ROTANEWS176 03/10/2023 11:40 Por Ricardo Meier
Silk Way West Airlines, do Azerbaijão, planeja receber sete novos jatos de carga da Boeing além de dois Airbus A350F.
Reprodução/Foto-RN176 O primeiro Boeing 777F da Silk Way WEst Airlines (Boeing)
A Silk Way West Airlines comemorou nesta terça-feira (3) a chegada do seu primeiro Boeing 777F. A aeronave cargueira de matrícula VP-BMG pousou no Aeroporto Internacional Heydar Aliyev, em Baku, vinda de Seattle, nos EUA.
A chegada do 777 é um marco para a empresa cargueira do Azerbaijão, que opera uma frota exclusiva de jatos 747 – são sete 747-400F e cinco 747-8F.
A “fidelidade” ao Jumbo, no entanto, tinha seus dias contados já que a Silk Way tem um acordo para sete novos cargueiros, sendo cinco 777F e dois 777-8F. As entregas das aeronaves devem ocorrer até 2030.
Com capacidade para transportar até 107 toneladas a uma distância de 9.200 km, o 777F promete reduzir os custos da companhia, comparado aos seus quadrimotores.
“Estamos entusiasmados em receber nosso primeiro Boeing 777F em Baku, marcando um momento significativo para a Silk Way West Airlines”, disse Wolfgang Meier, presidente da Silk Way West Airlines.
“Esta adição à nossa frota não só melhora as nossas capacidades, mas também sublinha o nosso compromisso em fornecer serviços de carga sustentáveis aos nossos clientes. Esperamos aproveitar os recursos avançados do Boeing 777F para fortalecer ainda mais nossa posição no mercado global de carga”.
Reprodução/Foto-RN176 A Silk Way terá dois 777-8F em sua frota (Boeing)
“Com a expectativa de que a frota global de carga aérea cresça mais de 60% nos próximos 20 anos, a eficiência incomparável do 777 Freighter aumentará as capacidades da Silk Way West e permitirá que eles ampliem ainda mais suas operações de carga de classe mundial”, disse Paul Righi, vice-presidente de vendas da Boeing, Eurásia. “Estamos honrados em fortalecer nossa parceria à medida que a Silk Way West continua a construir sua frota de cargueiros”.
A Boeing afirma ter 319 encomendas firmes do 777 cargueiro desde o início do programa, em 2005. A partir de 2027, o 777F deixará de se produzido por conta da legislação ambiental, sendo substituído pelo 777-8F, parte da família 777X.
A Silky Way West, no entanto, também não será mais uma cliente exclusiva da Boeing. A empresa aéreajá confirmou os planos de receber dois Airbus A350F no futuro.
FONTE: AIRWAY