ROTANEWS176 13/10/2023 09:10 DICURSO DO DIRETOR-GERAL DA SOKA GAKKAI, SHIGEO HASEGAWA Por SHIGEO HASEGAWA
Reprodução/Foto-RN176 Diretor-geral da Soka Gakkai, Shigeo Hasegawa, discursa na 15a Reunião de Líderes da organização (Tóquio, 2 set. 2023)
Discurso do diretor-geral da Soka Gakkai, Shigeo Hasegawa, proferido na 15ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, em 2 de setembro de 2023.
SHIGEO HASEGAWA
DIRETOR-GERAL DA SOKA GAKKAI
Sinceros parabéns pela realização da 15ª Reunião de Líderes, emocionante e repleta de esperança!
No dia de hoje, estão participando 108 companheiros de 44 países e territórios, em especial, os jovens líderes que vieram ao Japão para o Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI. Sejam muito bem-vindos de locais tão distantes. Gostaria de recepcioná-los de coração. Bem-vindos!
Recentemente, os membros da Malásia e de Singapura celebraram 35 anos desde a primeira visita de Ikeda sensei ao seu respectivo país. Nessa ocasião, o presidente Harada e o vice-presidente Tanigawa visitaram esses países.
Em ambos os países, as atividades comemorativas foram realizadas majestosamente. Ao mesmo tempo, na Malásia, a Faculdade Universitária Nova Era concedeu o título de doutor honoris causa em literatura a Ikeda sensei. Além disso, no encontro com o ministro do Interior, Saifuddin Nasution Ismail, este manifestou sinceras felicitações pela inauguração do Colégio Internacional Soka da Malásia, na manhã daquele dia, a primeira escola internacional no mundo a ostentar a palavra Soka em sua denominação.
No dia de hoje, estão participando os representantes de ambos os países, Malásia e Singapura. Meus sinceros parabéns!
Ao observarmos o grande progresso desses dois países, podem-se lembrar de dois companheiros pioneiros, hoje já falecidos. Um deles é Koh Kian Boon, de Singapura. O outro é Qua Teng Leng, da Malásia. São pessoas de grande mérito que participaram da Conferência para a Paz Mundial, realizada em Guam, na fundação da SGI, em 26 de janeiro de 1975.
Sempre que o Sr. Koh vinha de Singapura ao Japão, Ikeda sensei se encontrava pessoalmente com ele e o incentivava.
Em contato com essa sinceridade do Mestre, o Sr. Koh se emocionava, dizendo: “Sensei me recebe como se estivesse recepcionando um emissário do Buda”.
Então, decidiu construir uma organização ideal em Singapura de acordo com a expressão: “Deve se levantar e cumprimentá-lo de longe, com o mesmo respeito que demonstraria ao Buda”.1
Como primeiro diretor-geral da Soka Gakkai de Singapura, construiu o sólido alicerce do kosen-rufu do país, inabalável diante das estratégias covardes do clero herético e dos traidores da organização. Por outro lado, Qua Teng Leng da Malásia se converteu ao budismo por intermédio de Koh Kian Boon [de Singapura].
Ele se converteu com base em uma única palavra convicta de que “Com essa prática da fé, alcançará a felicidade na medida do seu esforço, nem um pingo a mais nem a menos”.
O Sr. Teng Leng conduziu o irmão mais novo, Sr. Teng Hong, à prática budista e os dois irmãos passaram a se empenhar pelo kosen-rufu da Malásia.
Ikeda sensei continuou incentivando os irmãos Qua, aproveitando sempre as oportunidades de que dispunha, para se aprofundar nos detalhes.
Eu mesmo tive a chance de presenciar um momento em que Ikeda sensei encorajava os irmãos Qua em várias ocasiões.
Muitas e muitas vezes senti a profunda emoção da sincera preocupação do sensei pelos dois, como também pelo seu espírito de procura de sinceridade única.
O Sr. Teng Leng foi o primeiro responsável pela Regional Malásia, e o Sr. Teng Hong, o segundo responsável. E, então, passou a atuar como o primeiro diretor-geral da SGI-Malásia.
Reprodução/Foto-RN176 Participantes da reunião de líderes realizada no Auditório Memorial Toda (Tóquio, 2 set. 2023)
O capítulo “SGI”, do volume 21, do romance Nova Revolução Humana, descreve a cena em que Ikeda sensei orienta Koh Kian Boon e Qua Teng Leng, que participavam lado a lado, com largo sorriso no rosto, da conferência realizada em Guam no dia 26 de janeiro, com as seguintes palavras: “Em benefício do futuro, continuem treinando os jovens. Não temos escolha a não ser confiar o século 21 aos jovens. Todas as áreas que tiverem cultivado jovens serão vitoriosas”.2
Em exato acordo com essa orientação, hoje, tanto em Singapura como na Malásia, foi construído imponentemente o castelo de “valores humanos”.
“As ações de valorizar completamente uma única pessoa” de Ikeda sensei, que perseverou com o espírito dos oito ideogramas de “deve se levantar e cumprimentá-lo de longe, com o mesmo respeito que demonstraria ao Buda”, tais como os oito pilares do Daiseido, criaram um “valor humano” que se levantou só, e este, por sua vez, inspirou outras pessoas, sucessivamente.
Essas ações estão relacionadas com a expansão da legião de novos emergidos da terra.
Dessa forma, rumo ao 10º aniversário da conclusão do Auditório do Grande Juramento, vamos renovar o juramento seigan de mestre e discípulo, diretamente ligado a Ikeda sensei, e expandir amplamen-te o círculo da amizade, tanto dentro como fora da organização, no local em que nos encontramos agora, valorizando uma única pessoa e perseverando nas ações para incentivá-la.
No topo: Diretor-geral da Soka Gakkai, Shigeo Hasegawa, discursa na 15a Reunião de Líderes da organização (Tóquio, 2 set. 2023)
Notas:
- Sutra do Lótus, cap. 28. Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 14, 2019.
- IKEDA, Daisaku. SGI. Nova Revolução Humana. v. 21. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 59, 2020.
Fotos: Seikyo Press
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO