ROTANEWS176 07/09/2023 22h41 Por Nathan Vieira
A teoria levantada por um novo estudo canadense é que o vape e o cigarro podem levar ao estresse oxidativo e assim afetar os vasos sanguíneos nos olhos.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: Edgar Martínez/Pexels / Canaltech
Não é de hoje que a ciência destaca os prejuízos que o vape causa à saúde. Entretanto, um novo estudo publicado na revista JAMA Ophthalmology afirma que o cigarro eletrônico pode ter relação com problemas nos olhos. A pesquisa canadense se concentrou na frequência e gravidade dos sintomas de condições oftalmológicas relatadas por adolescentes e jovens adultos usuários dos dispositivos.
Ao todo, os pesquisadores recrutaram 4.351 participantes, com idades entre 13 e 24 anos. Esses indivíduos foram categorizados de acordo com o uso de cigarros, cigarros eletrônicos ou ambos, e foram questionados sobre a frequência do uso.
Os participantes também foram conduzidos a avaliar sua visão, e solicitados a indicar a frequência e a gravidade de 10 sintomas que ocorrem dentro e ao redor dos olhos: desconforto ocular, dor, queimação, coceira, vermelhidão, secura, sensibilidade à luz, vista embaçada, fadiga ocular e dores de cabeça.
Dos participantes, 50,2% usaram cigarros eletrônicos e 36,5% fumaram cigarros comuns. Entre os 1.092 usuários dos últimos 30 dias, 44,3% eram usuários duplos. Já entre os 919 usuários dos últimos sete dias, 45,8% eram usuários duplos.
O estudo revelou que os participantes que fumaram apenas cigarro pelo menos uma vez na vida tiveram maior probabilidade de sentir queimação, visão embaçada e sensação de secura em comparação com os outros. Já os usuários de cigarros comuns dos últimos 30 dias tiveram maior probabilidade de ter visão embaçada mais grave e mais frequente em comparação com os outros.
Reprodução/Foto-RN176 Vape e cigarro podem despertar problemas oftalmológicos (Imagem: DegrooteStock/Envato) Foto: Canaltech
Vape e cigarro levam a problemas oftalmológicos
Entre 1,1% e 3,9% dos usuários duplos relataram sintomas oftalmológicos graves a muito graves e entre 0,9% e 4,3% relataram sintomas diários. As pessoas que usaram tanto cigarros eletrônicos quanto os comuns nos últimos sete dias eram mais propensas a ter desconforto mais grave e mais frequente em comparação com todos os outros participantes.
Segundo os pesquisadores, as descobertas sugerem que os usuários duplos correm maior risco de sintomas oftalmológicos, independentemente da frequência do uso de cigarros e cigarros eletrônicos.
Mas por que acontece essa relação? A teoria é que a causa seja o estresse oxidativo, que pode afetar os vasos sanguíneos nos olhos. No entanto, a própria equipe reconhece que mais estudos são necessários para validar as descobertas.
Vape desperta problemas na saúde
O vape pode afetar diversas áreas do corpo humano. A mais comum é o pulmão. Um artigo conduzido pelo Center for Tobacco Research, da The Ohio State University (EUA), afirmou que o uso do cigarro eletrônico pode gerar problemas respiratórios já no primeiro mês. Esse período implica em um risco 78% maior de sentir falta de ar e 50% maior de sintomas de bronquite.
Além disso, em 2022, um estudo publicado na Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, reiterou que o vape é prejudicial ao coração — mais do que se pensava.
FONTE: JAMA Ophthalmology