ROTANEWS176 27/10/2023 12:10 APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA Por Dr. Daisaku Ikeda
Reprodução/Foto-RN176 Desenhos humano de ilustração da matéria – Ilustração: Kenichiro Uchida
Oferecendo a vida ao Sutra do Lótus, eles se tornaram budas.
O Significado de Namu1
Propagar o budismo até o fim
Yukio Mishima (1925–1970) é considerado um dos escritores mais importantes do Japão e até foi indicado para o Prêmio Nobel de Literatura. Entretanto, não conseguindo obter apoio para seus objetivos políticos, cometeu suicídio em 1970. Pouco tempo depois desse acontecimento chocante, Shin’ichi Yamamoto participou de um diálogo com membros da Divisão dos Universitários. Um deles observou que, no budismo, existe o conceito de “devotar a vida”, mas expressou dúvida quanto ao fato de que, como budista, pudesse morrer por seus ideais. A seguir, um trecho da resposta de Shin’ichi.
— (…) Deste modo, que uso devemos fazer de nossa vida? Daishonin concluiu que devemos dedicá-la em prol do Sutra do Lótus, pois esse é o caminho para se atingir o estado de buda. Devotando-nos ao Sutra do Lótus — ao ensinamento correto e ao kosen-rufu — estabelecemos o estado de buda, uma condição de felicidade absoluta, em nossas vidas. Esse também é o caminho direto para conduzir todas as pessoas à felicidade. Alguns de nós poderão morrer nesse processo, como os três mártires de Atsuhara ou o primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi. Ao mesmo tempo, entretanto, “devotar a vida” refere-se a trabalhar para cumprir nossa missão em prol do kosen-rufu por toda a vida, empreendendo ações e ensinando o budismo a outras pessoas até o fim. O importante é nos esforçarmos para vencer a cada dia, sempre nos perguntando se fizemos o máximo, se comprometemos nossas crenças, se nos arrependemos de algo. Aqueles que agem deste modo estão “devotando a vida”. (…)
— Quando era mais jovem, registrei a seguinte determinação em meu diário: “Revolução é morte. Nossa morte será nossa devoção à Lei Mística”. Esse fora o momento em que decidi dedicar a vida ao kosen-rufu e ao presidente Toda. De certo modo, essa foi minha morte como um jovem anônimo. Ao mesmo tempo, porém, fora o renascimento de Shin’ichi Yamamoto como um bodisatva da terra, um herói do kosen-rufu, cuja vida é una à Lei da vida eterna. A partir daquele instante, jamais hesitei em meu compromisso, não obstante que obstáculos ou ameaças tenha enfrentado. De fato, nessa determinação repousa o caminho para se alcançar a revolução humana e a condição de felicidade absoluta.
(Trechos do capítulo “Revitalização”)
***
Devem ter sido os laços cármicos do distante passado que o levaram a se tornar meu discípulo numa época como esta.
A Herança da Suprema Lei da Vida2
Despertar para nossa missão eterna
Em agosto de 1955, Shin’ichi encabeçou um grupo de líderes da Sede da Soka Gakkai numa sessão de orientação de verão em Sapporo, Hokkaido. Durante a visita, todas as manhãs Shin’ichi recitava gongyo com os membros de Sapporo e explanava o Gosho. Numa de suas preleções, citando a passagem de A Herança da Suprema Lei da Vida [acima], Shin’ichi ofereceu a orientação apresentada a seguir.
— Essas palavras descrevem a profunda ligação entre Daishonin e seus discípulos, que se empenhavam ao lado dele. Por extensão, também se aplica a nós, que herdamos o espírito dele e devotamos a vida ao kosen-rufu. O fato de todos nós termos nascido nesta época e termos nos juntado agora para unir esforços nesta campanha é resultado de laços profundos formados no passado. Não é obra do acaso. Prometemos a Nichiren Daishonin numa existência prévia que realizaríamos o kosen-rufu. E, para tanto, alguns de nós se voluntariaram para nascer pobres e, outros, a enfrentar uma vida de doenças.
— O lugar e a época que escolhemos no passado para iniciar nossa grande luta não são nenhum outro a não ser Sapporo, Hokkaido, em agosto de 1955. Todos vocês reuniram-se aqui para participar desta ampla campanha para que possam transformar seu carma de pobreza ou doença e demonstrar a grandiosidade da Lei Mística. Se tiverem forte consciência disso, conseguirão, sem falta, exibir uma imensa capacidade. Com o Gohonzon, jamais ficaremos num beco sem saída. Vamos à luta com entusiasmo e ânimo!
(Trechos do capítulo “Revitalização”)
Notas:
- The Writings of Nichiren Daishonin[Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 1073.
- 2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 226, 2020.
(Traduzido a partir da edição do jornal diário da Soka Gakkai, Seikyo Shimbun, de 22 de janeiro de 2020.)
Assista
Se você é assinante digital, veja o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 15,
Ilustração: Kenichiro Uchida
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO