ROTANEWS176 24/02/2024 10:55 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Dialogar e agir. Líderes de distrito e acima da Sub. Sudeste, CGESP, em encontro rumo à vitória no mês de maio – Foto: Colaboração local
Estamos a pouco menos de cem dias para a Convenção da Juventude Soka, que será em 26 de maio. Mais que nunca, toda a organização está se empenhando na consolidação dos cem jovens por distrito. Nesta edição do Brasil Seikyo, dicas para a realização da pré-convenção em março, que será realizada por localidade. O levantar da Juventude Soka de esperança e de coragem em cada organização de base simboliza a perfeita relação de mestre e discípulo Soka.
Juventude conectada ao coração do Mestre
Queridos amigos da Juventude Soka,
Esperamos que estejam bem, enfrentando e vencendo as batalhas do dia a dia e as do coração!
Vivemos em uma época em que estamos virtualmente conectados de várias formas, mas, ao mesmo tempo, às vezes, parecemos desconectados ou distantes daquilo que almejamos e sonhamos.
Estamos a poucos toques de abrir as redes sociais e manifestar algo que vivenciamos no momento e ver o que nossos contatos também estão compartilhando. Contudo, você já se perguntou, ao ver alguma postagem, se aquilo é realmente real? Se é genuíno? Essa sensação é cada vez mais comum na sociedade e principalmente na juventude. Como então discernir o que é uma verdadeira conexão, algo profundo e sincero?
Cerca de três meses se passaram desde o falecimento do nosso mestre, Daisaku Ikeda. Para muitos de nós, a oportunidade de encontrá-lo fisicamente nunca se concretizou; alguns, inclusive, podem ainda nem ter tido a chance de desenvolver essa relação de mestre e discípulo. No entanto, Ikeda sensei nos ensinou, com o próprio exemplo, que não há necessidade de sua presença física para estabelecer verdadeiras e profundas conexões de vida com ele, transcendendo até existências.
Assim como nós, nosso mestre, quando jovem, também tinha angústias e dúvidas sobre o futuro. Então, com a conexão que estabeleceu com seu mestre, professor Josei Toda, conseguiu esclarecer cada uma de suas questões e trilhar uma jornada repleta de vitórias e de convicções. E mesmo privado da presença física do seu mestre ainda jovem, jamais permitiu que essa conexão fosse interrompida.
Certa oportunidade, dialogando com os estudantes, Ikeda sensei falou sobre a partida de seu mestre:
(…) Toda sensei está sempre comigo. Dialogo com ele diariamente até hoje.
Se fosse o sensei, o que ele faria? O que devo fazer para alegrar sensei? — são essas as perguntas que eu me faço constantemente.
Como tenho esse ponto primordial, eu não me perco. Não tenho nada a temer.
O “caminho de mestre e discípulo” é o mais supremo caminho do ser humano. É o caminho da justiça e da esperança. É o caminho da felicidade e da vitória.1
A relação de mestre e discípulo é o espírito de busca constante. É sempre se perguntar em seu coração, por meio dessa profunda conexão estreitada diariamente, o que o Mestre faria?
Vamos, sem falta, usufruir esse privilégio de possuir um grandioso mestre da vida, que nos prepara com benevolência para qualquer situação. Quando estabelecemos essa conexão direta com ele em nosso coração, também temos a oportunidade de compartilhar a mesma conexão com mais pes-soas, fazendo brilhar em nossos olhos e em nossa vida a alegria de um jovem que não teme a nada. Essa condição nos permite estabelecer outras conexões de vida a vida e saber discernir o real do ilusório.
Forte abraço!
Edjan Santos
Coordenador da DMJ da BSGI
Nota:
- IKEDA, Daisaku. Vozes para um Futuro Brilhante.São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023. p. 316.
Reprodução/Foto-RN176 Encontro e visitas recentes promovidos pela Juventude Soka – Foto: Colaboração local
Direcionamentos e sugestões para a Pré-Convenção da Juventude Soka em março
No periódico de atividades consta a realização da Pré-Convenção da Juventude Soka em março por localidade. Aqui estão as principais informações e sugestões para esse movimento.
O que é a Pré-Convenção da Juventude Soka?
Em março, celebrando os quarenta anos da Divisão dos Jovens e da Divisão dos Universitários BSGI, além do eterno Dia do Kosen-rufu, estamos propondo a realização de um movimento comemorativo dos jovens na localidade, que seja o início dos encontros periódicos da organização para a Convenção Comemorativa da Juventude Soka em maio.
Como será a realização?
Recomenda-se que a pré-Convenção e todo o movimento da organização para a Convenção Comemorativa em maio ocorram no nível de distrito.
Março será o “esquenta”, ou seja, o início dos preparativos de cada distrito para a Convenção Comemorativa. Por isso, não há necessidade de realizar uma grande atividade. Sugerimos promover encontros periódicos (de preferência semanais) que reúnam os jovens e todas as divisões — vale promover um grande movimento de visitas, o daimoku visando à vitória de maio, o encontro comemorativo do dia 16 de março, e o que mais fizer sentido dentro da característica da organização. O mais importante é ser um movimento conjunto que crie a convivência da juventude na organização de base, em total harmonia com as cinco divisões.
Nosso objetivo é promover a conexão dos jovens com o espírito dos 40 anos da terceira visita de Ikeda sensei ao Brasil e do eterno dia 16 de março. Este movimento será também um passo de avanço na concretização da rede de cem jovens humanistas em cada distrito, portanto, a oportunidade de reunir os jovens na localidade para dialogar sobre o ideal da Soka Gakkai.
Conforme falamos no início, a pré-Convenção é o primeiro passo na nossa jornada rumo à Convenção Comemorativa. Sugerimos aos distritos que elaborem a programação do seu movimento até maio, envolvendo todos — os membros e convidados da rede de cem jovens, os sucessores Ikeda 2030 e os integrantes da Divisão Feminina e da Divisão Sênior.
Quem pode ser envolvido?
Todos os membros do distrito, em especial os jovens e estudantes a partir dos 6 anos. Em torno do distrito, os líderes podem planejar o envolvimento das cinco divisões da forma que mais fizer sentido para a organização — realizar uma atividade geral das cinco divisões, criar o momento dos Sucessores Ikeda em um encontro específico, integrantes da DS e DF participarem do movimento de visitas etc.
Haverá algum comparecimento para a Pré-Convenção?
Para esse movimento, vamos utilizar o próprio comparecimento da reunião de palestra que está disponível na Extranet e no BS+. E vale lembrar que, no caso de convidados e membros que não estiverem cadastrados ainda na rede dos cem jovens do distrito, é a chance para fazer o lançamento.
Qual a sugestão de conteúdo para esse movimento?
A organização poderá escolher um conteúdo adequado, que faça sentido para o objetivo do movimento e a característica dos jovens da localidade. Aqui, deixamos dois conteúdos que podem ser utilizados: uma dica de vídeo e uma matéria sobre os quarenta anos de fundação da DJ e da DUni da BSGI.
Dica de vídeo:
O espírito dos sucessores: de 16 de março a 3 de maio (sistema do Encontro com o Mestre)
Duração: 16min45s
Conteúdo
Junto com preciosas imagens da cerimônia do dia 16 de março de 1958, apresenta a história de luta de Ikeda sensei até ele tomar posse como terceiro presidente e o discurso de sensei transmitido aos jovens sucessores para a história ficar gravada eternamente no espírito deles.
Reprodução/Foto-RN176 Encontro e visitas recentes promovidos pela Juventude Soka – Foto: Colaboração local
40 anos da Divisão dos Jovens e da Divisão dos Universitários da BSGI
Fala Juventude Soka! Tudo bem com vocês?
Neste significativo 2024, “Ano do Descortinar da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”, comemoramos os quarenta anos de fundação da Divisão dos Universitários (DUni) e da Divisão dos Jovens (DJ) da BSGI. Mas, depois de tanto tempo, será que ainda existe algo em comum entre o jovem da década de 1980 e a atual geração de jovens?
Os anos 1980 foram um período de inúmeras transformações em todo o mundo. Enquanto o cenário internacional ainda era intensamente marcado pelos efeitos da polarização da Guerra Fria, aqui no Brasil vivíamos o fim da ditadura militar e um momento de grande estagnação econômica.
Nessa época, os jovens se entretiam com o jogo Genius e os videogames Atari, Sega e Nintendo. Eles também experimentaram a ascensão do estilo new wave, da música eletrônica e de grandes artistas pops, como Madonna e Michael Jackson. No cenário nacional, destacavam-se as bandas de rock, como Titãs, Legião Urbana, Blitz e Paralamas do Sucesso; grandes cantoras da MPB, como Elis Regina, Gal Costa e Fafá de Belém; e até grupos infantojuvenis, como a Turma do Balão Mágico.
Ahhhhh, a Turma do Balão Mágico! Essa banda era tão popular entre as crianças e adolescentes que, inclusive, uma de suas músicas foi “superfantasticamente” apresentada no Festival de 1984, no Ginásio do Ibirapuera, na terceira visita de Ikeda sensei ao Brasil.
Foi justamente nessa ocasião que ocorreu a fundação da DUni e da DJ! Legando aos jovens a missão de lutar incansavelmente pela felicidade do povo brasileiro, Ikeda sensei assim registrou no poema A Longa e Distante Correnteza do Amazonas:
A verdadeira religião
é a religião para o ser humano.
A verdadeira religião
tem como princípio
contribuir para a
prosperidade social.
Assim sendo,
nós, budistas,
devemos nos tornar exemplos para a sociedade,
como excelentes cidadãos
visando à paz e à prosperidade perenes.1
Mais que ninguém, os membros da BSGI compreendiam a importância de fazer valer os princípios budistas em meio à sociedade. Afinal, foi justamente a ação contínua de ampliar os laços de confiança que permitiu a transformação da situação experimentada em 1974, quando Ikeda sensei teve seu visto negado para entrar no país, para a condição de 1984, ocasião em que o Mestre e a BSGI foram reconhecidos por suas ações em prol da paz, cultura e educação.
Portanto, a fundação da Divisão dos Universitários e da Divisão dos Jovens se deu justamente nesse contexto, em que o movimento de expansão dos valores budistas em meio à sociedade ganharia proporções nunca experimentadas, a partir da criação de núcleos de jovens seriamente empenhados em comprovar a verdade e a justiça e, assim, transformar todos os setores da sociedade brasileira.
Ikeda sensei afirma:
Em qualquer época, os jovens sempre assumiram a vanguarda do avanço e desenvolvimento da humanidade. Também eu, agora, direciono toda a minha atenção na criação dos jovens, especialmente os da Divisão dos Universitários, pois quando uma multidão de estudantes levantarem-se apaixonada por um ideal, com base em um correto pensamento filosófico, terá lugar uma nova mudança na história, conforme demonstra a experiência humana no passado.2
Sustentando o mesmo sentimento dos jovens de quarenta anos atrás, e pondo em prática o treinamento e as orientações dedicados pelo Mestre, vamos nos empenhar com máxima coragem e alegria, rumo à vitória dos 100 mil jovens humanistas até a Convenção Comemorativa da Juventude Soka em maio de 2024!
No topo: Dialogar e agir. Líderes de distrito e acima da Sub. Sudeste, CGESP, em encontro rumo à vitória no mês de maio
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 505, set. 2010, p. 20.
- Brasil Seikyo, ed. 1.812, 17 set. 2005, p. A2.
Fotos: Colaboração local
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO