Mamma Bruschetta: por que idosos engasgam com mais facilidade?

ROTANEWS176 13/06/2024 05:01

Apresentadora de 74 anos deu entrada em um hospital de São Paulo, após um quadro de engasgo com possível broncoaspiração; entenda.

 

Reprodução/Foto-RN176 Mamma Bruschetta está internada em hospital de São Paulo | Reprodução/Redes sociais

A apresentadora Mamma Bruschetta, de 74 anos, deu entrada em um hospital de São Paulo, na segunda-feira (10), após um quadro de engasgo com possível broncoaspiração. Ela foi diagnosticada com uma pneumonia e, segundo a assessoria de imprensa do Hospital São Luiz Itaim, tem quadro de saúde estável.

Em fevereiro, o ex-piloto de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi Júnior morreu vítima de complicações de uma parada cardíaca após um engasgo, em dezembro de 2023. Ele tinha 80 anos.

Por que idosos têm mais facilidade para engasgar?

Com o avanço da idade, o organismo pode perder habilidades, sendo mais propenso a problemas de mastigação e ingestão de alimentos. Até mesmo a saliva pode ser engolida com dificuldade.

A chamada disfagia, dificuldade em engolir alimentos ou líquidos, pode ser sinal de alguma doença ou apenas consequência do envelhecimento. Segundo nota técnica da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e de Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), 22% dos adultos com mais de 50 anos têm dificuldades de engolir.

“A causa mais comum é o refluxo gastroesofágico, que acontece quando o alimento entra no estômago, se mistura com o suco gástrico e retorna um pouco em direção ao esôfago, podendo irritar sua mucosa ou a da garganta, causando engasgo ou tosse seca”, afirma a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Doenças neurológicas, como demências e Parkinson, aumentam ainda mais a chance de engasgo. Isso acontece porque essas comorbidades causam um comprometimento do estado de alerta. Nesses casos, a ocorrência mais comum é quando há a entrada de líquido ou alimento na laringe – incidente popularmente conhecido como “entrar pelo caminho errado“.

O envelhecimento pode causar, ainda, a perda da massa muscular e, consequentemente, a perda da força na musculatura responsável pela deglutição. Com isso, os engasgos podem se tornar mais comuns.

E o que fazer para evitar os engasgos?

  • Mastigar bem os alimentos;
  • Cortar o alimento em pedaços menores;
  • Evitar alimentos duros e secos;
  • Jamais alimentar o idoso quando ele estiver totalmente deitado ou sonolento;
  • Evitar distrações na hora de comer, como conversas e até mesmo assistir televisão;
  • Quando for necessário administrar vários medicamentos no mesmo horário, tomar um de cada vez.

O que fazer em caso de engasgo?

Orientações para a manobra de Heimlich:

  • Posicione-se por trás da pessoa, prenda o abdômen da pessoa engasgada com as duas mãos, sendo que uma das mãos deve estar fechada no formato de um soco, com o dedo polegar voltado para a “boca do estômago” da pessoa;
  • Faça pressões e dê apertões rápidos e fortes com as mãos, sempre de baixo para cima, como se estivesse tentando levantar a pessoa do chão;
  • Os movimentos devem ser repetidos até que o alimento seja expelido.

FONTE: SAÚDE EM DIA