ROTANEWS176 09/12/2023 07:05 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, integrantes do Bloco Passos unem-se com gratidão, assumindo o legado do Mestre.
Reprodução/Foto-RN176 Na reunião de palestra, selfie feita pelo jovem Lucas simboliza o desejo de todos de assumir o ideal de Ikeda sensei – Foto: Colaboração local
O município de Passos localiza-se no interior de Minas Gerais, na mesorregião do Sul e Sudoeste do estado, com uma população estimada de 115.337 habitantes, segundo site da prefeitura. Por estar situado na divisa com São Paulo, distante 106 quilômetros da cidade de Franca, SP, lá fixou-se uma organização de base da BSGI, o Bloco Passos, abraçado pelo Distrito Três Colinas, do município de Franca, RM Alta Mogiana.
União, daimoku e incentivos têm sido a chave dos vigorosos resultados do grupo nas reuniões de palestra, no estudo e na expansão do budismo praticado pela Soka Gakkai.
Todas as segundas-feiras do mês são reservadas para o encontro de recitação do daimoku, leitura do Brasil Seikyo, estudo e diálogo, ocasião em que cada participante compartilha o trecho que mais fez sentido em seu coração. Esse avanço contínuo, persistente na solidificação da prática da fé de seus integrantes é o que move as lideranças locais. “Não há segredo, é a prática da fé sincera, e seguir os direcionamentos do Mestre. Assim estamos comprovando”, resume a responsável pela Divisão Feminina do bloco, Marilda da Silva Baborama de Oliveira.
Reprodução/Foto-RN176 Integrantes do Bloco Passos, em ação imediata, compartilham a vida e a obra do Mestre com simpatizante – Foto: Colaboração local
E sem nada esperar, apenas com o sentimento de gratidão pulsando forte, no último dia 25 de novembro foi promovida a reunião de palestra do bloco, o primeiro encontro após o falecimento de Ikeda sensei, ocorrido dia 15 de novembro. Era hora de dar um passo adiante, pelo ideal do Mestre. Com o apoio dos líderes do distrito, o tema do estudo, extraído do jornal Brasil Seikyo, e a dinâmica preparada convergiam para “Ter a certeza da vitória”. No texto, o presidente Ikeda orienta: “As pessoas sábias não são levadas pelos ‘oito ventos’; persistem e buscam a felicidade absoluta com espírito indomável. Essa é a verdadeira conduta de um genuíno praticante do Budismo de Nichiren Daishonin”.1
Como símbolo, todos interagiram segurando um canudo de papel representando o bastão do kosen-rufu. “A tristeza da partida do Mestre foi muito grande, mas agora depende de nós, e vamos avançar com convicção da vitória, por ele. Nossa determinação é essa. Estamos mais unidos que nunca”, fortalece o responsável pelo bloco, Orlando da Silva de Oliveira. Ele assegura que, graças ao estudo, todos estão se tornando pessoas fortes, assim como sensei sempre direciona.
Reprodução/Foto-RN176 Atividade semanal promovida dia 4 de dezembro, com os jovens na vanguarda: “Agora é hora de cada um agir, pelo Mestre”, afirma Herbert, líder da DMJ do bloco (à esq. da foto, ao fundo) – Foto: Colaboração local
Com a velocidade que a gratidão impulsiona, todos saíram para a entrega da edição Tributo ao Mestre, do Brasil Seikyo, envolvendo líderes e membros. E com a alegria dos membros, confiantes nas comprovações da fé que estão tendo, expandiram a filosofia da esperança para as pessoas de convívio. A exemplo de Simone Karan, a qual recebeu seu Gohonzon em junho, apresentada por Patrícia Garcia, que já apoia nas visitas e participa ativamente das reuniões. Além disso, há novas concessões em vista. “Tudo é resultado do coração sincero deles, de se basearem na recitação do daimoku e nos incentivos de sensei que lemos nos periódicos. Quando necessário, os membros se deslocam até Franca com alegria. São exemplos de força e resultados em tudo. Isso muito nos orgulha”, enfatiza a responsável pela Divisão Feminina do distrito, Liria Yuri Yoneshima.
A distância é vencida pelo espírito de procura dos membros e, com apoio das lideranças, traz a consolidação dessa organização de base, meio mineira, meio paulista, mas com o coração ligado unicamente ao do Mestre. O líder do distrito, Darci da Silva, perdeu a esposa há dois anos, vítima da Covid-19, e, sem se abater, é figura constante nas reuniões de palestra nas cidades de Passos e de São Sebastião do Paraíso, também integrante da localidade. “Conheço todos os buracos da estrada, e são muitos até chegar a esses locais”, comenta alegremente, pois “Não há honra e orgulho maiores que ver o aspecto radiante de nossos membros”.
Reprodução/Foto-RN176 Líder do distrito, Darci, faz a entrega de Gohonzon a Simone – Foto: Colaboração local
No movimento da Juventude Soka, o Bloco Passos marca presença. O Distrito Três Colinas, ao qual o Bloco Passos pertence, já atingiu a marca de cem jovens por distrito, sendo o primeiro da RM a obtê-la. “Ao comprovar a força desse budismo, e com muita gratidão ao Mestre, estamos expandindo essa maravilhosa filosofia em nossa região”, fortalece Rebert Cardoso Goulart, 34 anos, responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) do bloco. Em apoio, vem o líder da DMJ de distrito, Lucas Barborana de Oliveira, 25 anos. “Acompanho com muito orgulho esse bloco, estamos sempre juntos e vamos avançar agora mais que nunca”, ressalta.
Com a certeza da vitória, construída com base no ideal maior do kosen-rufu, membros e lideranças do Bloco Passos dão vigorosos passos adiante, com foco no ano 2024: “É vencer e vencer, pelo Mestre”.
No topo: Na reunião de palestra, selfie feita pelo jovem Lucas simboliza o desejo de todos de assumir o ideal de Ikeda sensei
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 2.280, 20 jun. 2016, p. C4.
Fotos: Colaboração local
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO