter sido dedicada pessoalmente a vocês pelo mestre. E assim cresçam, por favor, como alguém que os outros possam dizer “Quando fico com aquela pessoa, eu me tranquilizo” ou “Quando converso com aquela pessoa, fico animado”. Esse é o desejo de Ikeda sensei, e aí se encontra a concretização real do kosen-rufu.

Por fim, o ponto mais importante para a criação de sucessores é o nosso modo de viver da geração de veteranos. Sensei nos orienta: “A existência de uma organização de seguidores em união de diferentes em corpo, unos em mente, na qual o coração do Buda continua a pulsar, possibilita às pessoas que não conheceram Nichiren Daishonin pessoalmente a prática de unicidade de mestre e discípulo com o Buda. Dessa forma, a herança da fé para atingir o estado de buda continua fluindo por toda a eternidade”.2

Quem construirá a organização em união de “diferentes em corpo, unos em mente”, onde pulsa o espírito de Ikeda sensei, criando sucessivamente os discípulos unidos ao mestre por todo o futuro, somos nós em quem sensei confia, dizendo: “Confio-lhes o kosen-rufu” e “Confio-lhes a Soka Gakkai”.

Saldando as dívidas de gratidão com Ikeda sensei por meio do triunfo dos amados jovens, vamos abrir o portal rumo ao centenário de fundação da Soka Gakkai.

No topo: presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, discursa na 14a Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai (Tóquio, 9 jul. 2023) – Foto Sekyo Press

Fotos: Sekyo Press

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 22, p. 26, 2019.
  2. Cf. Ikeda, Daisaku. A Herança da Suprema Lei da Vida. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 111.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO