ROTANEWS176 10/10/2023 06h00
Parece bobagem, mas alguns hábitos dos motoristas ou negligências aumentam o consumo de combustível de seu carro; veja 4 coisas.
Reprodução/Fotoi-RN176 Seu carro anda bebendo muito combustível? Talvez seja por causas pequenas Foto: VW / Pedro Danthas / Guia do Carro
Os preços dos combustíveis seguem altos e cada motorista acaba fazendo o que pode para conseguir economizar. Porém, mesmo com todos os esforços por parte dos motoristas, os gastos com combustíveis são um dos principais custos dos brasileiros.
Um levantamento feito entre 2020 e 2022 pela Elo, empresa de pagamentos gerenciada pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco, mostrou que os brasileiros gastam em média cerca de 41% do seu orçamento mensal com combustível e alimentação.
O que muitos motoristas talvez não saibam é que existem alguns fatores que acabam contribuindo para o aumento do consumo, e consequentemente dos custos.
O Guia do Carro conversou com a especialista em mecânica de automóveis e gestora da “Na Oficina”, Luciana Félix, que listou 4 coisas que podem consumir mais combustível no seu carro.
Pneus sem calibragem adequada
“Muitos motoristas não sabem, mas pneus descalibrados podem fazer o carro consumir mais combustível. Isso ocorre porque os pneus murchos criam mais atrito com a estrada, forçando o motor a trabalhar mais para mover o veículo.
Recomendo conferir a pressão e as libras corretas conforme o manual do carro. Costumo recomendar a calibragem dos pneus semanalmente e do estepe uma vez por mês. Lembrando que, caso haja peso no veículo, existe uma calibragem específica que também está listada no manual do carro.”
Filtro de ar sujo
“Um filtro de ar entupido pode reduzir o fluxo de ar para o motor, resultando em uma mistura inadequada de ar e combustível. Isso faz com que o motor trabalhe mais, resultando em um aumento no consumo de combustível. Trocar o filtro de ar regularmente pode ajudar a melhorar significativamente o consumo de combustível.”
Excesso de peso
“Carregar itens desnecessários no carro pode afetar o consumo de combustível. Cada quilograma extra exige mais energia para movimentar o veículo. Portanto, é uma boa prática evitar transportar cargas pesadas ou bagagens não utilizadas em porta-malas.”
Escapamento ineficiente
“Esse é um defeito comum em veículos. Poucas pessoas sabem como um escapamento bom é importante para diminuir o consumo de combustível, para melhorar a qualidade do ar liberado no meio ambiente.
Qualquer tipo de vazamento ou danos nas peças desse sistema pode introduzir ar indesejado e reduzir a pressão dos gases de escape, causando uma mistura inadequada de ar e combustível. Isso faz com que o motor funcione de maneira menos eficiente, exigindo mais esforço e, consequentemente, aumentando o consumo de combustível.
Reprodução/Foto-RN176 Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis, tem uma oficina em Belo Horizonte Foto: Divulgação / Guia do Carro
Além disso, esses vazamentos podem confundir sensores de combustível, e é nesse momento que ocorre o aumento excessivo de combustível, por resultar em injeção excessiva de combustível.”
Luciana Félix também comentou sobre a questão ambiental. “Outra situação importante é que quando há problemas no sistema de escapamento, gases nocivos, como monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos não queimados (HC), e óxidos de nitrogênio (NOx), podem vazar diretamente para a atmosfera em níveis mais elevados”, disse.
“Essa poluição do ar não é apenas prejudicial à saúde pública, mas também contribui para o aquecimento global e a manipulação da qualidade do ar”, concluiu.
FONTE: GUIA DO CARRO