Jovens, esperança do futuro

ROTANEWS176 13/10/2026 09:35                                                                                                                        ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Em sua quarta edição, a Academia Índigo Juventude Soka do Brasil completa um ano como fonte de criação de “valores humanos” em todo o país.

 

Reprodução/Foto-RN176 Jovens líderes representantes de diversas localidades do país reuniram-se no Centro Cultural Campestre (CCCamp) da BSGI, em Itapevi, SP

A primavera é uma estação que inspira renovação e celebra o desabrochar do potencial inato da vida e da natureza. Com esse clima, foi realizada a quarta edição da Academia Índigo Juventude Soka do Brasil, nos dias 23 e 24 de setembro. Jovens líderes representantes de diversas localidades do país reuniram-se no Centro Cultural Campestre (CCCamp) da BSGI, em Itapevi, SP, para se incentivar mutuamente na busca do autoaprimoramento como discípulos sucessores do movimento pelo kosen-rufu.

O ciclo de promoção da academia teve início em 11 de setembro de 2022 e, desde essa ocasião, tem sido realizada com criatividade, vibração e dinamismo característicos da nova geração. O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, dedicou uma mensagem de incentivos aos participantes das turmas de 2023 (veja abaixo), que determina a atuação deles por todo o futuro.

Reprodução/Foto-RN176 Compartilhamento de incentivos e de experiências com veteranos da BSGI durante o almoço

Com alegria e disposição, os “índigos”, como passaram carinhosamente a ser chamados os participantes, aprofundaram-se no estudo do budismo e da Nova Revolução Humana, dialogaram com veteranos da BSGI, compartilharam experiências e encorajamento, e dialogaram sobre importantes questões da sociedade atual da ótica da sabedoria budista e dos direcionamentos do Mestre.

Muitos desafiaram e venceram diversas adversidades, tais como condições de saúde, financeiras, entre outras, para fazer parte dessa quarta turma da academia, e relataram suas conquistas aos demais. Surgiu a certeza de que todos estão unidos no mesmo propósito de corresponder às expectativas do Mestre a fim de construir uma sociedade pacífica, próspera e feliz.

Veja a seguir momentos da Academia Índigo que marcaram a vida de cada jovem representante. Todos retornaram para sua localidade com a missão de aplicar na própria vida e compartilhar o aprendizado e o espírito da atividade, tornando-se protagonista da transformação de seu ambiente, do Brasil e do mundo.

Reprodução/Foto-RN176 Participantes de diversas localidades do Brasil

Mensagem do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda

Estimados líderes da Juventude Soka da BSGI, sinceros parabéns pela realização desta academia de profundo significado!

Estou observando e protegendo tudo, com o sentimento de abraçar cada um de vocês que se encontram no saudoso Centro Cultural Campestre.

Nos escritos sagrados consta: “Se a compaixão de Nichiren for realmente grande e abrangente, o Nam-myoho-renge-kyo se propagará por dez mil anos e mais, por toda a eternidade”.1 Aqueles que tornaram real essa profecia de Nichiren Daishonin, abrindo o caminho para que todas as pessoas atinjam o estado de buda nesta existência, foram os mestres e discípulos Soka. Hoje, abraçando esse sagrado empreendimento como a própria missão, os jovens sucessores do mundo inteiro se levantam com uma prática da fé imbuída de “coragem que é em si a compaixão”. Não há nada mais promissor que isso!

Meu venerado mestre, Josei Toda, disse: “Vivam até o fim junto com a Soka Gakkai, a organização da ordem e do desejo do Buda. Todas as preocupações de agora se transformarão em grandes benefícios. Com essa alegria da ‘revolução humana’, vamos contribuir para o bem da comunidade local e da sociedade, e em prol da paz e da felicidade da humanidade”.

Reprodução/Foto-RN176 Monique Tiezzi, coordenadora da Juventude Soka da BSGI, à esq., transmite incentivos junto com os demais líderes. Os participantes abraçaram quatro objetivos: 1. Vencer, em primeiro lugar, na prática da fé com a recitação de, no mínimo, 1 hora de daimoku diário. 2. Leitura dos trinta volumes dos romances Nova Revolução Humana e dos doze volumes da Revolução Humana (leitura livre começando por qualquer capítulo ou volume). 3. Vencer no movimento dos 100 mil jovens humanistas criando conexões com cem jovens e estudantes no distrito até o fim do ano. 4. Jamais se desconectar do coração do Mestre e relatar contínuas vitórias a ele

Por favor, realizando de forma esplêndida o trabalho e os estudos com perseverança, empenhem-se corajosamente no exercício da fé, da prática e do estudo, fazendo reverberar a canção triunfal da juventude juntos!

Minha esposa e eu continuamos orando fervorosamente pela boa saúde e pelo desenvolvimento de vocês, a quem estimamos, e pela abundante felicidade de sua família. Desfrutem excelente disposição!

24 de setembro de 2023

Daisaku Ikeda

Presidente da Soka Gakkai Internacional

Nota: 1. Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 770, 2020.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO