Avanço corajoso

ROTANEWS176 10/11/2023 13:15                                                                                                                                  NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

Integrantes do Distrito Pioneiros, de Campo Grande, MS, concentram esforços para acolher e integrar os jovens.

 

Reprodução/Foto-RN176 Aspecto dos integrantes da Comunidade Pioneiros na reunião de palestra de outubro – Foto: Colaboração local

Cada localidade da BSGI tem sua característica, o que influencia diretamente na formação das organizações de base. O Distrito Pioneiros, da RM Campo Grande Sul, recebe muitos jovens que vêm em busca do sonho universitário, residindo temporariamente na região. “A nossa luta foi sempre para formar valores e criar profundos laços de amizade”, afirma o líder do distrito, José Aparecido Ferreira.

Dessa maneira, os jovens da localidade encontram ambiente de acolhimento e de desenvolvimento, no qual podem contribuir com suas ideias. São três comunidades: Cohab, Cafezais e Pioneiros, sendo esta última a que possui maior número de jovens devido à localização. O comparecimento nas reuniões de palestra, porém, até o ano passado, ainda era pequeno. Herlon Arakaki Gazola, responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ), relata que em uma atividade estavam praticamente ele e a responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ), Maria Eduarda Miranda. Ela que se mudou de Penápolis, SP, para Campo Grande a fim de cursar faculdade de fisioterapia se uniu a Herlon e, com apoio dos papais e das mamães, integrantes das Divisões Sênior (DS) e Feminina (DF), decidiram se levantar e fazer reuniões mais animadas com quizzes e Kahoot! (jogo de perguntas e respostas) envolvendo a todos. “Mostramos aos jovens que nós podemos trazer a nossa tecnologia e o nosso mundo para as RP”, frisa Maria Eduarda. Isso, atrelado às sinceras orações para que os jovens viessem e ficassem.

Herlon também faz faculdade à noite e trabalha de dia. Ele comenta que, a despeito do tempo curto e dos membros inativos, essas dinâmicas construídas com base nos periódicos da Editora Brasil Seikyo (EBS), além das visitas e de muita interação, com o total apoio das demais divisões, resultaram no aumento do número de jovens. Uma forte corrente de daimoku envolvendo a Divisão Feminina fortalece a estrutura da organização, relata a responsável pela DF da Comunidade Pioneiros, Maria Aparecida Cândido da Cunha, conhecida na localidade por Nita.

Reprodução/Foto-RN176 Foto comemorativa do festival dos jovens da Sub. MS promovido em julho, impulsionando os resultados do Distrito Pioneiros – Foto: Colaboração local

O impulso maior veio com o festival promovido pela Sub. MS, em julho deste ano [2023], no qual participaram 24 jovens levados pelo Distrito Pioneiros. “Certamente, esse foi um marco para o distrito, e rumo à concretização dos cem jovens, estamos agora trazendo todos eles para essa órbita humanística maravilhosa”, enfatizam Herlon e Maria Eduarda. “Sensei sempre diz que somos seus sucessores, então, que a nossa luta comece a partir de hoje, aqui e agora. Vamos vencer!”

O líder do distrito, José Aparecido, reforça o estímulo dado aos membros para que se integrem às programações e aos grupos horizontais. Pela Divisão Sênior, por exemplo, são três os que fazem parte do Ohjohkai, grupo de apoio às atividades.

No topo: aspecto dos integrantes da Comunidade Pioneiros na reunião de palestra de outubro

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO