VÍDEO: DE UMA REPORTAGEM NA ÍNTEGRA! –
ROTANEWS176 08/09/2023 18:17 Por Pryscilla Paiva
Ar polar vai deixar tempo mais aberto em algumas áreas neste fim de semana, mas, na segunda-feira (11), já existe previsão de uma nova frente fria.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: Governo do Rio Grande do Sul
Na manhã desta sexta-feira (8), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 41 o número de vítimas fatais atingidas pelo ciclone extratropical, que passou pelo estado esta semana, causando destruição em diversas cidades da região do Vale do Taquari. As equipes de segurança do governo, da Marinha e do Exército seguem nos trabalhos de resgate.
Mais de 3 mil pessoas já foram resgatadas de um total de 83 municípios afetados. As vítimas fatais estão concentradas nas cidades de Muçum, Roca Sales e Lajeado, que são as mais afetadas pelo avanço das águas. O Vale do Taquari e Caí são regiões que concentram famílias de produtores de pêssego, pecuária de leite e criações integradas de suínos e aves, além da produção de grãos que ainda estão estimando os estragos. Nesta área, que conta com cerca de 20 municípios, há um total de 8 mil produtores com prejuízos de todas as magnitudes.
A Defesa Civil segue monitorando a situação das bacias hidrográficas e o palácio do Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, abriu as portas nesta quinta-feira (7), para receber donativos que serão encaminhados para as vítimas afetadas pelas enchentes. O governador Eduardo Leite e secretários de estado vão nesta sexta-feira a Bento Gonçalves, na serra gaúcha, para uma reunião com prefeitos da região. Até a tarde desta sexta-feira são 43 feridos e 25 pessoas seguem desaparecidas. O número de desabrigados é de quase 3 mil pessoas e mais de 7.600 moradores estão desalojados. Ao todo, cerca de 123 mil pessoas foram afetadas pelo fenômeno.
O pior de tudo é que, de acordo com as projeções do tempo, existe chance de mais chuvas na região.
Neste sábado (9), ainda vão ser registrados altos acumulados de chuva na região metropolitana de Porto Alegre, norte do estado, Santa Catarina e o sul do Paraná. O dia vai começar chuvoso entre a Campanha, Fronteira Oeste e região central do Rio Grande do Sul. “Vamos ter um breve período de tempo firme com a diminuição da chuva neste fim de semana devido à entrada de uma massa de ar de origem polar que, além de diminuir as temperaturas, dá uma breve janela de tempo seco para os gaúchos neste fim de semana”, explica o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
Segundo Müller, de qualquer maneira, o alerta permanece porque o solo está extremamente encharcado no Rio Grande do Sul e a trégua dos temporais será breve. No fim de semana, o tempo segue nublado e com pouca chuva no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no norte e oeste do Paraná.
Nova frente fria
Na segunda-feira (11), uma nova frente fria volta a trazer chuva volumosa em diversas áreas do Rio Grande do Sul com a chance de outros 150 milímetros em áreas que já receberam mais de 300 milímetros nesta semana e já estão com a média climatológica superada em mais de 80%. As regiões mais fragilizadas podem voltar a sofrer estragos com a volta da umidade. Além da chuva, há previsão de ventos fortes. A Defesa Civil já publicou um alerta para chances de novos transtornos.
Socorro do governo
Por conta da participação de Lula no G20 na Índia, o presidente em exercício Geraldo Alckmin vai visitar o estado neste domingo. Uma reunião com a participação de 10 ministérios foi realizada para discutir sobre as ações do governo para dar suporte às famílias atingidas com o envio de 20 mil cestas de alimentos. Desse montante, 5 mil já devem ser encaminhadas neste domingo.
O ministério da saúde também já enviou kits de medicamentos para 15 mil pessoas e está ampliando a capacidade de atendimento do hospital de Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre, e também acionou a força nacional do SUS para colaborar nos atendimentos.
Além de todas essas medidas assistenciais, o governo federal também anunciou o repasse emergencial de recursos para as prefeituras de R$ 800,00 por pessoa a partir de hoje.
RN176; Assista uma reportagem completa do Jornal policial PRIMEIRO IMPACTO do SBT, com solidariedade do presidente Lula em sua lave ‘CONVERSA COM O PRESIDENTE’ o que ocorreu e como começou a tragédia, causada pelo Ciclone no Rio Grande do Sul. Faça o seu comentário deste tragédia?
FONTE: CANAL RURAL/SBT