Juventude Soka que constrói o futuro

ROTANEWS176 27/01/2024 07:55                                                                                                                                  ENTREVISTA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS       

Confira a segunda e última parte da entrevista com os líderes da Juventude Soka sobre o espírito que permeia a convenção comemorativa a ser realizada em maio deste ano.

 

Reprodução/Foto-RN176 Inscrição aberta da Convenção Comemorativo do dia  26/05/24, no Ginásio do Ibirapuera – Ilustração: Reprodução

Nesta edição, acompanhe o “Juventude Conectada ao Coração do Mestre”, com episódios do desempenho de Ikeda sensei na época em que ele atuava como staff da Divisão dos Jovens.

Brasil Seikyo: Na Mensagem de Ano-Novo que vocês direcionaram para a Juventude Soka em 2024, falaram sobre o início de uma nova era da história da Soka Gakkai, a era dos genuínos discípulos Ikeda. Como enfatizar esse ponto, agora sem a presença física de Ikeda sensei?

Camila Akama: Nós sempre ouvimos que seríamos a última geração de jovens a viver e a lutar ao lado de Ikeda sensei. Ao nos deparar com a Nova Revolução Humana e tantos outros livros, temos a certeza de que o Mestre deixou tudo preparado para que seus discípulos vivessem esse momento e dessem continuidade à eterna correnteza do kosen-rufu, cultivando constantemente a unicidade de mestre e discípulo no coração.

Mais que nunca, é o momento de manifestarmos nossa máxima gratidão e orgulho em sermos a Juventude Soka da era essencial e, com nossos próprios esforços, dignificarmos a nobre existência do Mestre e darmos continuidade ao seu legado na construção de um mundo de paz e de felicidade para todas as pessoas.

BS: Talvez as pessoas se assustem ao ouvirem sobre 100 mil jovens. Como explicar, de forma simples, esse movimento na organização de base?

Edjan Santos: De fato, parece algo impossível para uma pessoa ou para um pequeno grupo de pessoas no bloco, na comunidade ou no distrito visualizarem um movimento de 100 mil jovens. Não precisamos olhar para o número de 100 mil, mas sim para a pessoa à nossa frente. No escrito A Seleção do Tempo, Nichiren Daishonin nos orienta: “Pequenos cursos d’água se unem para formar o grande oceano, e minúsculas partículas de pó se acumulam para formar o Monte Sumeru”.1

Às vezes, em nossa organização, sentimo-nos pequenos e longe da perspectiva de mudança da sociedade. Entretanto, a Soka Gakkai é um movimento global de milhões de jovens e em plena expansão. Que bom que você pertence à sua organização, que representa o avanço mundial do kosen-rufu!

BS: Após o mês de maio, ocasião em será realizada a convenção, qual será o papel da Juventude Soka da BSGI?

Livia Endo: A vitória dos 100 mil jovens humanistas é o primeiro passo para cumprirmos a diretriz oferecida por Ikeda sensei à BSGI em 2017: “Brasil, Monarca do Mundo! Com os jovens do juramento seigan na vanguarda, construam um modelo de expansão da propagação do budismo!”.

Portanto, para que o movimento de maio não seja apenas uma luta pontual, temos a missão de canalizar a força jovem da BSGI para a consolidação da organização de base. Na prática, vamos nos engajar ativamente na realização da reunião de palestra em união com todos, promover a convivência da juventude em nossa localidade, fortalecer os laços de amizade e de incentivo, cultivar novos “valores humanos” e vencer na concretização do shakubuku que iniciamos com o movimento dos 100 mil jovens.

Reprodução/Foto-RN176 Logo da Juventude Conectada ao Coração do Mestre – Ilustração: Reprodução

  Juventude Conectada ao Coração do Mestre

Em março de 1954, meu mestre, Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, criou a estrutura de “staff da Divisão dos Jovens” em nossa organização e me nomeou como coordenador dela. O mestre solicitou aos jovens Soka que se tornassem a força motriz para idealizar e promover todos os aspectos do kosen-rufu. (…) A partir da luta como discípulo de unicidade com o mestre, determinado a corresponder infalivelmente à confiança dele, nasceu uma luz de criação de valor e acelerou nosso majestoso movimento da propagação da Lei Mística. (…) Expresso aos meus amados jovens discípulos do Japão e do mundo: “Sejam os coordenadores de staff da Divisão dos Jovens da nova era! Desejo que formem a rede solidária majestosa e crescente de pessoas que brilhem com a luz da ‘revolução humana’. Com a força e a paixão dos jovens, protejam e iluminem intensamente o direito à vida das pessoas!”.2

Fala, Juventude Soka!

O movimento de 100 mil jovens humanistas e a convenção comemorativa de maio têm como grande inspiração a luta que Ikeda sensei desenvolveu enquanto jovem no contexto da Soka Gakkai nas décadas de 1950 e de 1960. Aprendemos com nosso eterno mestre que a chave para criar a era do kosen-rufu e transformar a época é a unicidade de mestre e discípulo.

Em setembro de 2023, junto com outros líderes da Juventude Soka do Brasil, participamos da 15ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai rumo ao centenário em 2030, realizada no Auditório Memorial Toda de Tóquio. Durante a atividade, foram apresentadas três caligrafias em comemoração dos dez anos do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, dentre elas Taiko, ou “Grande Luz”. Ao se referir a essa caligrafia, Ikeda sensei relembra sua atuação como coordenador do “staff da Divisão dos Jovens” e compartilha sua grande expectativa de que, passados setenta anos, os jovens do mundo assumam a missão de propagar essa “grande luz” da Lei Mística para todas as pessoas.

Como nosso mestre estaria feliz ao saber que aqui no Brasil a rede de solidariedade dos 100 mil jovens humanistas está se formando! Juntos, essa legião de 100 mil jovens de esperança promoverá o ideal da revolução humana, da paz e da felicidade das pessoas. Contem com a força jovem da BSGI!

Monique Tiezzi, coordenadora da Juventude Soka da BSGI
Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 605, 2020.
    2. Brasil Seikyo, ed. 2.643, 23 set. 2023, p. 4-5.Ilustração: Reprodução

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO