Estrada diamantina

ROTANEWS176 22/06/2024 11:25                                                                                                                                INCENTIVO DO LÍDER                                                                                                                                                  Por Livia Endo

 

                                                                                                                                                 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES

Quando minha mãe me chamava, mesmo que eu estivesse no cômodo mais longe da casa, sempre a ouvia:

— Liviaaa, vem comer!!

Nossa voz é capaz de ultrapassar as paredes. Isso acontece por causa de um fenômeno da física chamado difração. Ele explica que as ondas possuem a capacidade de contornar obstáculos e entrar em um novo ambiente.

Ikeda sensei, que sempre clamou pelo humanismo, fez sua voz ultrapassar quaisquer barreiras, físicas ou não, e reverberar pelo mundo, atravessando tempo e espaço.

Herdando o espírito do seu mestre, Josei Toda, o presidente Ikeda encontrou-se com diversas personalidades; criou um sistema de ensino, que inclui desde a educação infantil até a universidade; fundou instituições internacionais em prol da cultura; fomentou iniciativas essenciais para problemas globais; e dedicou a vida inteira à paz do mundo. Ikeda sensei tem publicado mais de setenta diálogos com líderes, figuras culturais e acadêmicos ao redor do mundo.

E a voz do Mestre continuará a reverberar.

A Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, ocorrida em 26 de maio, é prova disso. Os jovens se encontraram com Ikeda sensei revivendo o espírito de mestre e discípulo que ele deixou como legado para todos no Ginásio do Ibirapuera há quarenta anos. Como verdadeiros discípulos, eles saíram de lá decididos a fazer a voz do Mestre, seu ideal, bradar mais alto e chegar ainda mais longe.

A luta de Ikeda sensei era constante, independentemente da resistência que encontrasse e do tempo que isso levaria. Essa ação empreendida por ele nunca diminuiu.

Já passados alguns dias da Convenção dos Jovens, que se tornou um marco na história do kosen-rufu do Brasil e do mundo, o ímpeto para o movimento que se criou não pode parar, o ritmo não pode diminuir. Vislumbrando os frutos da consolidação da rede de 100 mil jovens humanistas e a expansão da organização, sabemos que não será fácil nem que a conquistaremos no mês que vem. Por isso, tal como o espíri­to do Mestre, que cria todas as condições para atingir um objetivo sem jamais esmorecer, não podemos diminuir o passo. É o ímpeto de avanço que fará a onda de “valores humanos” jamais interromper.

A luta para propagar o budismo nunca cessa. Conforme o Sutra do Lótus afirma, “Esta prática, própria de um buda, eu a tenho realizado ininterruptamente, sem nunca negligenciá-la por um momento sequer”.1

Ao nos dedicarmos a esse grande empreendimento, com convicção e paixão, fazemos com que nossa vida brilhe a cada instante, incessantemente. E, somente com esse esforço, poderemos trilhar o caminho de uma vida de pureza incomparável. Esse é o caminho diamantino de shitei funi (“unicidade de mestre e discípulo”).

O propósito de viver nessa órbita, trilhando o caminho de mestre e discípulo, não é moldar ou forçar alguém a viver de modo igual e restrito. Pelo contrário, esse é um caminho que nos permite não só desenvolver nossa própria individualidade, nossa capacidade e nosso caráter, como também ajudar essa pessoa a fazer o mesmo.

Sobre como será essa jornada, Ikeda sensei nos orienta:

O caminho para escalar a montanha da vida não é uma linha reta, com erros e acertos. Às vezes, vencemos; outras vezes, perdemos. A cada passo que avançamos e cada curva que fazemos, crescemos um pouco mais. Nesse processo, a oração age como uma poderosa força que nos previne de nos tornar arrogantes ou de sermos devastados pela derrota.2

Vamos, juntos, fazer a nossa voz, os sonhos de Ikeda sensei, chegar a todos os lugares!

Livia Endo

Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI

Notas:

  1. The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras[Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, 2009. cap. 16, p. 226.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.555, 13 mar. 2021, p. 4-5.

Ilustração: GETTY IMAGES

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO