NESTE DIA, EM 1962, MARILYN MONROE CANTAVA O “PARABÉNS A VOCÊ” MAIS POLÊMICO DA HISTÓRIA

ROTANEWS176 19/05/2024 13:00                                                                                                                                  Por Giovanna Gomes

Na icônica noite de 19 de maio de 1962, Marilyn Monroe realizou sua famosa performance de ‘Happy Birthday, Mr. President’

 

Reprodução/Foto-RN176 Marilyn Monroe no aniversário de John F. Kennedy; à direita, o presidente JFK – Getty Images

Há exatos 62 anos, ocorria um momento memorável da história americana e da cultura pop: o icônico “Parabéns a Você” de Marilyn Monroe, durante a celebração do 45º aniversário do presidente John F. Kennedy no Madison Square Garden, em Nova York.

Naquele 19 de maio de 1962, Monroe, conhecida por sua beleza, talento e carisma, realizou, durante a noite, sua famosa interpretação da canção “Happy Birthday, Mr. President”.

Ela usava, na ocasião, um vestido justo, repleto de cristais. De tão perfeito, parecia que o vestido foi costurado em seu corpo. O impacto daquela cena foi tão grande que, mesmo décadas depois, o vestido continuou a fascinar o público e os colecionadores.

Peça personalizada

Marilyn Monroe encomendou o vestido para o figurinista francês de Hollywood Jean-Louis a partir de um esboço de Bob Mackie.

Segundo informações da revista Vogue, a estrela de Hollywood teria desembolsado US$ 1.440 a Jean-Louis pela peça personalizada, que ela usou no palco em uma arrecadação de fundos em 29 de maio, dez dias antes da data oficial do aniversário do presidente Kennedy.

Naquela noite, o cunhado do chefe de Estado, Peter Lawford, deu algumas introduções “falsas” para a entrada de Monroe, o que levou o público presente a duvidar se atriz realmente estava lá. Foi um choque para todos quando ela apareceu finalmente com seu vestido cintilante e cantou “Happy Birthday Mr President”.

Reprodução/Foto-RN176 Marilyn e os irmãos Bobby e John F. Kennedy no Madison Square Garden / Crédito: Wikimedia Commons/Cecil W. Stoughton

Visual chamativo

De acordo com o Vintage News, a artista estava ciente da controvérsia que o vestido e sua performance causariam. Já havia, inclusive, rumores do caso de Monroe com o presidente, o que tornou o episódio polêmico.

Tempos depois, foi revelado que a peça era tão apertada que teve que ser costurada antes que Marilyn subisse ao palco. A cena acabou se transformando um símbolo de uma das últimas aparições públicas da estrela de Hollywood, que pouco depois, em 5 de agosto, seria encontrada morta em sua casa em Brentwood.

Reprodução/Foto-RN176 O famoso vestido usado por Monroe / Crédito: Getty Images

Item valioso

Em 1999, o vestido foi vendido em um leilão da Christie’s por mais de um milhão de dólares. Mais tarde, já no ano de 2016, a Julien’s Auctions afirmou que o item havia sido vendido por US$ 4,8 milhões para o museu Ripley’s Believe It or Not, que atualmente é dona da peça.

Em 2022, o traje veio novamente a público, quando foi utilizado por Kim Kardashian durante a cerimônia do Met Gala. Segundo a Ripley’s, o vestido foi levado com muito cuidado para a casa da socialite em Calabasas, Califórnia, em um avião particular, acompanhado por guardas.

Na época, a organização afirmou em comunicado que teria consultado especialistas têxteis e historiadores sobre as melhores práticas em torno da peça, e que Kardashian teria demonstrado o “máximo respeito” por ela.

FONTE: AH