Conscientização ambiental

ROTANEWS176 22/06/2024 10:40                                                                                                                                NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

No ano que antecede a COP30, Instituto Soka Amazônia leva exposição Sementes da Esperança e Ação para Belém, PA

 

Reprodução/Foto-RN176  Visitantes apreciam a exposição Sementes da Esperança e Ação em Belém, iniciativa que visa estimular o engajamento para um futuro sustentável

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada COP30, está programada para novembro de 2025, na cidade de Belém, Pará.

No Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, uma iniciativa envolve a população local para a conscientização sobre os cuidados e a proteção do planeta, visando o futuro de todos. A convite da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), o Instituto Soka Amazônia inaugurou a exposição Sementes da Esperança e Ação: Transformando os ODS em Realidade. Ao lado do secretário da Seduc, Rossieli Soares, estiveram presentes o presidente e o vice-presidente do Instituto Soka Amazônia, respectivamente, Luciano Gon­çalves e Milton Fujiyoshi. De São Paulo, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, participou dessa versão da mostra, que foi aberta pela primeira vez na capital paraense.

“Que tal se esta for a geração reconhecida por ter tomado consciên­cia e começado a cuidar do planeta?”, indagou em mensagem a diretora executiva da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela, elogiando a iniciativa como uma chance importante de sensibilização e reforçando aos visitantes um engajamento cada vez maior para o alcance efetivo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para Milton Fujiyoshi, levar a exposição à cidade que sediará a COP30 é de grande significado. Segundo ele, a parceria com a Seduc contribui tanto para celebrar o Dia do Meio Ambiente quanto para o fortalecimento de ações de educa­ção ambiental neste momento crucial de debate sobre mudanças climáticas. “O objetivo da mostra é motivar os visitantes à reflexão e à ação, transmitindo a mensagem da coexistência harmônica entre ser humano e natureza para o estabelecimento do real desenvolvimento sustentável”, afirmou.

A exposição Sementes da Esperança e Ação é uma produção da Soka Gakkai e da Carta da Terra Internacional já vista por mais de 1,5 milhão de pessoas em diferentes países. Apresenta em painéis exemplos de cidadãos comuns, retratando o potencial humano a favor da vida.

Além da visitação pública na sede da Seduc e no Centro de Formação dos Profissionais da Educa­ção Básica do Estado do Pará, a mostra também foi exibida para os participantes do Youth Meeting (Y20), grupo oficial de engajamento das juventudes do fórum mundial G20. Neste encontro, ocorrido entre os dias 17 e 19, participaram 25 representantes da Juventude Soka local e voluntários do Instituto Soka Amazônia.

Ações em Manaus

Na cidade de Manaus, onde está sediado, o Instituto Soka da Amazônia promoveu uma série de ações estimulantes para celebrar o Dia do Meio Ambiente. As iniciativas envolveram diversos segmentos da sociedade, como na 3ª Mostra Sustentável Manaus Verde, em palestras e vivências de educação ambiental para colaboradores e gestores de empresas do polo industrial de Manaus; em trilhas educativas da Academia Ambiental para alunos da rede pública de ensino; e da participação junto com a comunidade local em plantio de árvores nativas em escolas e com doação de mudas durante o evento Gomi Zero (Lixo Zero), rea­lizado pela Câmara de Comércio Nipo-Brasileira em Manaus.

Marcos da evolução

Reprodução/Foto-RN176  Às margens dos rios Negro e Solimões, localiza-se a sede do Instituto Soka Amazônia

O dia 26 de junho marca a inauguração da primeira sede administrativa, com o intuito de criar o Centro de Pesquisas e Estudos do Amazonas (Cepeam). Em menos de quatro anos após a aquisição da propriedade no bairro Colônia Antônio Aleixo, em Manaus, pela BSGI, a sede foi estabelecida em frente ao Encontro das Águas com o objetivo de desenvolver atividade na área ambiental e pela proteção da Amazônia. Era o maior o ideal de Ikeda sensei.

Com a nomenclatura inicial de Instituto Soka Cepeam, foi promovida, ao longo dos anos, uma série de iniciativas visando ao cumprimento do propósito do Dr. Ikeda para a efetiva proteção do meio ambiente e da Amazônia, culminando, no ano 2014, com a fundação do Instituto Soka Amazônia, que realiza a gestão da RPPN Dr. Daisaku Ikeda e empreende projetos de educação ambiental, proteção da biodiversidade amazônica e apoio a pesquisas científicas.

O Instituto Soka Amazônia foi escolhido pela Rede Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para ser organização âncora do HUB ODS Amazonas e, desde 2023, filiou-se à Carta da Terra Internacional, abrindo inúmeras possibilidades de parcerias em prol da conscientização ambiental.

Participe!

O Instituto Soka Amazônia é uma organização sem fins lucrativos, mantida pela contribuição de doadores e parceiros. Para saber mais ou colaborar com o instituto, acesse: https://institutosoka-amazonia.org.br/

Veja mais

Conteúdos sobre a exposição Sementes da Esperança e Ação: Transformando os ODS em Realidade
No topo: Visitantes apreciam a exposição Sementes da Esperança e Ação em Belém, iniciativa que visa estimular o engajamento para um futuro sustentável

Fotos: Instituto Soka Amazônia | Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO