“É pra lá de arriba!”

ROTANEWS176 27/01/2024 07:40                                                                                                                              NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

De Pernambuco, Distrito Agreste revela os frutos da atuação aguerrida dos nordestinos.

 

Reprodução/Foto-RN176 Aspecto dos membros na reunião de encerramento de 2023 coroada de vitórias

“Sou do Nordeste / Sou cidadão cabra da peste / Cumprindo bem minha missão / Fazendo shakubuku com sensei no coração / Arriba, arriba, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba!”

Esse trecho compõe o brado animado que há dez anos ecoou dos membros da então Sub. Nordeste 1, no Encontro Cultural dos Jovens, em 9 de junho de 2013. Com o calor desse movimento e, mais recentemente, por iniciativas da BSGI da localidade, fomos buscar alguns bastidores das organizações de base. O recorte desta edição focaliza o interior de Pernambuco, onde encontramos o Distrito Agreste, com seus integrantes espalhados por dezenove municípios, oferecendo a imagem da distância e dos desafios vivenciados, sendo superados com força e união. “Estamos transformando o ambiente, visando ao desenvolvimento da localidade por meio da expansão dessa filosofia da esperança nas terras ressequidas do coração das pessoas, uma a uma”, enfatiza Nancy Keiko Fujita, atual responsável pela Divisão Feminina (DF) da Área Pernambuco Oeste, e que até recentemente atuava como responsável pela DF do Distrito Agreste, permanecendo no apoio deste.

Força na base

Pedro Caio Alves e Silva atuou no grupo de bastidores da atividade em 2013. “Foi um ano em que me senti preparado para a conversão ao budismo, mesmo o conhecendo desde criança, quando tive maturidade de enxergar que tudo aquilo era o diferencial que eu buscava. Tudo mudou a partir daí e participar do festival foi um divisor de águas”, relata o jovem, que, nos últimos dez anos, tem feito da atuação na organização de base seu baluarte.

Experenciando as comprovações em sua bem-sucedida carreira de dentista e na harmonia das relações na família e com os amigos, Pedro Caio responde pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da Comunidade Vitalino. Ele reforça: “Sinto quanto a maturidade conquistada nesse período todo, das boas leituras e dos estudos que temos na base, foi fundamental nas minhas relações com a família, os amigos e na carreira. Quero poder apoiar essa expansão Soka em minha localidade, criando um ambiente de felicidade absoluta para todos, como tem sido para mim”.

Romper a distância

Diferentemente dos grandes centros urbanos, a distância de Caruaru, cidade-sede onde se localiza o Distrito Agreste, até os demais municípios nos quais há famílias Soka é desafiadora. Mas nada supera a alegria do encontro, on-line ou presencial. Mesmo que seja uma única família ativa, é lá que os esforços dos líderes se concentram, como o caso da visita feita em novembro para a família de Kellysandry José Ramos de Queiroz, responsável pelo bloco Garanhuns, residindo em Águas Belas, distante 188 quilômetros de Caruaru. Ele passava por questões difíceis, renovou determinação e relatou no mês seguinte a mudança do ambiente vivenciado em grande comprovação. Na atividade promovida pelo Distrito em dezembro, dividiu com os presentes as conquistas baseadas na prática da fé, desta vez acompanhado da família.

Reprodução/Foto-RN176 Kellysandry faz a selfie no dia da visita de líderes em sua casa

Expansão do coração

E há mais episódios. Depois de morar anos na Itália, onde conheceu a Soka Gakkai, em 1993, Ivoneide Monteiro de Lima decidiu fixar residência em Caruaru, rompendo o ciclo de visitas frequentes à cidade, encontrando amigos e falando do budismo sem medo. Atualmente, é responsável pela DF da Comunidade Vitalino. Já perdeu a conta do número de pessoas para quem apresentou o Budismo Nichiren, com a alegria de seus 70 anos, aposentada e ainda exerce atividade profissional como massagista. “É uma imensa gratidão que sinto, e com a felicidade de poder encontrar as pessoas, criando a relação delas com este maravilhoso budismo”, orgulha-se. Sempre pronta para atividades criativas, envolve os membros no apoio direto. Muitas vezes viajou para treinar a leitura do Brasil Seikyo com as companheiras. “Quando todos participam, lendo um trecho do jornal pelo menos, a gente percebe quanto o clima da atividade se torna empolgante”, ressalta, manifestando o desejo de expandir o coração e apoiar os esforços da localidade.

Palestrão da vitória

Essas histórias relatadas aqui são apenas algumas dentre as preciosas flores humanas que vêm florindo o ambiente do Distrito Agreste. Em dezembro, organizaram o Palestrão, para juntos bradarem as conquistas do ano 2023, dez anos após ter sido plantada a semente de que “com uma firme determinação, tudo pode ser transformado”. O “Arriba” Pernambuco foi abraçado pelos participantes do distrito, cada um com sua característica, unindo-se na diversidade.

Na atividade realizada no Centro de Convenções do Senac Caruaru, no dia 17 de dezembro, participaram cinquenta membros e catorze convidados vindos de onze municípios. O início do evento trouxe um vídeo com imagens das cidades que compõem o Distrito Agreste, seguida da matéria por meio da qual todos foram estimulados a fortalecer o tesouro do coração.
Reprodução/Foto-RN176 Momento da Divisão dos Estudantes no Palestrão de dezembro

O ponto alto foram os relatos de seis representantes das cinco comunidades que integram o distrito. Em um momento de emoção, exibiu-se o vídeo “Homenagem ao Dr. Daisaku Ikeda”, e depois a apresentação da cápsula do tempo da Divisão dos Estudantes. Logo após, houve uma performance musical e palavras de incentivo dos veteranos: Bernadete Maria da Silva, consultora da DF de área, e José Carlos Vicente Ferreira, responsável pelo distrito. O encerramento foi marcado com a canção Saudação a Sensei, unindo a todos com alegria no autêntico estilo nordestino.

“Todos saíram renovados. E entramos 2024 com a disposição de, no lugar do Mestre, abrir um caminho de avanço sem precedentes na nossa história. Arriba, Distrito Agreste”, selam as lideranças.

Reprodução/Foto-RN176 O Agreste é uma região de Pernambuco com uma população de quase 2 milhões de pessoas distribuídas em uma área de mais de 24 mil quilômetros, o que representa quase um quarto do território do estado. Há pontos de turismo ecológico. Caruaru é a cidade do forró, e Garanhuns é conhecida pelas luzes de Natal. Cenários que contrastam com a região das secas. Estes são os dezenove municípios abraçados pelo Distrito Agreste (Área Pernambuco Oeste, CRE Leste), cuja distância parte da cidade de Caruaru: Caruaru (inclusive), Toritama (40 km), Camocim de São Félix (45 km), Lagoa dos Gatos (50 km), Gravatá (54 km),Belo Jardim (53 km), Bonito (60 km), Frei Miguelinho (63 km), Santa Cruz do Capibaribe (65 km), Sanharó (67 km), Jupi (75 km), Surubim (80 km), Pesqueira (82 km), Limoeiro (91 km), Garanhuns (100 km), Arcoverde (124 km), Águas Belas (180 km), Itaíba (200 km) e Angelim (105 km)

 No topo: Aspecto dos membros na reunião de encerramento de 2023 coroada de vitórias

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO