Amaral Vieira dedica música Revolução Humana ao presidente Ikeda

ROTANEWS176 08/06/2024 08:25                                                                                                                                  NOTÍCIA DIRETO DO JORNAL SEIKYO SHIMBUN                                                                                                                          

Reprodução/Foto-RN176 Na cerimônia, o músico e compositor Amaral Vieira, ao centro, à esq., e Hiromasa Ikeda, vice-presidente da SGI, à dir. mostram partitura da obra Revolução Humana junto com dedicatória do autor Ikeda sensei. Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI Seikyo Press

O renomado músico brasileiro Amaral Vieira criou uma obra dedicada ao fundador da Associação de Concertos Min-On, Dr. Daisaku Ikeda, intitulada Revolução Humana — Impressões e Sentimentos Musicais.

A cerimônia de apresentação ocorreu no dia 21 de maio no Centro Cultural Min-On, em Shinanomachi, Tóquio. A partitura foi entregue ao vice-presidente da SGI, Hiromasa Ikeda. A partir do dia 23, a peça será apresentada nos recitais de piano organizados pela Min-On em diferentes locais do Japão.

Durante a solenidade, Amaral Vieira declarou com profunda emoção: “Tenho vivido todos os dias com o desejo de cumprir a missão dada a mim pelo Dr. Ikeda de ser um ‘embaixador da paz por meio da música’. A obra dedicatória é o ápice da minha vida musical e expressa minha maior gratidão e meu profundo respeito pela grande vida de sensei”.

Música e humanismo

Amaral Vieira, 72 anos, nasceu na cidade de São Paulo, SP. Atualmente, realiza atividades musicais em todo o mundo e, no Brasil, se empenha na promoção da educação musical e da música clássica. Além de ocupar o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, ele recebeu inúmeros prêmios como pianista e compositor, tanto no Brasil quanto no exterior, incluindo o Prêmio Liszt do governo da Hungria.

Desde 1992, o músico se encontrou repetidas vezes com o Dr. Ikeda. Ele se identificou profundamente com sua filosofia humanística e suas ações e buscou inspiração nas poesias e nos incentivos, o que resultou na composição de vinte peças musicais. Algumas de suas composições foram agraciadas com os prêmios “Melhor Obra Sinfônica” e “Melhor Obra Camerística” da Associação Paulista de Críticos de Artes.

A obra Revolução Humana é uma peça composta para piano e foi inspirada no romance Revolução Humana, que começou a ser escrito por Ikeda sensei em 1964. Por meio de acordes vigorosos e melodias leves, a música expressa a determinação de Ikeda sensei em relação à paz mundial e o quanto ele avançou para concretizar essa missão.

Estudantes brasileiros da Universidade Soka apreciaram o recital do pianista e interagiram com ele após a apresentação. O professor Amaral Vieira aproveitou para incentivá-los calorosamente.

Leia mais

Veja matéria completa no BS+ e no site da Editora Brasil Seikyo. Acesse: https://www.brasilseikyo.com.br/central-de-noticias/noticia/999562552

Fonte:

Texto traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun do dia 22 de maio de 2024.

No topo: Na cerimônia, o músico e compositor Amaral Vieira, ao centro, à esq., e Hiromasa Ikeda, vice-presidente da SGI, à dir. mostram partitura da obra Revolução Humana junto com dedicatória do autor Ikeda sensei

Foto: Seikyo Press

FONTE: SEIKYO PRESS