SP: filhote de naja desaparecido é achado quase um mês depois em dutos do Instituto Butantan

ROTANEWS176 08/06/2024 03:46

Serpente foi encontrada após pesquisadores perceberem uma movimentação estranha nos dutos de um laboratório

 

Reprodução/Foto-RN176 Filhote de naja é achado após passar cerca de um mês desaparecido no Instituto Butantan, em São Paulo Foto: Divulgação/André Ricoy/Butantan

Um filhote de cobra naja foi encontrado após passar quase um mês desaparecido no Instituto Butantan, em São Paulo, segundo informou a instituição nesta quinta-feira, 6. Segundo os pesquisadores, a serpente foi achada viva, bem, e está sob cuidados de médicos veterinários.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

O caso chamou atenção após o Butantan comunicar o desaparecimento do filhote, um macho, no fim de maio passado, cerca de três semanas após seu ‘sumiço’ inusitado. Uma investigação interna chegou a ser aberta para determinar o paradeiro da serpente.

entanto, a serpente foi achada viva após os pesquisadores perceberem uma movimentação estranha nos dutos de um dos laboratórios, informou o diretor cultural Giuseppe Puorto à TV Globo.

“O nosso filhote foi encontrado no lugar em que a gente imaginava, dentro do próprio laboratório, nos dutos. Ela ficou lá, escondida, por muito tempo. Nos dutos, ela ficou livre dos predadores que tem aqui no Butantan, ficou protegida e pode até beber água”, afirmou Puorto.

Ainda segundo o diretor, as serpentes são capazes de ficar muito tempo sem beber água e ainda mais tempo sem se alimentar, o que contribuiu para que o filhote fosse achado vivo.

“É bom lembrar que ela esteve durante todo esse tempo longe do parque de visitação, mas no laboratório de pesquisa, junto com os pesquisadores, só que estava escondidinha”, ressaltou Giuseppe.

O Butantan informou, ainda, que conta com soro disponível contra o veneno das cobras najas, em casos de picadas da serpente.

FONTE: PLANETA