ROTANEWS176 07/12/2023 11:23
O hábito de sentar com a carteira no bolso traseiro pode forçar uma compressão do nervo ciático, causando dores e problemas de saúde.
Reprodução/Foto-RN176 Síndrome da carteira: entenda o risco de sentar com o objeto no bolso – Foto: Shutterstock
O nome é bastante curioso, mas se trata de uma condição comum, que pode levar a problemas sérios de saúde. A síndrome da carteira é a consequência de sentar frequentemente com o objeto no bolso traseiro. Justamente por ter relação com esse hábito, ela acomete mais o sexo masculino.
De acordo com o Dr. Mateus Bergamo Lomaz, especialista em coluna do Grupo Spine, a síndrome da carteira resulta de uma compressão recorrente do nervo ciático na região do glúteo. “É comum em homens devido ao uso da carteira no bolso de trás da calça. Isso leva ao que chamamos de neurite, uma inflamação crônica do nervo com sintomas de dor, dormências e queimação na região do glúteo que descem pela perna”, explica.
Mateus lembra que o ciático é o maior nervo do corpo humano, com um trajeto que vai da coluna até o pé. Ele é normalmente afetado por doenças como hérnias de disco, estenose da coluna e síndrome do piriforme que, inclusive, apresenta sintomas muito semelhantes à síndrome da carteira.
Como evitar o problema
Conforme o médico, o tratamento mais importante é a mudança do hábito de sentar com a carteira no bolso de trás, destaca o ortopedista. “A dica mais importante é retirar a carteira do bolso ao sentar, evitando a compressão no nervo como também uma posição irregular da bacia e da coluna lombar. Além disso, ajuste a postura e evite permanecer sentado na mesma posição por longos períodos”, recomenda o especialista.
Segundo ele, ao retirar a compressão da carteira e a pressão sobre o nervo ciático, normalmente se observa melhora dos sintomas. “Em casos mais avançados, pode ser necessário medicações e atividades de fisioterapia, por exemplo”, diz o profissional.
Vale destacar que não é só a carteira que causa esse tipo de impacto no nervo ciático. Isso porque pessoas que permanecem sentadas longos períodos, possuem uma postura inadequada e são sedentárias possuem um risco maior de experienciar sintomas semelhantes, adverte Mateus.
Como a compressão do nervo ciático pode ser resultado de diferentes causas, sempre é importante procurar um profissional especializado para correto diagnóstico e tratamento.
FONTE: SAÚDE EM DIA