ROTANEWS176 27/10/2023 11:25 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
BSGI comemora 63 anos de fundação projetando desenvolvimento rumo a 2030
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: GETTY IMAGES
No dia 19 de outubro, a BSGI comemorou seu aniversário de fundação com muita alegria e gratidão a Ikeda sensei. Nessa data, em 1960, ele pisou pela primeira vez em terras brasileiras para plantar a semente da nossa organização e para ampliar a propagação do Budismo de Nichiren Daishonin em sua primeira viagem ao exterior. Para tanto, desafiou e venceu a precária condição de saúde com o ímpeto de concretizar a promessa que havia feito a seu mestre, Josei Toda, de expandir o kosen-rufu em todo o planeta.
Desembarcando no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, SP, o presidente Ikeda, com uma comitiva de líderes da Soka Gakkai, foi recepcionado por membros imigrantes japoneses que entoavam a canção Ifu Dodo no Uta (Canção do Imponente Avanço). Essa data é considerada Dia de Fundação da BSGI.
No dia seguinte, 20, no salão do restaurante Chá Flora, no bairro paulistano da Liberdade, foi realizada a fundação do Distrito Brasil, o primeiro fora do Japão.
Embora se tratasse do passo inicial da grandiosa jornada da BSGI e do evento histórico do kosen-rufu mundial, foi promovido no formato de uma reunião de palestra, em que os participantes dirigiram questões ao presidente Ikeda. Um deles era um agricultor que aparentava pouco mais de 40 anos e que enfrentava dificuldades em seu trabalho. Após fazer algumas perguntas ao participante sobre os procedimentos que seguiu no cultivo, Ikeda sensei o incentivou como descrito no trecho a seguir do volume 1 do romance Nova Revolução Humana, de sua autoria:
— Antes de tudo, para não repetir o erro, deve avaliar o que causou o insucesso na colheita. O senhor pode consultar os agricultores que tiveram êxito na colheita e anotar o que eles têm para dizer. Procure também tomar as devidas providências para evitar outros fracassos. As pessoas que levam realmente a sério o que fazem, constantemente estudam e empregam a criatividade para resolver os problemas. Se negligenciar tudo isso, não obterá sucesso. É um grande erro pensar que terá uma colheita farta só porque está se empenhando na prática da fé. O budismo é um ensinamento da mais suprema razão. Portanto, a força de sua fé deve se manifestar no estudo, no planejamento, na criatividade e nos esforços redobrados. A recitação do daimoku com toda a seriedade é a fonte da energia para enfrentar esses desafios. O daimoku do senhor também deve ser um juramento.
– Juramento? — perguntou o homem. Ninguém nunca ouvira falar de tal conceito.
— Sim, um daimoku de juramento — respondeu Shin’ichi [pseudônimo do presidente Ikeda no romance].
— Significa fazer um juramento espontâneo e orar para cumpri-lo.
Shin’ichi Yamamoto prosseguiu dizendo com mais ênfase:
— Em se tratando de oração, existem naturalmente várias formas de orar. Alguns oram para que tudo caia do céu, sem que tenham de se esforçar. A religião que incentiva esse tipo de oração conduz as pessoas à ruína. No Budismo de Nichiren Daishonin a oração é originalmente um juramento e sua essência é o kosen-rufu. Em outras palavras, essa oração significa recitar daimoku com a seguinte determinação: “Eu vou realizar o kosen-rufu do Brasil. Para isso, vou mostrar uma prova irrefutável em meu local de trabalho evidenciando as minhas melhores habilidades”. É assim que nossas orações devem ser. Com essa disposição, precisamos estabelecer objetivos claros do que desejamos realizar a cada dia, e orar e nos desafiar para concretizá-los. É dessa séria determinação que surgem a sabedoria e a criatividade que levam ao sucesso. Em síntese, para vencer na vida precisamos de decisão e oração, esforço e planejamento. É um erro ficar à espera de um lance de sorte ou de uma oportunidade de enriquecer fácil e rapidamente. Isso não é fé; é mera fantasia. O trabalho é o esteio de nossa vida. Se não vencermos em nosso trabalho, não conseguiremos comprovar o princípio de que o “budismo é a própria vida diária”. Por favor, livre-se da postura acomodada e empenhe-se no trabalho com renovada decisão.1
Nesses preciosos incentivos do presidente Ikeda, podemos identificar importantes pontos que têm sido esteio da atuação dos membros da BSGI até os dias de hoje. Decisão, oração, esforço e planejamento com base no juramento seigan, ou seja, no cumprimento de nossa missão como bodisatvas da terra de concretizar o kosen-rufu. Esse caminho da eterna vitória apontado pelo Mestre vem direcionando os passos da organização mesmo em meio às piores circunstâncias, fazendo da BSGI “Monarca do Mundo” e “Modelo do Kosen-rufu Mundial”, conforme denominações dedicadas por ele.
Essa condição e missão do Brasil foram enfatizadas pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, que recentemente visitou nosso país, junto com uma comitiva da SGI, para as atividades comemorações dos trinta anos da quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil, ocorrida em 1993. Entre outros pontos, o presidente Harada destacou os esforços dos membros brasileiros para sobrepujar as consequências da pandemia da Covid-19, criando renovada oportunidade para um avanço ainda mais vigoroso.
A visita da comitiva, que representou efetivamente o próprio presiden-te Ikeda, foi um divisor de águas, marcando uma nova fase de desenvolvimento da BSGI. Atualmente, seus integrantes dedicam-se a diversas frentes: fortalecimento das organizações de base, sobretudo os blocos; aprofundamento no estudo do budismo e sua aplicação para a transformação da condição de vida; ampliação da participação no Departamento de Contribuintes (Kofu) e na divulgação dos periódicos; criação de “valores humanos” da Juventude Soka; propagação do Budismo Nichiren (shakubuku); comprovação dos ideais humanísticos de paz, cultura e educação da SGI na sociedade; entre outras atuações. Uma das iniciativas mais importantes tem sido o movimento de cem jovens por distrito, abraçado vibrantemente por todas as divisões, a fim de abarcar “100 mil jovens humanistas” em todo o Brasil, objetivo da Juventude Soka da BSGI visando à criação dos sucessores que se encarregarão do movimento pelo kosen-rufu.
Nota:
- IKEDA, Daisaku. Desbravadores. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 237-238, 2019.
Nossa missão como membros da BSGI
Incentivos do presidente Ikeda aos companheiros do Brasil
Reprodução/Foto-RN176 Participantes da 8a Reunião Nacional de Líderes da BSGI (Maringá, PR, 20 ago. 2023) – Foto: | BS
Bodisatvas da terra
“Talvez os senhores estejam pensando que vieram para o Brasil por causa das circunstâncias de cada um. No entanto, a razão não é bem essa. Os senhores nasceram como bodisatvas da terra para realizar o kosen-rufu do Brasil, para conduzir as pessoas deste país à felicidade e para construir aqui a terra da eterna paz e tranquilidade. Ou melhor, os senhores foram escolhidos por Nichiren Daishonin para estarem aqui. Quando se conscientizarem de sua sublime missão como bodisatvas da terra e dedicarem a vida ao kosen-rufu, o sol que existe dentro dos senhores desde o tempo sem início começará a brilhar. Todas as ofensas que cometeram em vidas passadas serão dissipadas como a bruma e os senhores iniciarão uma vida maravilhosa permeada pela profunda alegria e felicidade.”
(Trecho do romance Nova Revolução Humana, v. 1, p. 242)
***
Desbravar a própria vida
“Todas as pessoas são desbravadoras que atravessam as fronteiras desconhecidas da vida. Dessa forma, cabe apenas a cada um de nós cultivar e desenvolver a própria vida. É preciso empunhar a enxada da esperança, plantar as sementes da felici-dade e perseverar com tenacidade na prática da fé. As gotas de suor derramadas em prol do kosen-rufu vão se tornar gemas de boa sorte que haverão de dignificar a sua vida para sempre. Por favor, torne-se a pessoa mais feliz do Brasil!”
(Ibidem)
***
Florescer do potencial
“O movimento do kosen-rufu aqui no Brasil irá se desenvolver muito no futuro. É importante que os senhores, como líderes, em vez de se preocuparem em se tornar flores e frutos, decidam ser o próprio solo do kosen-rufu deste país, a partir do qual inúmeros sucessores possam crescer e florescer. Também é importante transmitir a todos como é maravilhoso fazer parte da Soka Gakkai e dedicar a vida à causa do kosen-rufu. A gota de orvalho sobre uma folha logo desaparece, mas as águas do oceano abrangem o mundo todo. A Soka Gakkai, a organização do kosen-rufu, possibilita-nos manifestar nosso potencial interior tão vasto quanto o oceano e elevar nosso estado de vida.”
(Ibidem, p. 248)
***
Caminho da vitória
Os senhores, membros da BSGI, são a suprema entidade da Lei de Myoho-renge, que incorpora tanto a sabedoria como a força e a boa sorte de todos os budas e bodisatvas do universo. Portanto, não há como se tornarem infelizes. (…)
Solicito que, daqui para a frente, os senhores abram um majestoso caminho da vitória por todo o Brasil a partir do bloco que assumiram como missão de sua vida e da comunidade com a qual possuem profunda relação cármica, incentivando e desenvolven-do ainda mais os valores humanos, que são a nova esperança.
(Trecho da mensagem para o cinquentenário da BSGI. Brasil Seikyo, ed. 2.054, 9 out. 2010, p. A1)
***
Prezar cada pessoa
“Avançando corajosamente pelo grande caminho do kosen-rufu de profunda missão, junto com a Gakkai e os companheiros, vamos continuar transmitindo incentivos com o espírito de prezar uma única pessoa e sem deixar ninguém para trás! E, em nossa terra do juramento, vamos construir a grande rede da felicidade e da paz!
Rumo ao centenário de fundação da Soka Gakkai em 2030, com os jovens de altivo orgulho de genuínos emergidos da terra na vanguarda, conto com todos para que promovam, em união harmoniosa e alegre, o modelo de avanço número um do mundo!”
(Trecho da mensagem para as comemorações dos trinta anos da quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil. Brasil Seikyo, ed. 2.636, 10 jun. 2023, p. 3)
***
Jovens sucessores
“Meu venerado mestre, Josei Toda, disse: ‘Vivam até o fim junto com a Soka Gakkai, a organização da ordem e do desejo do Buda. Todas as preocupações de agora se transformarão em grandes benefícios. Com essa alegria da revolução humana, vamos contribuir para o bem da comunidade local e da sociedade, e em prol da paz e da felicidade da humanidade’.
Por favor, realizando de forma esplêndida o trabalho e os estudos com perseverança, empenhem-se corajosamen-te no exercício da fé, da prática e do estudo, fazendo reverberar a canção triunfal da juventude juntos!”
(Trecho da mensagem para a Academia Índigo Juventude Soka do Brasil. Brasil Seikyo, ed. 2.644, 14 out. 2023, p. 11)
Fotos: GETTY IMAGES | BS
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO