ROTANEWS176 22/09/2023 15:30 ESPECIAL DIRETO DO JBS
Reflexões sobre cidadania (parte 12)
COMISSÃO DE ESTUDOS SOBRE CONSCIÊNCIA POLÍTICA DA BSGI
Reprodução/Foto-RN176 Ilustração retrata o primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi
Tsunesaburo Makiguchi (1871–1944), primeiro presidente da Soka Gakkai, foi um reformista social. Suas ideias de transformação da sociedade tinham como base sua teoria de valor, ou seja, a noção de que o propósito da vida humana é a criação de valor. O campo de atuação dele foi a educação e, posteriormente, a religião.
A época em que Makiguchi viveu coincidiu com a Restauração Meiji (1868-1912), período de grandes transformações da sociedade japonesa. Esse tempo representou o fim do xogunato (governos militares) de Tokugawa e a centralização do poder político na figura do imperador.
Essa era foi marcada por significativas transformações no Japão, tanto na área política como também social e econômica. Como resultado de tais mudanças, houve o desmantelamento do antigo regime feudal, seguido da modernização e da industrialização do país e sua abertura para o Ocidente.
Do ponto de vista da organização política, um fato marcante foi a promulgação da primeira Constituição do Japão em 1889 (Constituição Meiji), instituindo uma monarquia constitucional, permitindo a formação de partidos políticos e a realização de eleições (limitadas). O sistema legislativo era bicameral, composto por uma câmara baixa, em que os representantes eram escolhidos por meio de eleições, e uma câmara alta com representantes diretamente nomeados.
O primeiro-ministro e seu gabinete não eram escolhidos pela coalização dominante no parlamento, mas sim por meio de um conselho de anciãos, que assessoravam diretamente o imperador na sua tomada de decisões. O imperador era o chefe de Estado e, além de suas funções oficiais, tinha papel social importante como símbolo de unificação nacional.
Ao longo do período, ideias nacionalistas ganhavam relevância crescente e se manifestavam de diferentes maneiras. Instituições e autoridades militares passaram a ocupar importantes funções governamentais em razão do êxito japonês em campanhas de expansão territorial contra a China (1894-1895), Rússia (1904-1905) e nações ocidentais que ocupavam o sudeste asiático na Coreia, Manchúria, Indochina e em Taiwan.
No campo da educação, o cunho nacionalista estava presente na codificação do Édito Imperial sobre Educação (Kyoiku Chokugo) de 1890, no qual se mencionava que o papel da educação era o de formar cidadãos com valores como lealdade, obediência e harmonia social. Em certo trecho, esse decreto imperial afirmava que “em caso de ocorrência de uma grave emergência, deve-se, com sentimento de justiça, dar prioridade ao público (Estado) e, por extensão, salvaguardar o destino da família imperial”.
Makiguchi se posicionou contrário a essa visão nacionalista, pois entendia que o papel da educação deveria ser voltado à criação de “valor humano”, ou seja, que o conhecimento deve buscar a felicidade e ser relevante para a vida e as atividades cotidianas. Ele publicou textos e livros expondo sua oposição à visão oficial, propondo reformas do sistema educacional japonês e detalhando sua filosofia do processo pedagógico e educacional.
Se a educação foi o campo de atuação em grande parte da vida de Makiguchi, no período final de sua existência, após conhecer o Budismo de Nichiren Daishonin — aos 57 anos, em 1928 —, ele voltou sua atenção para a religião. Makiguchi encontrou nos ensinamentos de Nichiren Daishonin o fundamento para sua teoria de valor: a partir da transformação individual propiciada pela prática budista, é possível almejar uma vida em que a busca da felicidade plena seja atingida.
A visão nacionalista da época também estava presente no campo da religião, sob a forma da instituição do xintoísmo do Estado como religião oficial. De acordo com essa doutrina, o povo japonês deveria aceitar a fé no xintoísmo e adorar o imperador.
À medida que o esforço de guerra japonês durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) aumentava, também se intensificava a pressão para se unificar as instituições religiosas em torno da religião oficial com a aceitação do talismã xintoísta.
Esse episódio ainda teve um efeito marcante na vida de Makiguchi e de seu discípulo, Josei Toda, porque, pela recusa em aceitar esse talismã, ambos foram presos em 1943 sob a acusação de violação das leis de Preservação da Paz e de Segurança Nacional. Makiguchi, inclusive, acabou morrendo no cárcere.
O encontro de Makiguchi com o budismo foi fundamental tanto para ele próprio como para a propagação desse ensinamento. Pode-se dizer que o budismo, antes e depois desse encontro, é radicalmente distinto. Até então, as seitas budistas eram cerimoniosas, enfatizando os cultos aos falecidos e antepassados, com suas práticas e rituais restritos aos templos. Havia pouca conexão do budismo com a vida cotidiana das pessoas e, em particular, com o alívio do sofrimento humano.
Makiguchi, por sua vez, viu a conexão entre sua teoria de valor e o Budismo de Nichiren Daishonin e percebeu que a propagação desse ensinamento era a forma de as pessoas buscarem a felicidade na vida, entenderem sua missão e, com isso, transformarem a sociedade e o país.
A criação da Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor], em 1930, precursora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor], deu forma institucional à atuação de Makiguchi e de Josei Toda pela criação de valor.
A vida de Makiguchi foi marcada pela coerência e pela coragem. Coerência, pois, tudo o que realizou estava embasado em sua teoria de criação de valor. E coragem, para desafiar o espírito da época, sobretudo o crescente nacionalismo e militarismo, dedicando a própria vida em prol da justiça e da liberdade das pessoas. Esse espírito permanece vivo entre nós e, como membros da organização que ele fundou junto com Toda sensei, nos faz lembrar diariamente da nossa missão como budistas de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.
No topo: Ilustração retrata o primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi
Nota:
- Comissão de Estudos sobre Consciência Política da BSGI: Grupo criado para a pesquisa e a produção de materiais que versam sobre cidadania e política à luz dos princípios budistas, dos escritos de Nichiren Daishonin e das publicações oficiais da Editora Brasil Seikyo.Fontes:
Meiji Restoration. Encyclopedia Britannica. Disponível on-line em: https://www.britannica.com/event/Meiji-Restoration .
MAKIGUCHI, Tsunesaburo. Educação para uma Vida Criativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1998.
Brasil Seikyo, ed. 2.538, 7 nov. 2020, p. 6-7.
Terceira Civilização, ed. 590, 14 out. 2017, p. 18.
Ilustração: Kenichiro Uchida
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO