ROTANEWS176 22/09/2023 15:35 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Do sul do país, Distrito Chapecó fortalece o humanismo Soka em mais de vinte cidades.
Reprodução/Foto-RN176 Reprodução/Foto-RN176 Distrito Chapecó, organização de base da BSGI cujas lideranças e membros têm rompido a distância geográfica com muito senso de missão – Foto: Colaboração local
Chapecó é um município localizado no meio-oeste de Santa Catarina, tem 106 anos e mais de 250 mil habitantes. Distante 557 quilômetros da capital estadual Florianópolis, concentra importantes polos industriais e instituições de ensino superior. É uma cidade planejada, há várias opções para uma vida saudável.
Nessa região, encontramos o Distrito Chapecó, organização de base da BSGI cujas lideranças e membros têm rompido a distância geográfica com muito senso de missão. É um distrito que abraça 135 famílias Soka, espalhadas em mais de vinte cidades nos estados de Santa Catarina e Paraná, num raio de 230 quilômetros de Chapecó. Preparamos um quadro (veja no final) com o nome de todas elas, porque, conforme as lideranças locais ressaltam, “Em cada uma delas, mesmo com uma ou duas famílias, tem uma bandeira Soka fincada”. Com o Brasil Seikyo circulando em todo o Brasil, a expectativa é de que, onde houver amigos e familiares residindo nesses municípios, “saibam que o humanismo Soka está aqui”. Trazemos alguns bastidores da luta empreendida pelo Distrito Chapecó, que integra a RM Oeste Catarinense, CRE Sul.
Triluta!
São três comunidades do distrito, uma delas leva justamente o nome Tri Fronteiras, abarcando membros de cidades vizinhas e três delas fazendo divisa com outros estados. Dionísio Cerqueira, por exemplo, distante 220 quilômetros de Chapecó, está na divisa de Santa Catarina com o Paraná e na fronteira com a Argentina. Atualmente, com dois blocos da comunidade (Dionísio Cerqueira e Pioneiro), há um orgulho reinante entre todos, pois, em 2012, ocorreu a entrega do título de menção honrosa ao Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), pela Câmara Municipal.1 “Temos imensa honra por essa homenagem feita ao nosso mestre, e nos sentimos ainda mais comprometidos em expandir o humanismo Soka na sociedade”, frisa Solange Terezinha Haiduck, responsável pela Divisão Feminina da comunidade.
Reprodução/Foto-RN176 Encontro da Comunidade Tri Fronteira – Foto: Colaboração local
O Bloco Pioneiro atende a cinco cidades e foi fundado em 2019, meses antes da chegada da Covid-19. Com visitas on-line e incentivos, mantiveram-se todos em união, e neste segundo semestre do ano [de 2023], a restruturação das lideranças segue em curso, suprindo a falta de algumas famílias que se mudaram para outros lugares.A própria Solange, líder da DF da comunidade, também se mudou para São Miguel do Oeste, sendo a única família praticante na cidade, a qual registra uma população próxima de 45 mil habitantes. “Minha missão é ainda maior. Estou determinada a ampliar o kosen-rufu daqui”, diz ela, estimulada pelos incentivos que ouviu na última Reunião Nacional de Líderes (RNL) da BSGI.
Pelo desafio logístico de reunir todas as famílias, as atividades são realizadas, em sua maioria, no formato on-line ou híbrido. Quarta é dia de estudo do budismo. As versões digitais dos periódicos da Editora Brasil Seikyo têm sido preferência também por essa questão.
Herdeiros do futuro
As outras duas comunidades, Chapecó e Desbravador, têm seus integrantes mais centralizados em Chapecó, com atuação também em pontos mais afastados.Assim é na Comunidade Desbravador, que possui os Blocos Itália e Leste, este último com membros em duas cidades próximas. “Nossa maior luta é participar nas reuniões de palestra lá, e estamos conseguindo”, esclarece a responsável pela DF da comunidade, Sandra Spricigo. Com as reuniões de palestra, o estudo e o diálogo sendo feitos de forma híbrida para oportunizar a participação de todos, a meta é integrar ainda mais os jovens.
Já a Comunidade Chapecó é composta por cinco blocos: Centro, Oeste, Passo dos Fortes, Xanxerê e Sul. Neste último, relata Lenize Spegiorin, responsável pela comunidade, estão dois membros (mãe e filho) que residem na cidade de Peritiba, SC. Os demais blocos realizam atividades presenciais: a reunião de palestra mensal, o daimoku em conjunto feito na primeira segunda-feira do mês e os encontros da DF.Lenize comenta que ficou muito tocada com o direcionamento da coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, Selma Inoguti, transmitido na última Reunião Nacional de Líderes. “Queremos apoiar a criação dos jovens valores de nossa localidade, que herdarão o futuro. Com uma grande luta de muito mais daimoku, sei que seremos vitoriosos.”
Reprodução/Foto-RN176 Bloco Centro – Foto: Colaboração local
Depois de revigorantes decisões tomadas pelos líderes de bloco e de comunidade, as lideranças do distrito reforçam sua determinação, “Abraçando um a um os membros e simpatizantes, sem medir distância”, afirma Silviane Barbosa de Lima Shimada, responsável pela DF do distrito. “Vamos edificar uma fortaleza de valores humanos em nossa região, criando um ambiente de pessoas felizes, e junto com os jovens formar uma grandiosa onda de expansão.”
“Temos como objetivo principal nos próximos anos estabelecer o local para nossa sede regional. Estamos determinados a contribuir para o fortalecimento dos blocos e das comunidades, gerando um ambiente saudável e alegre”, ressalta Mitsuru Shimada, vice-responsável pela RM e que acumula a função de líder de distrito após a mudança do titular para outra cidade.
Já a responsável pela DF, Neides T. Cararo Lazaro, arremata: “Temos a liderança da juventude Soka da RM, atuando para fortalecer os grupos horizontais e as atividades da DE, vamos avançar juntos nesse apoio”. Os jovens e os estudantes podem contar sempre!
As 23 cidades cobertas pelo Distrito Chapecó
Comunidade Desbravador: Chapecó, Pinhalzinho, Nova Erechin, Maravilha, Serra Alta, São Carlos, Águas de Chapecó, Caibi e São João do Oeste.
Comunidade Chapecó: Chapecó, Xanxerê, Passos Maia, Ponte Serrada, Concórdia e Peritiba.
Comunidade Tri Fronteira: São Miguel d’Oeste, Dionísio Cerqueira (SC), Barracão, Pato Branco, Francisco Beltrão, Clevelândia, Dois Vizinhos, Palmas e Chopinzinho (PR).
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 2.136, 23 jun. 2012, p. A5.
Fotos: Colaboração local
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO