ROTANEWS176 14/12/2023 14h01
“Eu trabalho com arte, criando possibilidades e imaginários diferentes, fazendo pessoas sonharem… Queria estar leve! Mas não”, lamentou
Reprodução/Foto-RN176 A cantora Luciane Dom teve o cabelo revistado em aeroporto do Rio de Janeiro Foto: Reprodução/X
A cantora e compositora Luciane Dom usou as redes sociais para relatar o racismo que sofreu ao ter seu cabelo revistado no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 14. A artista contou que foi parada para uma “revista aleatória” minutos antes de embarcar a caminho de São Paulo.
“Eu já tinha passado a mala no scanner, e eu mesma já tinha passado no scanner corporal. A mulher me diz ‘Tenho que olhar seu cabelo’. Eu olho pra ela aterrorizada com a violência desse ato. Ela chama o superior. Meu dia acabou”, escreveu.
“Eu trabalho com arte, criando possibilidades e imaginários diferentes, fazendo pessoas sonharem… Me fazendo acreditar na mudança. Queria ao menos ter ânimo e cabeça pra continuar divulgando o som e falando o que eu tava falando durante a semana.. Queria estar leve! Mas não”, continuou.
Luciane recebeu apoio de fãs e amigos nas redes sociais. Nos Stories do Instagram, ela compartilhou o próprio post com a palavra em inglês “racism” – racismo, em português.
Já em São Paulo, a caminho do hotel, ela fez uma nova publicação em que disse estar abalada.
“Depois explico o que aconteceu, porque eu estou péssima”, afirmou.
O Terra entrou em contato com Luciane Dom, mas não obteve retorno. O espaço está aberto para manifestação da artista.
A reportagem também procurou a Infraero, responsável pela administração do aeroporto Santos Dumont, questionando se é praxe revistar os cabelos dos passageiros. Até a publicação desta matéria, a empresa não havia retornado o contato. O texto será atualizado quando houver um posicionamento da Infraero.
Quem é Luciane Dom?
A cantora e compositora é natural de Paraíba do Sul (RJ) e radicada no Rio de Janeiro. Luciane Dom é formada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde concluiu bacharelado e licenciatura.
Foi a partir de suas pesquisas sobre as raízes africanas que começou a se envolver com a arte. Seu primeiro álbum, Liberte Esse Banzo, foi lançado em 2018.
A artista já fez shows pro diversos países, como Estados Unidos, Chile, Colômbia e Canadá, além do Brasil. Em 2022, Luciane Dom ganhou o prêmio African Entertainment Awards USA, na categoria Rising Star of the year, em Nova York.
FONTE: TORRE