ROTANEWS176 28/08/2023 12h33 Por Renan da Silva Dores
Reconhecida pelos fones premium com drivers planares magnéticos, a Audeze deve auxiliar a divisão PlayStation a aprimorar os esforços na qualidade de áudio
A Sony Interactive Entertainment (SIE), divisão responsável pelos dispositivos PlayStation, anunciou na última quinta-feira (24) a compra da Audeze, marca de fones de ouvido premium reconhecida pelo amplo uso de drivers planares magnéticos, normalmente utilizados em acessórios para profissionais e entusiastas de áudio. A marca manterá a independência, continuando a atender outras plataformas e públicos, mas deverá auxiliar na ambição da gigante japonesa de aprimorar as soluções de som da família de consoles.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: (Imagem: Reprodução/Audeze) / Canaltech
Termos da aquisição e o custo não foram divulgados, mas o comunicado destaca que o acordo vai “fortalecer os esforços da SIE em continuar a inovar quando se trata das experiências de áudio dos games de PlayStation”, e assegura que a Audeze “vai continuar a operar de forma independente e desenvolver produtos multiplataforma, enquanto aproveita os benefícios de ser parte do ecossistema PlayStation”.
Qual celular os bilionários usam?
Reprodução/Foto-RN176 Usado principalmente em fones para profissionais e entusiastas, o driver planar magnético entrega alta precisão de som e zero distorções (Imagem: Reprodução/Audeze) Foto: Canaltech
Ainda no anúncio, o Vice-Presidente de experiências de plataforma da SIE, Hideaki Nishino, sugeriu que as especialidades da Audeze devem ajudar a Sony a complementar as conquistas de imersão do áudio 3D implementado no PS5, enquanto o CEO da fabricante de fones, Sankar Thiagasamudram, indicou que a negociação deve ajudar a sua companhia “a atingir uma nova escala”.
Estabelecida na Califórnia (EUA), a Audeze é reconhecida pela vasta linha de fones de ouvido e monitores de áudio equipados com drivers planares magnéticos, munidos de uma “tecnologia proprietária”. Mais avançados que os drivers dinâmicos usados pela maioria dos dispositivos de som, os planares magnéticos empregam uma configuração similar a um “sanduíche”, trazendo dois grandes ímãs que abraçam o diafragma (a membrana que vibra para gerar o som), equipado com um condutor elétrico.
Conforme as polaridades dos ímãs variam, o condutor elétrico se move e faz o diafragma vibrar. Esse tipo de driver é associado à alta precisão, já que se move uniformemente em toda sua extensão, bem como à ampla resposta de frequência e ausência de distorção, mesmo nos volumes mais altos, motivos pelos quais é comum encontrá-lo em fones de referência, destinados a profissionais.
Reprodução/Foto-RN176 Os novos fones Pulse Explore e Pulse Elite para PC e PlayStation já utilizam tecnologia da Audeze (Imagem: Divulgação/Sony) Foto: Canaltech
Apesar do grande foco em um público mais técnico, o segmento gamer não é novidade para a companhia — além de oferecer linhas como a Penrose e Maxwell, voltadas para jogos, a Audeze licenciou alguns de seus designs para marcas como a HyperX, que lançou os modelos Cloud Orbit e Orbit S baseados no Audeze Mobius, todos capazes de trabalhar com som 3D.
Mesmo que a compra ainda deva levar um tempo para ser concluída, em virtude da análise de órgãos reguladores de diversos países, a fabricante de fones e a Sony já trabalharam juntas no desenvolvimento dos novos headphone PlayStation Pulse Elite e earbuds PlayStation Pulse Explore, equipados com drivers planares magnéticos personalizados. Também compatíveis com PC, ambos devem chegar ao Brasil até o fim de 2023.
FONTE: SONY